(UNICAMP) Um filme de ficção muito recente destaca o isótopo muito abundante na Lua, como uma solução para a produção de energia limpa na Terra. Uma das transformações que esse elemento pode sofrer, e que justificaria seu uso como combustível, está esquematicamente representada na reação abaixo, em que o aparece como reagente
De acordo com esse esquema, pode-se concluir que essa transformação, que liberaria muita energia, é uma:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis.
Disponível em: http://www.passeiweb.com. Acesso em: 1 maio 2009.
Considerando os seus conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto citado constitui-se de:
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNIPÊ) Os raios luminosos que chegam aos olhos dos seres humanos sofrem refração ao passarem pela córnea, pelo humor aquoso, pelo cristalino e pelo corpo vítreo. Esse conjunto funciona como um sistema de lentes convergentes e forma uma imagem na parte sensível do olho.
Com base nos conhecimentos sobre Óptica Geométrica, é correto afirmar:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto e observe a imagem a seguir.
Em grego, a palavra [Acrópole] significa ‘cidade alta’. A construção de partes importantes dos povoados no alto das colinas foi uma característica da antiga Grécia, permitindo aproveitar o relevo montanhoso da região. A acrópole geralmente era bem fortificada, servindo de local de defesa em caso de ataques e invasões.
REDE, Marcelo. A Grécia Antiga. São Paulo: Saraiva, 1999. (Que história é essa?). p. 20. (Fragmento)
O texto e a imagem procuram evidenciar que as acrópoles
- Filosofia | 6. Temática
Tu é um termo que não figura muito bem nos desenvolvimentos modernos e contemporâneos da ética e da política. Com efeito, muitos movimentos revolucionários (que variam do comunismo tradicional ao feminismo da irmandade) parecem compartilhar de um código linguístico curioso baseado na moral intrínseca dos pronomes. O nós é sempre positivo, o vós é um aliado possível, o eles tem o rosto de um antagonista, o eu é impróprio, e o tu é, obviamente, supérfluo.
CAVARERO, A. Relating Narratives apud BUTLER, J. Relatar a si mesmo.
Belo Horizonte: Autêntica, 2015 (adaptado).
Um dos principais problemas morais da contemporaneidade, conforme mencionado no texto, reside na dificuldade em
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
- 1. Testemunhar que não há divindade senão deus e que Muhammad é o mensageiro de Deus.
- 2. Orar cinco vezes ao dia em direção a Meca – berço do islamismo e lugar sagrado.
- 3. Pagar para caridade um tributo que corresponde a 2,5% da renda anual do muçulmano.
- 4. Jejuar no mês do Ramadã, época em que comer, beber e manter relações sexuais são atividades proibidas entre a alvorada e o anoitecer.
- 5. Fazer uma peregrinação (o Hajj) a Meca, pelo menos uma vez na vida, para aqueles que têm condições físicas e financeiras.
FARAH, Paulo Daniel. O islã. São Paulo. Publifolha, 2001. p. 24-25.
Os cinco pilares do islamismo descritos no texto transmitem um das principais características desta religião, que é descrita por alguns através da ideia de