(PUCRJ) Uma solução aquosa contendo hidróxido de potássio como soluto possui pH 12. Sendo o produto iônico da água igual a 10-14 a 25°C a concentração de OH- em quantidade de matéria (mol/L) nessa solução é:
Questões relacionadas
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
(IFAL) Num triângulo equilátero de lado L constrói-se outro triângulo equilátero nos pontos médios de seus lados. Esse processo é feito indefinidamente, gerando infinitos outros triângulos equiláteros. Então, podemos dizer que o limite da soma dos perímetros desses triângulos vale:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Professor, o fragmento a seguir compõe o conteúdo do capítulo 7 – unidade 2 – do livro didático, v.8, p.53.
[...] O homem só tem significado como produtor ou consumidor anônimo (de preferência como consumidor) de mercadorias, tendo, ele próprio, se transformado em mercadoria no que ser refere à questão do trabalho assalariado, ou como apêndice de máquina. [...]
- Ouça e analise com os alunos a canção “Terceira pessoa do plural”, executada pelo Engenheiros do Hawaii.
- Sob a visão da ética, solicite aos alunos que associem a letra da canção ao texto apresentado pelos autores do livro didático, v.8, capítulo 7, unidade 2, p.53, e registrem por escrito.
Corrida pra vender cigarro
Cigarro pra vender remédio
Remédio pra curar a tosse
Tossir, cuspir, jogar pra fora
A venda de produtos que prejudicam a saúde impulsiona as vendas de remédios. A saúde é oferecida a partir da lógica de mercado, ou seja, os lucros. A ética é colocada em segundo plano.
Corrida pra vender os carros
Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné
E professar a fé de quem patrocina
Combustíveis que poluem, carros, cervejas, vestuários são associados ao consumo hedônico, a busca pela satisfação. As pessoas ignoram as consequências do consumismo. A ética é colocada em segundo plano.
Eles querem te vender
Eles querem te comprar
Querem te matar (de rir)
Querem te fazer chorar
De acordo com o texto, apresentado pelos autores do livro didático, v.8, p.53, o homem só tem significado como produtor ou consumidor anônimo (de preferência como consumidor) de mercadorias, tendo, ele próprio, se transformado em mercadoria no que ser refere à questão do trabalho assalariado, ou como apêndice de máquina.
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são? [2X]
"Eles" são as empresas e instituições privadas, detentoras dos meios de produção e do processo de formação e distribuição de riquezas, as grandes corporações internacionais.
Corrida contra o relógio
Silicone contra a gravidade
Dedo no gatilho, velocidade
Quem mente antes diz a verdade
O imediatismo está associado com o hedonismo no contexto atual. O culto ao corpo, ao novo, também são alvos do mercado, da busca pelos lucros.
Satisfação garantida
Obsolescência programada
Eles ganham a corrida
Antes mesmo da largada
Mercadorias que duram pouco para que as compras continuem. Os consumidores estão satisfeitos porque querem continuar a comprar.
Eles querem te vender
Eles querem te comprar
Querem te matar (a sede)
Eles querem te sedar
De acordo com o texto, apresentado pelos autores do livro didático, v.8, p.53, o homem só tem significado como produtor ou consumidor anônimo (de preferência como consumidor) de mercadorias, tendo, ele próprio, se transformado em mercadoria no que ser refere à questão do trabalho assalariado, ou como apêndice de máquina.
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são? [2X]
"Eles" são as empresas e instituições privadas, detentoras dos meios de produção e do processo de formação e distribuição de riquezas, as grandes corporações internacionais.
Vender, comprar, vendar os olhos
Jogar a rede... contra a parede
Querem te deixar com sede
Não querem te deixar pensar
Este é o vazio do consumidor hedonista. As mídias condicionam a percepção e, por mais que eles comprem, não estarão completos.
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
"Eles" são as empresas e instituições privadas, detentoras dos meios de produção e do processo de formação e distribuição de riquezas, as grandes corporações internacionais. O lucro é mais importante e a ética é parcial.
Humberto Gessinger
Disponível em: <https://www.letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/747530/>. Acesso em: 6 fev. 2017.
Outro endereço - Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=tVQu5CZeE8M&feature=youtu.be>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Professor, organize a turma em grupos e solicite aos alunos que façam paródias de suas canções preferidas, destacando a importância da ética nas ações empreendedoras e as mudanças necessárias nas relações de consumo das pessoas. Em seguida, os alunos apresentarão as paródias para turma.
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
O mercado de beleza em 2015: crescimento e investimento das empresas
O cuidado com o corpo tem conquistado mais adeptos entre mulheres e homens; hoje, a lista de produtos de beleza que são indispensáveis está bem mais ampla. O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos cada vez mais se consolida dentro da economia brasileira, e seu papel é fundamental nos aspectos econômicos, financeiros, sociais e também na contribuição em iniciativas sustentáveis.
(Disponível em http://www.hairbrasil.com. Acesso em 04 out. 2015. Adaptação.)
A palavra “perfume” vem do latim per, que significa “origem de”, e fumare, que é “fumaça”, isso porque seu uso originou-se, provavelmente, em atos religiosos, em que os deuses eram homenageados pelos seus adoradores por meio de folhas, madeiras e materiais de origem animal, que, ao serem queimados, liberavam uma fumaça com cheiro doce, como o incenso. Os perfumes são formados, principalmente, por uma fragrância, que é a essência ou óleo essencial; por etanol, que atua como solvente; e por um fixador. A estrutura de algumas essências usadas em perfumes é mostrada a seguir.
Leia as proposições seguintes, referentes às estruturas mostradas acima.
I. O grupo carbonila presente no composto I pertence a uma cetona, enquanto, no composto II, pertence a um aldeído.
II. A nomenclatura oficial do composto II é 3,7-dimetil-oct-2,6-dien-1-ol, e sua fórmula molecular é C10H18O
III. A nomenclatura oficial do composto III é 10-undecanal.
Sobre as proposições acima, pode-se afirmar que
- História | 6.01 Revolução Francesa
Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem.
HUNT, L. Revolução Francesa e Vida Privada. In: PERROT, M. (Org.) História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol. 4.
São Paulo: Companhia das Letras, 1991 (adaptado).
O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
(ESPCEX) Assinale a alternativa cujo vocábulo só pode ser empregado com acento gráfico: