(FUVEST) A bola de futebol que foi utilizada na Copa de 2018 foi chamada Telstar 18. Essa bola contém uma camada interna de borracha que pertence a uma classe de polímeros genericamente chamada de EPDM. A fórmula estrutural de um exemplo desses polímeros é
Questões relacionadas
- Geografia | 6.2 Energia
Uma maior disponibilidade de combustível fóssil, como acontece com as crescentes possibilidades brasileiras, é fonte de importantes perspectivas econômicas para o país. Ao mesmo tempo, porém, numa época de pressão mundial por alimentos e biocombustíveis, as reservas nacionais de água doce, o clima favorável e o domínio de tecnologias de ponta no setor conferem à matriz energética brasileira um papel-chave na mudança do paradigma energético-produtivo.
SODRÉ, M. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Vozes, 2012
No texto, é ressaltada a importância da matriz energética brasileira enquanto referência de caráter mais sustentável. Essa importância é derivada da
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Usando el vocabulario que te damos en el recuadro, escribe la descripción de cada persona a partir de sus características físicas.
tiene el pelo arrugado tiene el pelo corto lleva gafas tiene el pelo largo
lleva aparato en los dientes llevan trenzas tiene el pelo liso
(1)
Disponible en: < http://us.123rf.com/400wm/400/400/domenicogelermo/domenicogelermo1011/domenicogelermo101100197/8275368-retrato-de-mujer-con-cabello-largo-hermoso.jpg >. Acceso el: 05 oct. 2012.
(2)
Disponible en: < http://us.123rf.com/400wm/400/400/poznyakov/poznyakov1103/poznyakov110300218/9094059-ninos-felices-pintura-en-preescolar.jpg >. Acceso el: 05 oct. 2012.
(3)
Disponible en: < http://elmundodelpeinado.blogspot.com.br/2012/09/pelo-corto-para-primavera-verano-2013.html>. Acceso el: 05 oct. 2012.
(4)
Disponible en: < http://meninadehoje.blogspot.com.br/2010/05/aparelho-nos-dentes.html >. Acceso el: 05 oct. 2012.
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
TEXTO I
É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol
É peroba-do-campo, é o nó da madeira
Caingá, candeia, é o matita-pereira
TOM JOBIM. Águas de março. O Tom de Jobim e o tal de João Bosco (disco de bolso).
Salvador: Zen Produtora, 1972 (fragmento).
TEXTO II
A inspiração súbita e certeira do compositor serve ainda de exemplo do lema antigo: nada vem do nada. Para ninguém, nem mesmo para Tom Jobim. Duas fontes são razoavelmente conhecidas. A primeira é o poema O caçador de esmeraldas, do mestre parnasiano Olavo Bilac: “Foi em março, ao findar da chuva, quase à entrada/ do outono, quando a terra em sede requeimada/ bebera longamente as águas da estação [...]”. E a outra é um ponto de macumba, gravado com sucesso por J. B. Carvalho, do Conjunto Tupi: “É pau, é pedra, é seixo miúdo, roda a baiana por cima de tudo”. Combinar Olavo Bilac e macumba já seria bom; mas o que se vê em Águas de março vai muito além: tudo se transforma numa outra coisa e numa outra música, que recompõem o mundo para nós.
NESTROVSKI, A. O samba mais bonito do mundo. In: Três canções de Tom Jobim.
São Paulo: Cosac Naify, 2004.
Ao situar a composição no panorama cultural brasileiro, o Texto II destaca o(a)
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(UPE) Considere três cargas elétricas puntiformes, positivas e iguais a Q, colocadas no vácuo, fixas nos vértices A, B e C de um triângulo equilátero de lado d, de acordo com a figura a seguir:
A energia potencial elétrica do par de cargas, disponibilizadas nos vértices A e B, é igual a 0,8 J.
Nessas condições, é correto afirmar que a energia potencial elétrica do sistema constituído das três cargas, em joules, vale
- Língua Portuguesa
ROMEU – Como afastar-me, se daqui não pode sair meu coração?
Dá meia-volta, pesada argila, e o centro teu procura.
(Escala o muro e salta para o jardim.)
(Entram Benvólio e Mercúrio.)
BENVÓLIO – Romeu! Primo Romeu!
MERCÚRIO – Ele é prudente, por minha fé, e soube achar a estrada para o leito macio.
BENVÓLIO – Em disparada veio até aqui, tendo pulado o muro que dá para o jardim. Chama-o, Mercúrio.
MERCÚRIO – Vou conjurá-lo, sim. Romeu! Capricho! Paixão! Sujeito louco! Enamorado! Vem sob a forma de um gemido fundo; dize uma rima só, que isso me basta. Geme “ai!” e rima “amor” com “trovador”, dize à comadre Vênus algo belo; o filho cego e herdeiro dela insulta, Cupido, o moço archeiro que um disparo fez tão airoso, quando o rei Cofétua se apaixonou de uma mendiga jovem. Não ouve, não se mexe, está parado. O macaco está morto. Vou fazer-lhe um conjuro mais forte. Eu te conjuro pelos olhos sem par de Rosalina, por sua fronte, os lábios escarlates, os delicados pés, as belas pernas, as tremulantes coxas e os domínios adjacentes. Conjuro-te, repito, que, tal como és, em nossa frente surjas.
(Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Fonte Digital: www.jahr.org)
Nesse trecho, o que caracteriza Romeu e Julieta como pertencente ao gênero dramático é o(a)