(MACKENZIE) Abaixo estão representadas as fórmulas estruturais dos compostos A e B, obtidos por meio de duas sínteses orgânicas distintas e em condições adequadas.
Assim, a alternativa que traz, respectivamente, considerando as condições adequadas para tal, os reagentes orgânicos utilizados na obtenção dos compostos A e B é
Questões relacionadas
- Física | B. Resistores
Por decisão da Assembleia Geral da Unesco, realizada em dezembro de 2013, a luz e as tecnologias nela baseadas serão celebradas ao longo de 2015, que passará a ser referido simplesmente como Ano Internacional da Luz. O trabalho de Albert Einstein sobre o efeito fotoelétrico (1905) foi fundamental para a ciência e a tecnologia desenvolvidas a partir de 1950, incluindo a fotônica, tida como a tecnologia do século 21.Com o intuito de homenagear o célebre cientista, um eletricista elabora um inusitado aquecedor conforme mostra a figura abaixo. Esse aquecedor será submetido a uma tensão elétrica de 120V entre seus terminais A e B, e será utilizado,totalmente imerso, para aquecer a água que enche completamente um aquário de dimensões 30cm x 50cm x 80cm .Desprezando qualquer tipo de perda, supondo constante a potência do aquecedor e considerando que a distribuição de calor para a água se dê de maneira uniforme, determine após quantas horas de funcionamento,aproximadamente, ele será capaz de provocar uma variação de temperatura de 36°Fna água desse aquário.
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
MATERIAL - Papel Kraft - Giz de cera - Lápis de cor - Papéis variados - Cola -Tesoura sem ponta
PROCEDIMENTOS - O professor deverá separar as crianças em duplas. - Entregar uma folha de papel kraft e o giz de cera para cada dupla . - Estender o papel no chão e uma das crianças deverá deitar sobre o papel e a outra criança vai fazer o contorno do corpo da criança deitada, com o giz de cera. Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49888 - A criança se levanta e a dupla deverá desenhar olhos, nariz, cabelo, entre outros completando a imagem do corpo. - Sempre lembrar os alunos sobre a importância das linhas e pontos no desenho. - Para acabamento neste trabalho, as crianças poderão colorir ou fazer colagens em todo o desenho. - Deixar as crianças trabalharem livremente nesta atividade.
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2020 DIGITAL)
Como o preconceito contribui para o aumento da epidemia de aids
Apesar dos avanços da medicina, a mentalidade em relação à aids e ao HIV continua na década de 1980.
O último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, de 2016, mostrou que os casos de HIV entre os jovens no Brasil aumentaram consideravelmente. O problema avançou: das 32 321 novas infecções por HIV registradas em 2015, 24,8% aconteceram com pessoas entre 15 e 24 anos.
Muitos apontam como causa o fato de que os adolescentes não conviveram com o auge da epidemia. Mas, para os especialistas, a questão é bem mais complexa. “Continuamos com essa visão hipócrita de que falar sobre sexo incita os mais jovens, e não damos ferramentas para que eles tomem decisões mais seguras em relação à sexualidade”, afirma Georgiana Braga-Orillard, diretora do Unaids, programa conjunto da ONU sobre HIV e aids, que tem como meta acabar com a epidemia até 2030.
A questão do preconceito não pode ser separada de uma síndrome estigmatizante como a aids. Leis como a que garante o tratamento gratuito pelo SUS e a que penaliza atos de discriminação ajudam, mas não são suficientes para mudar a mentalidade da sociedade, que ainda enxerga quem vive com o vírus como um “merecedor”. Além disso, o acesso à saúde e à orientação não é igual para todos.
Disponível em: http://revistaplaneta.terra.com.br. Acesso em: 2 set. 2017 (adaptado).
Essa reportagem discute o preconceito de não se falar abertamente sobre sexo com os mais jovens como um fator responsável pelo avanço do número de casos de aids no Brasil. A estratégia usada pelo repórter para tentar desconstruir esse preconceito é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.08 Manifesto
Texto base: ABAIXO-ASSINADO – PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR
Exmo. Sr. Presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado – RS Nós, abaixo assinados, eleitores do Município de Lajeado/RS, no uso de nossas atribuições como cidadãos, subscrevemos o presente projeto de lei de iniciativa popular, conforme texto anexo, que reduz os salários auferidos pelos vereadores e os equipara aos vencimentos dos professores da rede municipal com carga horária de 20 (vinte) horas semanais. [...] Disponível em: <http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR84614> . Acesso em: 10 jun. 2016. (Fragmento)
Enunciado:
O fragmento anterior é um exemplo de abaixo-assinado. Trata-se de uma modalidade comunicativa considerada documento que permite ao grupo emissor
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
A fenilcetonúria é uma doença hereditária autossômica recessiva, associada à mutação do gene PAH, que limita a metabolização do aminoácido fenilalanina. Por isso, é obrigatório, por lei, que as embalagens de alimentos, como refrigerantes dietéticos, informem a presença de fenilalanina em sua composição. Uma mulher portadora de mutação para o gene PAH tem três filhos normais, com um homem normal, cujo pai sofria de fenilcetonúria, devido à mesma mutação no gene PAH encontrada em um dos alelos da mulher.
Qual a probabilidade de a quarta criança gerada por esses pais apresentar fenilcetonúria?