(MACKENZIE) Abaixo estão representadas as fórmulas estruturais de quatro compostos orgânicos.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto.
O planeta ficou pequeno para o Homem! Depois da conquista da Terra, chegou a vez do espaço. (...)
Um objeto pesado, de forma irregular e denominado satélite deu partida a uma guerra que impulsionou o desenvolvimento da ciência e da tecnologia: a guerra da disputa pelo espaço.
O termo satélite vem do latim satélites ou satellitis, que significa “corpo que gravita”. Daí a necessidade de diferenciação inicial entre satélites naturais (corpos celestes) e artificiais, que são os engenhos construídos pelo homem. Hoje em dia, ao contrário do que ocorria no início da história dos satélites artificiais, o termo satélite vem sendo usado praticamente como um sinônimo para “satélite artificial”.
Atualmente estão em órbita, para além dos satélites do Sistema de Posicionamento Global – que é o sistema de localização por satélites, popularmente conhecido como GPS –, satélites de comunicações, científicos, militares e uma grande quantidade de lixo espacial. Ou seja, não se deve referir a satélites apenas como um meio de transporte de dados ou de mapear ou espionar o sistema terrestre.
MIRANDA, Giovani V. O espaço dos satélites. Revista Toque da Ciência, 06 jun 2010.
Disponível em:< http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/lecotec/projetos/revista/index.php/memoria/23-o-espaco-dos-satelites> Acesso em: 18 jul. 2013.
O texto permite inferir que a tecnologia produzida para atender as demandas da Guerra Fria
- Biologia
(UFG)
Risco de diabetes tipo 2 associado a gene dos Neandertais
Uma variante do gene SLC16A11 aumenta o risco de diabetes entre os latino-americanos. As análises indicaram que a versão de maior risco dessa variante foi herdada dos Neandertais. As pessoas que apresentam a variação SLC16A11 em um dos alelos, são 25% mais propensas a desenvolver o diabetes, já aquelas que herdaram de ambos os pais, essa probabilidade sobe para 50%.
Disponível em:
. Acesso em: 26 mar. 2014. (Adaptado).
Analise o cladograma, que representa uma parte da evolução humana, apresentado a seguir.
Nesse cladograma, o elemento que indica a espécie citada no texto que transmitiu a variante do gene SLC16A11 para o Homo sapiens e a característica evolutiva compartilhada por ambos são, respectivamente,
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
Texto A
OITICICA, H. Metaesquema I, 1958. Guache s/ cartão. 52 cm x 64 cm. Museu de Arte Contemporânea – MAC/USP. Disponível em: http://www.mac.usp.br. Acesso em: 01 maio 2009.
Texto B
Metaesquema I
Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Nesta obra, como o próprio nome define: meta — dimensão virtual de movimento, tempo e espaço; esquema — estruturas, os Metaesquemas são estruturas que parecem movimentar-se no espaço. Esse trabalho mostra o deslocamento de figuras geométricas simples dentro de um campo limitado: a superfície do papel. A isso podemos somar a observação da precisão na divisão e no espaçamento entre as figuras, mostrando que, além de transgressor e muito radical, Oiticica também era um artista extremamente rigoroso com a técnica.
Disponível em: http://www.mac.usp.br. Acesso em: 02 maio 2009 (adaptado).
Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Levando-se em consideração o texto e a obra Metaesquema I, reproduzidos acima, verifica-se que
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
Em certas anemias hemolíticas, estão presentes no sangue circulante algumas hemácias esféricas (esferócitos), que se rompem mais facilmente que as hemácias normais em soluções hipotônicas. Essa fragilidade é proporcional ao número de esferócitos presentes. Em um laboratório, foi realizada a determinação da fragilidade osmótica de cinco amostras distintas. Os resultados obtidos estão representados na tabela, em percentual de hemólise.
Qual amostra apresenta o maior número de esferócitos?
- Física | 2.2 Dinâmica
(UEPB) Um jovem aluno de física, atendendo ao pedido de sua mãe para alterar a posição de alguns móveis da residência, começou empurrando o guarda-roupa do seu quarto, que tem 200 kg de massa. A força que ele empregou, de intensidade F, horizontal, paralela à superfície sobre a qual o guarda-roupa deslizaria, se mostrou insuficiente para deslocar o móvel. O estudante solicitou a ajuda do seu irmão e, desta vez, somando à sua força uma outra força igual, foi possível a mudança pretendida.
O estudante, desejando compreender a situação-problema vivida, levou-a para sala de aula, a qual foi tema de discussão. Para compreendê-la, o professor apresentou aos estudantes um gráfico, abaixo, que relacionava as intensidades da força de atrito (fe, estático, e fc, cinético) com as intensidades das forças aplicadas ao objeto deslizante.Com base nas informações apresentadas no gráfico e na situação vivida pelos irmãos, em casa, é correto afirmar que