(UERJ) Um processo petroquímico gerou a mistura, em partes iguais, dos alcinos com fórmula molecular C6H10. Por meio de um procedimento de análise, determinou-se que essa mistura continha 24 gramas de moléculas de alcinos que possuem átomo de hidrogênio ligado a átomo de carbono insaturado.
A massa da mistura, em gramas, corresponde a:
Questões relacionadas
- Física
Um sistema de pistão contendo um gás é mostrado na figura. Sobre a extremidade superior do êmbolo, que pode movimentar-se livremente sem atrito, encontra-se um objeto. Através de uma chapa de aquecimento é possível fornecer calor ao gás e, com auxílio de um manômetro, medir sua pressão. A partir de diferentes valores de calor fornecido, considerando o sistema como hermético, o objeto elevou-se em valores Dh como mostrado no gráfico. Foram estudadas, separadamente, quantidades equimolares de dois diferentes gases, denominados M e V.
A diferença no comportamento dos gases no experimento decorre do fato de o gás M, em relação ao V, apresentar:
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Papel vegetal ou papel oficio
- Folhas de plantas
- Giz de cera
- Lápis de cor
- Lápis preto HB
ORIENTAÇÕES
- Fazer um passeio com os alunos nos jardins da escola.
- Recolher folhas de árvores.
- Fazer uma roda e conversar com os alunos mostrando a variedade de tamanhos e formas, diferentes das folhas.
- Já em sala de aula, o professor deverá distribuir folhas de papel para as crianças. Cada criança já vai estar com as folhas das árvores que colheram.
- Coloque a folha (árvore) em uma superfície lisa, sobre a mesa, o papel por cima da folha (árvore) e com o giz de cera deitado, pressione sobre o papel.
- Faça esta experiência usando também lápis preto HB e lápis de cor.
- Depois dos trabalhos prontos, monte uma exposição.
SUGESTÃO: Se for possível, o professor deverá pesquisar o nome das folhas das árvores que foram impressas pelos alunos. Será de grande valia, a identificação dessas folhas/árvores para a montagem da exposição.
Fonte: http://emef-luiza.blogspot.com.br/2015/08/
Studiare 105144
MATERIAL
- Papel vegetal ou papel oficio
- Folhas de plantas
- Giz de cera
- Lápis de cor
- Lápis preto HB
ORIENTAÇÕES
- Fazer um passeio com os alunos nos jardins da escola.
- Recolher folhas de árvores.
- Fazer uma roda e conversar com os alunos mostrando a variedade de tamanhos e formas, diferentes das folhas.
- Já em sala de aula, o professor deverá distribuir folhas de papel para as crianças. Cada criança já vai estar com as folhas das árvores que colheram.
- Coloque a folha (árvore) em uma superfície lisa, sobre a mesa, o papel por cima da folha (árvore) e com o giz de cera deitado, pressione sobre o papel.
- Faça esta experiência usando também lápis preto HB e lápis de cor.
- Depois dos trabalhos prontos, monte uma exposição.
SUGESTÃO: Se for possível, o professor deverá pesquisar o nome das folhas das árvores que foram impressas pelos alunos. Será de grande valia, a identificação dessas folhas/árvores para a montagem da exposição.
Fonte: http://emef-luiza.blogspot.com.br/2015/08/
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(FUVEST 2019 1° FASE) Dois corpos de massas iguais são soltos, ao mesmo tempo, a partir do repouso, da altura h1 e percorrem os diferentes trajetos (A) e (B), mostrados na figura, onde x1 > x2 e h1 > h2.
Considere as seguintes afirmações:
I. As energias cinéticas finais dos corpos em (A) e em (B) são diferentes.
II. As energias mecânicas dos corpos, logo antes de começarem a subir a rampa, são iguais.
III. O tempo para completar o percurso independe da trajetória.
IV. O corpo em (B) chega primeiro ao final da trajetória.
V. O trabalho realizado pela força peso é o mesmo nos dois casos.
É correto somente o que se afirma em
Note e adote:
- Desconsidere forças dissipativas.
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(IFSUL) O 2,2,4-trimetilpentano, conforme a fórmula estrutural representada abaixo, é um alcano isômero do octano. Ele é o padrão (100) na escala de octanagem da gasolina e é impropriamente conhecido por iso-octano. Quanto maior é o índice de octanagem, melhor é a qualidade da gasolina.
Sobre a cadeia do iso-octano, afirma-se que ela é
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Ainda Bem
Ainda bem
Que agora encontrei você
Eu realmente não sei
O que eu fiz pra merecer
Você
Porque ninguém
Dava nada por mim
Quem dava, eu não tava a fim
Até desacreditei
De mim
O meu coração
Já estava acostumado
Com a solidão
Quem diria que a meu lado
Você iria ficar
Você veio pra ficar
Você que me faz feliz
Você que me faz cantar
Assim
O meu coração
Já estava aposentado
Sem nenhuma ilusão
Tinha sido maltratado
Tudo se transformou
Agora você chegou
Você que me faz feliz
Você que me faz cantar
Assim
[...]
ANTUNES, A.; MONE, M. Disponível em: https://www.letras.mus.br. Acesso em: 11 mar. 2022.
Criação do poeta, o eu-lírico é uma “voz” que apresenta reflexões de um sujeito fictício que expressa seus sentimentos comuns a muitas pessoas. Nos versos da canção, o eu-lírico apresenta um coração que, “acostumado” e “aposentado”,