(FUVEST 2015 1ª FASE) Um tema recorrente no debate contemporâneo é a migração global. A Organização das Nações Unidas estima que existam 232 milhões de migrantes em todo o mundo (ONU, 2013). Há, atualmente, mais mobilidade que em qualquer outra época da história mundial.
Comparando a migração atual com a do século XIX, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
. Texto base: Leia o artigo a seguir e responda a questão. Diálogo entre pais e filhos por Suely Buriasco Em contrapartida à evolução tecnológica no mundo, cada vez mais se evidencia a dificuldade de comunicação nos lares e muitos pais se sentem intimidados sem saber como desobstruir os canais de diálogo com seus filhos. A comunicação truncada reflete imensa dificuldade de entendimento dos familiares causando grande confusão e desarmonia. A imprensa registra comumente casos alarmantes que confirmam o desconhecimento dos pais em relação aos pensamentos, ideias e vontades dos filhos. Sem saber como agir o distanciamento alcança ponto tão crítico que os pais só chegam a detectar diferença nos comportamentos dos filhos diante de uma situação crítica e, muitas vezes, de difícil retorno. A necessidade de aproximação entre pais e filhos é premente! Conquistar a confiança dos filhos é um trabalho que deve ser iniciado desde os primeiros contatos com o bebê, pois, a dependência da criança facilita que se estreitem esses laços que serão estimulados no futuro à medida que ela passa a ser mais independente. O que comumente acontece é que os pais não acompanham a evolução emocional dos filhos, acreditando que eles sempre estarão cumprindo as suas determinações e quando percebem o equívoco se revoltam promovendo grande afastamento. É preciso que se compreenda que confiança pressupõe respeito e, filhos que não se sintam ouvidos e considerados, não se sentirão seguros e acabarão por reprimir-se. O clima de confiança estabelece-se, pois, a partir da consideração entre pais e filhos. Para conquistar a criança é preciso ouvi-la com atenção. Fazer perguntas que a façam perceber o quanto você se importa com o que acontece com ela; muito diferente de inquirir como se estivesse querendo invadir a sua privacidade. Mesmo para discordar é preciso ter tato, demonstrar deferência e atenção à individualidade do filho. A crença de que não faltará compreensão por parte dos pais induzirá o filho a contar com eles em suas dificuldades pessoais e de relacionamentos com os colegas. Sendo maior a proximidade entre pais e filhos será sempre mais fácil para os pais perceberem qualquer comportamento estranho nos filhos ou saber por eles de algo que estranhem nos amigos. Com certeza, isso poderá evitar tantos dissabores e até tragédias que se tornaram comuns entre os jovens. Fonte: http://www.konvenios.com.br/conteudo.php?codItem=20833 – 9/10/2011 – adaptado. Inquirir – v.t. Investigar, fazer pesquisas, colher informações sobre, indagar. Fazer perguntas, adquirir testemunhas. Deferência – s.f. Atenção, respeito, consideração. Dissabor – s.m. Sentimento ou sensação causada pela frustração de uma expectativa; mágoa, pesar, desgosto. Premente – adj. Que preme ou comprime; causa opressão.
Enunciado:
Leia o trecho a seguir.
Para manter o mesmo sentido do trecho apresentado, a palavra destacada pode ser substituída pela palavra
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(UDESC) Os esquemas dos ciclos biogeoquímicos mostram as vias de entrada e saída de diferentes compostos químicos nos seres vivos, entre os seres vivos e entre estes e o ambiente. Na figura abaixo, tem-se uma representação esquemática do ciclo do fósforo, importante elemento químico para os seres vivos.
Analise as proposições em relação a este elemento químico e ao seu ciclo na natureza.
I. O fósforo é importante para os seres vivos, na sua forma de íon fosfato, pois entra na composição química de moléculas como os ácidos nucleicos e de moléculas envolvidas no fornecimento de energia para as células.
II. Podem-se caracterizar dois ciclos do fósforo: um mais curto, feito diretamente entre seres vivos, solo e água. Outro, mais longo, que envolve a sedimentação do elemento, formação de rochas, movimentos geológicos e decomposição das rochas.
III. Os seres vivos podem eliminar o fosfato pelas fezes.
IV. O fosfato combinado a um glicerídeo forma os fosfolipídios, principal componente das membranas celulares.
Assinale a alternativa correta.
- Física
Um portão maciço e homogêneo de 1,60 m de largura e 1,80 m de comprimento, pesando 800 N, está fixado em um muro por meio das dobradiças “A”, situada a 0,10 m abaixo do topo do portão, e “B”, situada a 0,10 m de sua parte inferior. A distância entre as dobradiças é de 160 m, conforme o desenho abaixo
Elas têm peso e dimensões desprezíveis, e cada dobradiça suporta uma força cujo módulo da componente vertical é metade do peso do portão.Considerando que o portão está em equilíbrio, e que o seu centro de gravidade está localizado em seu centro geométrico, o módulo da componente horizontal da força em cada dobradiça “A” e “B” vale, respectivamente:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Alguns especialistas em nutrição fizeram os cálculos referentes à porção ideal para consumo de alguns alimentos por semana, representados na tabela a seguir. Leia essas informações. Leitura e criação de gráficos e tabelas. Disponível em: <http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/leitura-e-criacao-de-graficos-e-tabelas>. Acesso em: 20 set. 2014.
Enunciado:
De acordo com a tabela, o alimento com maior valor calórico é
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
(UFU) René Descartes (1596-1650) pode ser considerado o pai da filosofia moderna, pois, em vários aspectos, permitiu uma visão crítica da filosofia medieval, especialmente no que se referia à possibilidade do conhecimento da natureza. Seu livro Discurso do método é um marco para esse ponto de virada filosófica e coloca, em destaque, a importância da dúvida metódica para a investigação científica.
Nesse sentido, essa dúvida cartesiana implicava