(FUVEST 2015 1ª FASE) Um tema recorrente no debate contemporâneo é a migração global. A Organização das Nações Unidas estima que existam 232 milhões de migrantes em todo o mundo (ONU, 2013). Há, atualmente, mais mobilidade que em qualquer outra época da história mundial.
Comparando a migração atual com a do século XIX, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Geografia | 6.1 Agricultura
TEXTO I
Acresce que o negócio açucareiro, além de exigir capitais enormes, que excediam às possibilidades da gente comum, só admitia uns poucos trabalhadores especializados entre a classe de senhores e a massa escrava. A própria rigidez da disciplina de trabalho no engenho devia torná-lo insuportável para o trabalhador livre e, mais ainda, para gente afeita à vida aventurosa e vadia dos vilarejos.
TEXTO II
As atividades pastoris, nas condições climáticas dos sertões cobertos de pastos pobres e com extensas áreas sujeitas a secas periódicas, conformaram não só a vida mas a própria figura do homem e do gado. Um e outro diminuíram de estatura, tornaram-se ossudos e secos de carnes. Assim associados, multiplicando-se juntos, o gado e os homens foram penetrando terra adentro, até ocupar, ao fim de três séculos, quase todo o sertão.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.
O antropólogo Darcy Ribeiro, em sua análise sobre a formação do povo brasileiro, enfatiza o papel condicionante exercido pela dicotomia entre
- Química | A. Equilíbrio Químico
(MACKENZIE) Um estudante recebeu três amostras de suco de frutas, com volumes iguais, para análise de pH, que foram realizadas a 25°C e 1atm. Após realizada a análise potenciométrica, os resultados obtidos foram:
Assim, analisando os resultados obtidos, é correto afirmar que
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UNIT) As partículas inaláveis emitidas por indústrias e pelos escapamentos de veículos movidos a gasolina e a diesel, ao se alojarem nos pulmões, causam diminuição da capacidade respiratória do indivíduo e ampliam os efeitos fisiológicos de gases presentes no ar poluído. A qualidade do ar, monitorada em São Paulo, é considerada má quando a concentração de partículas inaláveis se torna igual ou maior que 250 μg/m3 e menor do que 400 μg/m3. Nessas condições, toda a população pode apresentar agravamento de sintomas de tosse seca, de cansaço, de ardor nos olhos, no nariz e na garganta, além de falta de ar e respiração ofegante.
A problemática da presença de grandes concentrações de partículas inaláveis associadas à má qualidade do ar permite corretamente concluir:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Uma planta atinge o seu Ponto de Compensação Fótico (PCF), quando as taxas de fotossíntese e respiração se equivalem, isto é, em uma determinada intensidade luminosa, todo o gás oxigênio liberado na fotossíntese é utilizado na respiração, e todo o gás carbônico produzido na respiração é utilizado na fotossíntese.
Assim, mantendo-se uma planta no seu Ponto de Compensação, espera-se que
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(BAHIANA) As leis de heliocentrismo – enunciadas após as leis de Kepler e a lei da Gravitação Universal de Newton, que tiveram contribuições de Nicolau Copérnico e Tycho Brahe – produziram uma revolução não só nas ciências, mas também nas artes. Todos veriam tudo de outra forma, causou uma revolução no olhar.
Sobre essas leis, é correto afirmar: