(PUCSP) O ácido butanoico é formado a partir da ação de micro-organismos sobre moléculas de determinadas gorduras, como as encontradas na manteiga. Seu odor característico é percebido na manteiga rançosa e em alguns tipos de queijo. São isômeros do ácido butanoico as substâncias
Questões relacionadas
- História | Geral
(FPP) A expansão do Império Otomano, do século XIV ao século XVII, teve grandes consequências para a organização social, política e econômica da Europa. Observe o mapa acima e assinale a alternativa CORRETA.
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
Um cozinheiro distraiu-se e encostou uma parte do antebraço em uma panela muito quente, sofrendo uma séria queimadura. Chegando ao hospital uma médica faz seu atendimento e a alerta sobre ter mais de cuidado com os afazeres na cozinha, inclusive utilizando, se possível um moletom de manga longa durante o manuseio do fogão.
A recomendação da médica se justifica porque o material do moletom
- Química | 2.3 Termoquímica
(UEFS)
I. H2(g) + ½ O2(g) → H2O(l) ΔH° = −286 kJmol−1
II. C(graf.) + O2 (g) → CO2 (g) ΔH° = −394 kJmol−1
III. CH4(g) + 2 O2 (g) → CO2 (g) + 2H2O(l) ΔH° = −891 kJmol−1
Utilizando-se a Lei de Hess, é possível calcular a variação de entalpia de uma reação química a partir das entalpias de outras reações que apresentem substâncias comuns à reação desejada
Assim, considerando-se as equações termoquímicas de combustão representadas em I, II e III e aplicando a Lei de Hess, é correto afirmar:
- Literatura | 5.3 Contemporâneo
(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO) É preciso não beber mais. Não é preciso sentir vontade de beber e não beber: é preciso não sentir vontade de beber. É preciso não dar de comer aos urubus. É preciso fechar para balanço e reabrir. É preciso não dar de comer aos urubus. Nem esperanças aos urubus. É preciso sacudir a poeira. É preciso poder beber sem se oferecer em holocausto. É preciso. É preciso não morrer por enquanto. É preciso sobreviver para verificar. Não pensar mais na solidão de Rogério, e deixá-lo. É preciso não dar de comer aos urubus. É preciso enquanto é tempo não morrer na via pública.
TORQUATO NETO. In: MENDONÇA, J. (Org.) Poesia (im)popular brasileira. São Bernardo do Campo. Lamparina Luminosa, 2012.
O processo de construção do texto formata uma mensagem por ele dimensionada, uma vez que
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO)
Tendo em vista a segunda fala do personagem entrevistado, constata-se que