(PUCSP) Pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Agropecuária) estudam há muito tempo os bioplásticos, nome dado pelos próprios pesquisadores. Esses bioplásticos, também conhecidos como biopolímeros, são obtidos da polpa e cascas de frutas ou de legumes. A vantagem desses bioplásticos seria diminuir o impacto ambiental provocado pelos plásticos sintéticos, porém não se sabe ainda se os bioplásticos não atrairiam animais enquanto estocados.
Sobre os polímeros sintéticos e polímeros naturais, avalie as afirmativas abaixo e assinale a correta.
Questões relacionadas
- Biologia | 14. Biotecnologia
(FGV) 1. A tecnologia para modificar geneticamente o mosquito Aedes aegypti utiliza dois genes: o primeiro, chamado tVAN, aumenta a produção de uma proteína na larva que, quando acumulada, morre antes de virar mosquito. O outro é o DisRed2, que permite identificar os insetos modificados usando uma luz específica, de modo que se consiga diferenciá-los dos mosquitos selvagens. 2. A fábrica tem capacidade de produzir 60 milhões de mosquitos por semana, e funciona como um grande criadouro. Tem uma área para a produção de ovos que serão modificados geneticamente. Esses ovos passam por etapa de eclosão, viram larvas, formam casulos até chegarem à fase de mosquito. Em todas essas etapas, eles são alimentados. O processo dura cerca de 14 dias, quando apenas os mosquitos machos são, enfim, liberados.
(http://epoca.globo.com. Adaptado)
Os parágrafos 1 e 2 foram retirados de uma notícia a respeito de uma metodologia de combate ao Aedes aegypti por meio da soltura de mosquitos machos gerados em larga escala em laboratório. Tais parágrafos fazem referência, respectivamente,
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Conocimiento, libertad y moral
Según el planteamiento socrático, una vida que no gobernamos racionalmente, ni siquiera es, propiamente hablando, nuestra vida. En ausencia de pensamiento y conocimiento, se puede decir que, más que vivir, «somos vividos por fuerzas que no gobernamos».
Y es contra esta falta de autonomía y de libertad contra lo que se pronuncia regularmente Sócrates. En un sentido muy preciso, la reivindicación socrática del conocimiento es una reivindicación de la libertad. Sócrates se da cuenta de que el conocimiento es condición de la libertad y que la ignorancia, por el contrario, nos hace dependientes, nos ata indefectiblemente a algo o a alguien. Un individuo sin conocimiento de sí y del mundo en el que vive es como un barco a la deriva: no va a donde quiere, sino a donde es llevado por los vientos y las mareas.
Ahora bien, sólo a propósito de seres racionales con el conocimiento suficiente para actuar libremente tiene sentido hablar de moral. Sería absurdo juzgar desde el punto de vista moral a alguien cuya ignorancia le impide actuar libremente. De lo único que, tal vez, cabría hacerle moralmente responsable es de su propia ignorancia. Pero no de haber actuado mal, porque — si Sócrates está en lo certo — nadie actúa mal sabiendo que lo hace.
Sea como sea, Sócrates no dejará de esforzarse en poner al descubierto el vínculo existente entre el conocimiento, la libertad y la moral. Y tal vez sea este esfuerzo lo más característico y destacable de sus reflexiones filosóficas acerca de la moral.
Internet:Recursostic.educacion.es (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto anterior.
De acuerdo con la filosofía socrática, el desconocimiento nos hace más dependientes.
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
O número total de polinizadores é estimado em espécies, dentre as quais são de abelhas. Elas também são responsáveis pela produção de alimentos para o homem, provenientes de das espécies vegetais cultivadas no mundo e respondem por dos requerimentos de polinização das culturas agrícolas.
Esses animais são eficientes polinizadores porque
- Língua Portuguesa | 1.1 Linguagem Verbal e Não-Verbal
A unidade de sentido de um texto se constrói a partir daquilo que é dito, daquilo que não é dito, a partir do modo de se dizer, dos motivos, das aparências, do contexto. Nesse sentido, a partir da leitura do anúncio, depreendese que
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Observe a homenagem feita no site do Museu de Versalhes às pessoas que morreram no atentado à redação do jornal de humor “Charlie Hebdo”. Na imagem, um filósofo iluminista aparece com os seguintes dizeres em francês “Je Suis Charlie” que significa “Todos somos Charlie”. Essa frase foi vista em diversos cartazes dos manifestantes que saíram às ruas para defender a liberdade de expressão, já que os desenhos – de cunho religioso – produzidos pelos cartunistas da revista foram citados como motivo do ataque.
Ainda em homenagem aos mortos, uma frase do iluminista acima foi citada no site:
Vamos apoiar a liberdade de imprensa. É o fundamento de todas as outras liberdades, aquele pelo qual somos mutuamente iluminados.
Com base nas informações lidas e no seu conhecimento, assinale a alternativa que apresenta o filósofo iluminista retratado e autor da frase reproduzida.