(PUCRJ) O óleo de citronela é muito utilizado na produção de velas e repelentes. Na composição desse óleo, a substância representada a seguir está presente em grande quantidade, sendo, dentre outras, uma das responsáveis pela ação repelente do óleo.
A cadeia carbônica dessa substância é classificada como aberta,
Questões relacionadas
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UFPA) O gráfico a seguir representa variações na quantidade de DNA ao longo do ciclo de vida de uma célula. ( X = unidade arbitrária de DNA por célula).
Sobre esse ciclo vital de uma célula, representado no gráfico, é correto afirmar:
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
(IFSP) No centro da cidade havia alguns homens trabalhando num parque para deixá-lo mais bonito. Era possível ver algumas borboletas voando entre as árvores, além de outros aspectos ecológicos. Em ecologia existem alguns conceitos que podem ser contextualizados com o ambiente desse parque. A figura representa alguns desses conceitos.
Pode-se afirmar que as letras indicadas por A, B e C correspondem, respectivamente, aos conceitos:
- Matemática | 1.02 Números Naturais
(PUC-RJ) Para n inteiro positivo, os números da forma 3n²+3 + 3n²+4 + 3n²+5 são sempre múltiplos de:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.
SORIANO, E. M. Filtros vivos para limpar a água.Revista Ciência Hoje. V. 37, n° 219, 2005 (adaptado).
A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque:
- Biologia | 10.5 Cordados
Uma característica típica dos bichos-preguiça modernos é sua movimentação extremamente vagarosa. Vivem em florestas tropicais e, diferente de seus ancestrais − as preguiças gigantes que andavam sobre o chão −, passam a maior parte do tempo no alto das árvores, onde se alimentam das folhas, reproduzem-se e ficam protegidos de diversos predadores. Possuem braços muito fortes e dedos com longas garras pelas quais se penduram nos galhos. Em seus pelos, crescem fungos e algas verdes que podem ajudá-los a se camuflar na folhagem das árvores.
A movimentação típica desses animais é uma adaptação evolutiva condicionada por eles