(UFSM) Estruturalmente, os polissacarídeos quitina e quitosana podem ser comparados com a celulose, outro biomaterial polissacarídeo com alto valor industrial.
I. Os três possuem hidroxilas ligadas a carbonos primários.
II. Dos três, somente a celulose é formada com monômeros de glicose.
III. Os três são polímeros de cetoses.
Está(ão) correta(s)
Questões relacionadas
- Geografia | 5.1 População
(CEFET) Analise os gráficos a seguir.
A partir da leitura dos dados, é correto inferir que, no período analisado, houve
- Matemática | 13.3 Semelhança de Triângulo e Teorema de Tales
Os alunos do curso de matemática de uma universidade desejam fazer uma placa de formatura, no formato de um triângulo equilátero, em que os seus nomes aparecerão dentro de uma região quadrada, inscrita na placa, conforme a figura.
Considerando que a área do quadrado, em que aparecerão os nomes dos formandos, mede 1 m2, qual é aproximadamente a medida, em metro, de cada lado do triângulo que representa a placa? (Utilize 1,7 como valor aproximado para √3).
- História | 4. Patrimônio Cultural
As raízes do Carnaval têm sido associadas a antigas celebrações religiosas anteriores à época de Cristo, como a Saturnália, em memória a Saturno, deus romano. Durante essas celebrações, distinções sociais não eram levadas em consideração, os escravos davam ordens aos seus senhores e esses os serviam à mesa, interrompiam-se as hostilidades e os escravos percorriam as ruas cantando e se divertindo na maior desordem.
(Adaptado de Cláudia Lima, "Um sonho de folião", Recife, Editora Bagaço, 1996.)
Pela descrição feita, é possível identificar a seguinte relação entre a Saturnália e o Carnaval, visto que ambos
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(UCS) As vacinas evoluíram muito nas últimas décadas, bem como o modo de administrá-las, chegando ao ponto de serem desenvolvidos métodos de aplicação que não utilizam agulhas, como a injeção por pressão de ar, o que gera uma série de vantagens em comparação ao uso da agulha.
Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo.
( ) A agulha é um resíduo de difícil descarte, pois pode ficar contaminada, gerando um alto custo para o destino correto.
( ) O uso de agulha injeta um volume específico num espaço limitado na camada tecidual, enquanto o injetor sem agulha espalha o material por uma área maior.
( ) A vantagem de utilizar o dispositivo injetor sem agulha é que a capacidade de regulagem de pressão facilita alcançar ou ultrapassar as camadas subcutâneas.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os parênteses, de cima pra baixo.
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Carta Aberta a População de Belo Horizonte – Movimento Organizado de luta pela Moradia De Belo Horizonte
23 de abril de 2012
A Casa é condição necessária para que a pessoa possa nascer e desenvolver-se, ela é um bem muito maior do que um simples local para que possa voltar do trabalho, educar e ser educado, é nela onde se constitui os profundos e sagrados laços familiares. Uma casa é muito mais que um simples teto, Nela a pessoa realiza e vive sua própria vida é também onde desenvolve sua identidade e o seu relacionamento com as outras pessoas.
Declaração dos Direitos dos Sem Casa. 1ª Conferência Municipal de Habitação de BH. 08 out. 1995.
Caros cidadãos e cidadãs belorizontinos,
Somos membros participantes de Associação de Moradores, dirigentes de Núcleos e militantes do movimento em defesa da moradia digna e direito a cidade. Participamos e nos movimentamos exigindo do poder público a efetivação do direito e acesso a moradia digna desde a década de 80. Neste período, organizamos várias ocupações na cidade onde hoje se encontram conjuntos habitacionais de interesse social. Foi através da luta e participação que o movimento conseguiu obrigar o poder público a editar as leis nº 6.326/93, 7.613/93 e 6508/94 que criam o sistema Municipal de Habitação de interesse social de BH.
Disponível em: http://www.direitoamoradia.fau.usp.br. Acesso em: 14 mar. 2021.
Nessa carta, dirigida à população de Belo Horizonte, o uso da norma-padrão justifica-se pelo(a)