(UNESP) O primeiro passo no metabolismo do etanol no organismo humano é a sua oxidação a acetaldeído pela enzima denominada álcool desidrogenase. A enzima aldeído desidrogenase, por sua vez, converte o acetaldeído em acetato.
Questões relacionadas
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(PUC-RJ) A chamada “estrutura procariótica”, apresentada pelas bactérias, indica que esses seres vivos são:
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
Existem vírus que:
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
Falta de espaço, problemas de armazenamento e umidade. Esses foram os três fatores que levaram ao descarte de mil dos mil livros da Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei, em Ponta Grossa (PR). Depois de dois laudos, que comprovaram a existência de fungos nos livros, todos os exemplares contaminados serão incinerados.
(http://tinyurl.com/l2pt6vz Acesso em: 09.09.2013. Adaptado)
Outro fator que possibilitou o crescimento dos fungos, no interior da biblioteca, foi a disponibilidade de:
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Gregor Mendel, no século XIX, investigou os mecanismos da herança genética observando algumas características de plantas de ervilha, como a produção de sementes lisas (dominante) ou rugosas (recessiva), característica determinada por um par de alelos com dominância completa. Ele acreditava que a herança era transmitida por fatores que, mesmo não percebidos nas características visíveis (fenótipo) de plantas híbridas (resultantes de cruzamentos de linhagens puras), estariam presentes e se manifestariam em gerações futuras.
A autofecundação que fornece dados para corroborar a ideia da transmissão dos fatores idealizada por Mendel ocorre entre plantas: - Matemática | 10. Estatística
Sabe-se que o ácido tartárico é importante por colaborar com a preservação do gosto, da cor e da durabilidade de determinados alimentos.
De acordo com o padrão de qualidade estabelecido pela Portaria do Ministério da Agricultura, o teor médio de ácido tartárico em determinados produtos deve estar entre 0,6% e 0,9%.
Disponível em: http://www.abq.org.br. Acesso em: 30 maio 2017 (adaptado).
A tabela abaixo mostra os teores de ácido tartárico, em %, de 3 amostras de lotes de diferentes marcas de um produto.
Marca
Amostra 1
Amostra 2
Amostra 3
A
0,4
1,2
0,5
B
1,0
1,0
1,3
C
0,5
0,1
0,9
D
0,3
0,2
0,1
E
0,1
0,6
0,8
Com base nas informações do texto e da tabela, a marca desse produto que apresenta a média dos teores de ácido tartárico das amostras analisadas dentro da norma estabelecida é a marca