Se x e y sao números reais que satisfazem, respectivamente, às desigualdades 2 ≤ × ≤ 15 e 3 ≤ y ≤18, então todos os números da forma x/y possíveis, pertencem ao intervalo
Questões relacionadas
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
A fenilcetonúria é uma doença hereditária determinada por um alelo recessivo. A pessoa afetada não consegue metabolizar o aminoácido fenilalanina em tirosina, já que não sintetiza a enzima responsável por essa conversão. Como consequência, o indivíduo acometido poderá apresentar albinismo, cretinismo, diminuição do nível de adrenalina no organismo, lesões no sistema nervoso central, dentre outros sintomas.
Com base nas informações do texto, pode-se afirmar que a herança genética pela qual o gene da fenilcetonúria se expressa é a herança:
- História | 5.3 Reforma Protestante
(UEMG) Em 31/10/1517, o então Padre Martinho Lutero publica as suas 95 teses, onde deixa clara sua contrariedade com a forma religiosa Católica e com seu representante máximo, o então Papa Leão X. Dois princípios incomodavam muito Lutero: o primeiro era a venda das indulgências e o segundo a Infalibilidade Papal.
Sobre a indulgência, Lutero disse:
27ª Tese: “Pregam futilidades humanas quantos alegam que, no momento em que a moeda soa ao cair na caixa, a alma se vai do purgatório.”
28ª Tese: “Certo é que, no momento em que a moeda soa na caixa, vem o lucro, e o amor ao dinheiro cresce e aumenta; a ajuda, porém, ou a intercessão da Igreja tão só correspondem à vontade e ao agrado de Deus.”
A reforma luterana, de questionamento ao Papa e à sua autoridade, produziu profundas mudanças religiosas, políticas e sociais. Sendo a indulgência um erro, então, o povo não deveria obediência irrestrita, estava se estimulando o livre pensar, o livre agir, o poder gradativamente voltar-se da igreja para o homem. O alinhamento com qualquer ensino religioso deveria ser movido pela consciência, e não mais pela imposição papal.
Estava, portanto, em curso uma nova sociedade, reformada, que iria produzir
- Filosofia | 4.4 Iluminismo
(UNICAMP) Uma cidade viva não é obra de um gênio: é obra de trabalhadores simples e de suas constantes conversas consigo própria. Uma cidade é um tecido em contínua evolução, retocado e reparado para nosso uso, no qual a ordem emerge através de uma “mão invisível” proveniente do desejo das pessoas em se relacionar bem com seus vizinhos.
Adaptado de Roger Scruton, Confissões de um herético. Belo Horizonte: Âyiné, 2017, p.133.
No trecho acima, a figura de linguagem “mão invisível”
- História | 1. Colônia
A charge
I. ilustra a maneira formal dos navegantes portugueses frente à ingenuidade dos índios.
II. refere-se a uma passividade dos índios diante dos navegantes portugueses.
III. assinala, de maneira cômica, o encontro de duas civilizações que resultaria em etnocídio.
IV. anuncia a disposição bélica do expansionismo português e a resistência indígena.
Está(ão) correta(s)
- Geografia | 5.3 Urbanização
Atualmente não se pode identificar o espaço rural apenas com a agropecuária, pois no campo não há somente essa atividade, embora ela possa ser a mais importante na maioria das regiões situadas no interior do país. Não é procedente se pensar no campo dissociado das cidades.
HESPANHOL, A. N. O desenvolvimento do campo no Brasil. In: FERNANDES, B. M.; MARQUES, M. I. M.; SUZUKI, J. C. (Org.). Geografia agrária: teoria e poder. São Paulo: Expressão Popular, 2007 (adaptado).
A realidade contemporânea do espaço rural descrita no texto deriva do processo de expansão