(Uefs) O esquema ilustra experimentos, hoje considerados clássicos, do monge Gregor Mendel, utilizando características herdáveis da ervilha-de-cheiro.
A partir da análise do experimento e do conhecimento a respeito da genética mendeliana, pode-se afirmar:
Questões relacionadas
- Matemática
Na figura, o raio da circunferência de centro O é 25/2 cm e a corda MP mede 10 cm.
A medida, em centímetros, do segmento PQ é
- Biologia | 12.6 Populações
(PUCRJ) As figuras abaixo mostram o crescimento populacional, ao longo do tempo, de duas espécies de Paramecium cultivadas isoladamente e em conjunto. Os resultados desse experimento embasaram o que é conhecido como Princípio de Gause.
Considere o tipo de relação ecológica entre essas duas espécies e indique a afirmação correta.
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
TEXTO I
“Não existe democracia racial efetiva, podes entrar no parlamento, na magistratura, na imprensa, na lavoura, na indústria, no comércio, nas letras ou nas artes. Há infinitas carreiras diante de ti. [...] Nenhum [ofício] me parece mais útil e cabido que o de medalhão. [...] Tu, meu filho, se me não engano, pareces dotado da perfeita inópia mental, conveniente ao uso deste nobre ofício. [...] No entanto, podendo acontecer que, com a idade, venhas a ser afligido de algumas ideias próprias, urge aparelhar fortemente o espírito. [...] Em todo caso, não transcendas nunca os limites de uma invejável vulgaridade.
(Machado de Assis. Teoria do medalhão. www.dominiopublico.gov.br.)
TEXTO II
De fato, existem medalhões em todos os domínios da vida social brasileira: na favela e no Congresso; na arte e na política; na universidade e no futebol; entre policiais e ladrões. São as pessoas que podem ser chamadas de “homens”, “cobras”, “figuras”, “personagens” etc. [...] Medalhões são frequentemente figuras nacionais. [...] Ser o filho do Presidente, do Delegado, do Diretor conta como cartão de visitas.
(Roberto da Matta. Carnavais, malandros e heróis, 1983.)
Tanto no texto do escritor Machado de Assis como no do antropólogo Roberto da Matta, a figura do medalhão
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Os Flintstones, uma família divertida do passado. Eles moram na cidade de Bedrock. Uma cidade bem interessante com casas construídas em rochas, eletrodomésticos movidos por animais (como Mamutes aspiradores de pó) e carros movidos à pedaladas. O pai Fred Flintstone é um sujeito preguiçoso, gosta de jogas boliche com o seu vizinho Barney. Fred jamais pensou em ajudar a esposa em casa e quer tudo prontinho pra ele, como o seu filé de Brontossauro e a sua Cactus Cola.
Fred perde a paciência com facilidade, porém é muito amável com sua família e seus amigos. Sua esposa Vilma, é uma excelente dona de casa, adora preparar tudo para família. Alegre e divertida, Vilma está sempre atenta para livrar Fred das confusões em que se envolve. Fred e Vilma têm uma filha chamada Pedrita e um animal de estimação, o Dino, que joga Fred no chão toda vez que ele chega do trabalho.
Adaptado de http://www.infantv.com.br/flintstones.htm
O desenho animado Os Jetsons mostra o dia-a-dia de uma família do futuro. Carros voadores, cidades flutuantes, diversos aparelhos eletrodomésticos e robôs como empregados.
George Jetson, é um pai esforçado, mas que sempre toma a decisão errada. Ele trabalha na "Spacely Sprockets". George adora passar o tempo com sua família, em especial jogar Spaceball junto com seu filho Elroy.
George é casado com a Sra. Jane Jetson, uma dona de casa que está sempre procurando por um novo visual, ou encontrando maneiras de tornar a vida de George mais fácil. Todos os dias ela prepara grandes jantares. O casal tem dois filhos: Juddy, que adora fazer compras e estudar; e o pequeno Elroy, um garoto super inteligente que adora aventuras.
Junto com a família estão o cachorro Astro, que não é muito esperto, mas que fala e vive demonstrando seu amor por George toda vez que este chega em casa; e Rosie, a empregada doméstica robô, que é um modelo já fora de linha, mas os Jetsons a adoram e nunca irão trocá-la por um modelo mais novo.
Adaptado de http://www.infantv.com.br/jetsons.htm
a) Compare a família Flintstone e a família Jetsons. O que você pode perceber entre as duas famílias?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
b) Sobre os hábitos e costumes das famílias você acha que existe alguma semelhança entre elas? Qual?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
c) Escreva uma característica que é diferente entre as famílias.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
d) Com o passar do tempo, o modo de viver das famílias podem ir mudando. Pense em algum hábito que poderia estar presente na família Flintstone que não exista mais na família Jetsons e escreva abaixo.
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Leia o texto e analise as imagens seguir.
Estudos realizados por Leonardo da Vinci, registrados em um código guardado no museu de Madri, pesquisados pelo professor Piccus da Universidade de Massashussets nos EUA, demonstram o surgimento da transmissão por corrente.
Desenho realizado por Leonardo da Vinci
Nos séculos XV e XVI, foram desenvolvidos diversos veículos de duas e quatro rodas, acionados por mecanismo composto de corrente, alavanca e outros dispositivos.
Todavia, a historia da bicicleta tem inicio em 1790, quando o conde Sivrac, da França, idealiza o CELERÍFER, veículo primitivo de duas rodas ligadas por uma ponte de madeira em forma de cavalo e acionado por impulso alternado dos pés sobre o chão.
Fonte do Texto e Imagens: Site: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bicicleta/historia-da-bicicleta.php Acesso: 12/05/2011
Resolva cada item que se segue.
Imagem de um Celerífer
a) Escreva qual é a posição relativa da “ponte de madeira” (reta) em relação às duas rodas (circunferências), utilizada no Celerífer.
b) Todas as peças de madeira utilizadas no interior das rodas passam por um ponto em comum. Escreva qual é o nome dado a esse ponto.
c) Escreva uma das vantagens dos estudos da transmissão por correntes, realizados por Leonardo da Vinci, no caso específico da bicicleta.