(IFSC) Em 7 de setembro de 1822 o Brasil tornava-se independente. O filho do rei de Portugal, Pedro, proclamou a independência, instituiu o governo monárquico no Brasil e se intitulou como o imperador do país, D. Pedro. Sobre o governo desse líder no Brasil, é CORRETO afirmar que:
Questões relacionadas
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNIT) A base da parede da barragem de uma usina hidrelétrica é mais espessa, para suportar pressões mais elevadas. Considere uma barragem que secou devido à estiagem e, depois da chuva, o nível de água na barragem atingiu 10,0 m.
Admitindo-se a pressão atmosférica, 105 Pa, o módulo da aceleração da gravidade, 10 m/s2, e a densidade da água 1,0 kg/L, a variação da pressão no fundo da barragem, antes e depois da chuva, em atm, foi de
- Química | 2.6 Eletroquímica
(UNIT)
I. Ânodo: Zn(s) + 2OH−(aq) → Zn(OH)2(s) + 2e−
II. Cátodo: 2MnO2(s) + 2H2O(l) + 2e− → 2MnO(OH)(s) + 2OH−(aq)
A pilha mais utilizada no mundo é a alcalina, cuja produção supera dez bilhões de unidades ao ano. O ânodo da pilha consiste de zinco em pó misturado a um gel em contato com uma solução concentrada de hidróxido de potássio, KOH(aq). O cátodo é uma mistura de dióxido de manganês, MnO2(s), e grafite, separado do ânodo por um tecido poroso. A pilha é selada em uma embalagem de aço, como mostra a ilustração, e as reações químicas que ocorrem durante seu funcionamento são representadas pelas semiequações químicas I e II.
Levando-se em consideração essas informações e a ilustração da pilha alcalina de zinco e dióxido de manganês, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 02. Humanismo e Renascimento
Observe as imagens.
Ao comparar as imagens, um dos elementos que revela o surgimento do Renascimento cultural é:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Enfim, sabemos que a “história nacional” e a “cultura brasileira” não eram entidades naturais. E todo o esforço dos homens de letras foi o de transformar determinados valores, personagens, sentimentos e acontecimentos em tradições que deveriam por sua vez ser experimentadas e guardadas como entidade natural. Se essas tradições correspondiam ou não à verdade dos acontecimentos não importa, nem constitui uma questão, na medida em que elas não visavam a descrever uma realidade, mas sim conferir-lhe um sentido, bem como produzir a solidariedade social e viabilizar um projeto coletivo, de nação e de República.
DANTAS, Carolina Vianna. Cultura história, República e o lugar dos descendentes de africanos na nação. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel e GONTIJO, Rebeca (orgs.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 245 (Adaptado).
A transição para a República, no Brasil, também foi marcada por “batalhas de memórias” e pela criação e recriação de mitos políticos entre os grupos políticos que procuravam afirmar seu poder. Esta dimensão simbólica pode ser ainda exemplificada
- Química | 3.7 Polímeros
(UFSM) Quando extraído da mamoneira, o ácido ricinoleico está na forma de triglicerídeos. Depois de um processo de hidrólise, é produzida também, além do ácido ricinoleico, uma quantidade equivalente do poliol natural formador dos triglicerídeos, o glicerol. Pesquisadores brasileiros desenvolveram polímeros com aplicação medicinal a partir do uso do glicerol, conforme o esquema da reação:
Esses polímeros podem ser classificados como: