(UECE) Na composição dos enxaguantes bucais existe um antisséptico para matar as bactérias que causam o mau hálito. Um dos mais usados possui a seguinte estrutura:
Esse composto é identificado com a função química dos
Questões relacionadas
- Matemática | 15.1 Ponto
(UFRGS) Considere os gráficos das funções f e g definidas por f(x) = x2 + x – 2 e g(x) = 6 – x, e g(x) = 6 - x, representadas no mesmo sistema de coordenadas cartesianas, e os pontos A e B, interseção dos gráficos das funções f e g como na figura abaixo.
A distância entre os pontos A e B é:
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
A figura que segue representa um paralelepípedo retângulo de medidas x +3, x +3 e 2x -5:
O polinômio reduzido que expressa o volume desse paralelepípedo é:
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (data-show)
- Caneta hidrocor - (cores variadas)
- Durex
- Papel canson tamanho A3
- Máquina fotográfica
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar um pouco sobre a artista Yayoi Kusana.
- Yayoi Kusama (草間 彌生 ou 弥生, Kusama Yayoi, Matsumoto, 22 de março de 1929) é uma artista plástica e escritora japonesa. Seu trabalho é uma mistura de diversas artes, como colagens pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais, onde é visível uma característica que se tornou a marca da artista: a obsessão por pontos e bolas. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Yayoi_Kusam
- Mostrar algumas imagens dos seus trabalhos.
-
- Disponível: https://www.google.com.br/search?q=yayoi+kusama&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiG17mV6ZzaAhUJTJAKHQLlDTEQ_AUICigB&biw=1366&bih=637
- O professor deverá distribuir para cada criança uma folha de papel canson A3 e as canetas hidrocores. Instruir as crianças para escolherem somente uma cor para trabalhar.
- As crianças deverão fazer desenhos de bolinhas de tamanhos diferentes. Colorir as bolinhas usando a caneta e depois recortá-las.
- Fonte: https://artecontusmanitas.files.wordpress.com/2015/02/pintando-yayoi-kusama.jpg
- Se inspirando na obra da artista, colar as bolinhas recortadas na folha A3, criando uma bela composição.
- Quando terminarem, o professor vai pedir para as crianças começarem a decorar o próprio corpo, colando com o durex as bolinhas da mesma cor do trabalho, no rosto, cabelo, camisa, para se camuflar com a pintura.
- O professor deverá colar os trabalhos na sala de aula e pedir as crianças que fiquem na frente das suas pinturas, para tirar uma foto.
- Revelar as fotos, montar uma exposição na escola e convidar os pais.
Fonte: https://artecontusmanitas.files.wordpress.com/2015/02/yayoi-kusama-art-project.png
- Física
Na figura abaixo, está mostrada uma série de quatro configurações de linhas decampo elétrico.
Assinale a alternativa que preenche corretamente aslacunas da sentença abaixo, na ordem em que aparecem.Nas figuras __________, as cargas são de mesmo sinal e, nas figuras __________,as cargas têm magnitudes distintas.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(FUVEST 2018 1ª FASE) Considere estas três reações químicas realizadas por seres vivos:
I. Fotossíntese
6 H2O + 6 CO2 6 O2 + C6H12O6
II. Quimiossíntese metanogênica
CO2 +4H2 → CH4 +2H2O
III. Respiração celular
6 O2 + C6H12O6 → 6 H2O + 6 CO2
A mudança no estado de oxidação do elemento carbono em cada reação e o tipo de organismo em que a reação ocorre são, respectivamente:
I / II / III