(PUCRS) O uso de antibióticos é um dos grandes recursos da medicina moderna para o tratamento de infecções bacterianas. Há várias classes de antibióticos atualmente em uso, e a cada ano novas fórmulas são apresentadas, tendo em vista o desenvolvimento progressivo de resistência entre as variedades de bactérias. As fórmulas estruturais abaixo mostram dois antibióticos de uso comum, a gentamicina e a amoxicilina. As setas 1, 2, 3 e 4 indicam diferentes características ou grupos funcionais presentes nas moléculas.
As setas 1, 2, 3 e 4 indicam, respectivamente:
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 02. A Terra e o Universo
Leia as informações a seguir sobre a biosfera.
A biosfera é a parte da Terra onde desenvolve a vida. É constituída pela hidrosfera (parte líquida presente na Terra, mares, rios, lagos etc.), atmosfera (conjunto de gases que envolvem a Terra), e litosfera (que é a superfície terrestre onde habita os seres vivos).
Fonte: Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/terra-planeta-vida.htm>. (Fragmento). Acesso em: 21 out. 2012.
Faça um desenho representando a biosfera destacando cada uma das partes que a compõem.
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
O Brasil, além de ser o principal produtor mundial de cana-de-açúcar, liderou as pesquisas que permitiram sequenciar o genoma completo da cana-de-açúcar comercial. Foram mapeados 373.869 genes, o que corresponde a 99,1% do total. Composto por 10 bilhões de pares de bases, distribuídos entre 100 e 130 cromossomos, o genoma da cana-de-açúcar demandou uma grande capacidade computacional para, de um lado, unir os pedaços sequenciados de DNA e, do outro, manter separados os cromossomos homólogos.
Internet: agencia.fapesp.br (com adaptações).
Tendo o texto precedente como motivador, julgue o item
O genoma de organismos eucariotos é constituído apenas de éxons e íntrons, intercalados ao longo de todo o genoma.
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Materiais:
- Imagens sugeridas no item 1 do desenvolvimento impressas coloridas em tamanho A4 e montadas sobre colorset preto com margem de 7 cm
- Cartolina no tamanho A4 dividida em três partes iguais, assim:
- Tintas guache Acrilex coloridas
- Copinhos de plástico de café para distribuição de tintas
- Copos de plástico de 250 ml para água
- Pincéis
- Papel toalha ou flanelas para limpeza de material
Desenvolvimento:
1 - Na página 19 do Livro de Arte, os autores convidam a refletir sobre as pinceladas do artista Van Gogh.
Observe com seus alunos outras obras do artista:
GOGH, Vincent Van. Autorretrato.1889. Disponível em: http://abstracaocoletiva.com.br/2013/01/15/van-gogh-biografia/. Acesso em: set. 2013.
GOGH, Vincent Van. Sower with Setting Sun, 1888. Disponível em: http://abstracaocoletiva.com.br/2013/01/15/van-gogh-biografia/. Acesso em: set. 2013.
GOGH, Vincent Van. Retrato do Dr. Gachet, 1890. Disponível em: http://abstracaocoletiva.com.br/2013/01/15/van-gogh-biografia/. Acesso em: set. 2013.
2 - Converse com as crianças sobre o fato de que o movimento das mãos do artista definem a pincelada ou o modo como a tinta é aplicada. Conduza os alunos a perceber que, tanto em Noite Estrelada (página 19 do Livro) como no Autorretrato, prevalece o movimento ondular. Já na segunda imagem apresentada no desenvolvimento, temos pequenos pontos, batidinhas do pincel cheio de tinta e, na terceira imagem, Van Gogh preenche a maioria da obra com pequenos tracinhos, um ao lado do outro.
3 - Organize a turma em grupos de, no máximo, quatro alunos. Distribua a cartolina já dividida em três partes iguais e anuncie que farão experiências buscando repetir o movimento das mãos de Van Gogh em cada obra. Na primeira parte do papel, extrema direita, como em Noite Estrelada: movimentos ondulares, na parte central do papel: pequenas batidinhas com o pincel e, na extrema esquerda, tracinhos.
4 - Distribua agora as tintas em copinhos de café tendo a preocupação de colocar tinta apenas em 1/3 do copinho para evitar acidentes.
5 - Distribua os copos de 250 ml com água também pela metade e coloque papel toalha ou flanela em cada mesa.
6 - Antes de distribuir os pincéis, explique novamente o que será feito e lembre à turma sobre a importância de lavar e secar bem o pincel antes de trocar de cor para não sujar uma tinta com a outra.
7 - Monte uma exposição com os resultados como se fosse uma colcha de retalhos.
- História | 6.12 Nazifascismo
Em Era dos extremos: o breve século XX, livro de Eric Hobsbawm, o termo “extremos” faz alusão a determinadas utopias, ideologias e regimes que eclodiram entre a I Guerra Mundial e o colapso da URSS.
Nesse intervalo de tempo, emergiram alguns regimes antidemocráticos, dentre os quais
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o trecho a seguir.
Brasileira está usando menos camisinha
Pouco mais de metade dos brasileiros adultos usa camisinha em novos relacionamentos, e a proporção de mulheres que se protegem vem caindo.
Os números são de uma pesquisa divulgada ontem pelo Ibope Mídia, que entrevistou 18.884 pessoas em nove regiões metropolitanas e no interior de Estados do Sul e do Sudeste, entre agosto de 2009 e julho de 2010. [...]
Disponível em: <http://www.sobralportaldenoticias.com/v1/2011/03/04/brasileira-esta-usando-menos-camisinha-segundo-ibope/>. Acesso: 16 mar. (Fragmento)
A) Cite uma consequência da constatação da pesquisa.
B) Cite uma forma de combater o problema.