(UFU) A estocagem de solução de sulfato de zinco em recipientes metálicos exige conhecimentos sobre possíveis processos de oxidação do zinco com o metal do recipiente, de modo a não danificá-lo. A semirreação de redução do zinco pode ser descrita como segue:
Zn2+(aq) + 2e– →Zn(s) E0red = – 0,76 V
Para auxiliar na decisão por diferentes recipientes que pudessem armazenar a referida solução, um químico utilizou os dados da tabela a seguir.
Assim, o químico concluiu que, para a armazenagem do sulfato de zinco, deverá utilizar um recipiente formado por
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No espaço para a construção são dados o ângulo de medida α, e os pontos B, C, R, S, T e U.
Podemos afirmar que um arco capaz de α passa pelo ponto:
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1.bp.blogspot.com/.../s320/pre_historia.jpg. Acesso em 06/11/2010
A partir da imagem, podemos destacar como característica dos povos caçadores e coletores.
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A imagem foi publicada no jornal Correio da Manhã, no dia de Finados de 1965. Sua relação com os direitos políticos existentes no período revela a
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13. El chicle
El chicle es una especie de dulce hecho a partir del látex del árbol Sapote. Hay dos teorías que explican el origen del chicle. La primera afirma que los indígenas de Guatemala pasaran a mascar el látex que salía de este árbol para estimular la producción de saliva y evitar que la boca quedase seca durante largas caminadas. No obstante, la hipótesis más probable que explica el origen del dulce es la de que fue el inventor nova-iorquino Thomas Adams Junior, que empezó a fabricar gomas masticables. Realmente, el dulce ganó enorme popularidad durante las Guerras Mundiales, puesto que los soldados lo usaban como forma de relajante para el stress diario de la guerra.
Extraído do site: <www.mundoeducacao.com.br/curiosidades/chiclete.htm> Acesso em: 17 jun. 2013. Adaptado.
En la frase: “El chicle es una especie de dulce […]”.
Si la pasamos al plural estaría correcta la alternativa:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
TEXTO I
De casa para a escola
Saber respeitar limites, esperar, suportar, ter seus desejos frustrados, fazer trocas e planejar é ter educação financeira. E o exemplo vem de casa. Mas as atitudes dos pais somente serão referências para a educação financeira se eles mesmos usarem o dinheiro de forma consciente, fizerem pesquisa de preço, comprarem à vista, pedirem descontos, tiverem controle de suas finanças, souberem o quanto têm e o quanto podem gastar, investir e poupar. Portanto, boa parte das razões que levam um adulto a se tornar consumista e a se endividar está na educação que recebe quando criança ou na adolescência.
MACEDO, C. Revista Carta Fundamental, n. 37, abr. 2012 (adaptado).
TEXTO II
Educação financeira para crianças
Ensinar para os filhos o valor das coisas é responsabilidade dos pais, mas, se lidar com dinheiro é complicado para adultos, passar esse conhecimento para crianças é uma tarefa bem mais delicada. De acordo com a especialista em educação financeira infantil Cássia D’Aquino, o momento certo de começar a ensinar a criança a lidar com as finanças é anunciado pela própria, na primeira vez em que pede aos pais para lhe comprarem alguma coisa. Isso costuma acontecer por volta dos dois anos e meio, e, nessa hora, o pequeno mostra que já percebeu o que é dinheiro e que o dinheiro “compra” as coisas que ele pode vir a querer. À medida que os pequenos vão crescendo, os filhos vão convivendo com a forma com que seus pais trabalham com o dinheiro. Para Cássia, a melhor base para uma educação financeira eficiente é aquela transmitida por meio de atitudes simples na rotina do relacionamento entre pais e filhos. Assim que a criança manifestar uma noção básica em relação a dinheiro, os pais já podem, de maneira gradual, adotar uma postura educativa.
Disponível em: http://brasil.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2013.
Sob diferentes perspectivas, os textos I e II abordam o tema educação financeira. No entanto, em ambos os textos, os autores sustentam a opinião de que