(UEG) No gráfico a seguir, é apresentada a variação da energia durante uma reação química hipotética.
Com base no gráfico, pode-se correlacionar X, Y e Z, respectivamente, como:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Internet: <www.google.com.br>.
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con la viñeta precedente.
El vocablo "precisamente" (l.3) puede ser sustituido por justamente sin producir alteraciones semánticas en el texto.
- História | 1.1 Pré-Colonial
(FUVEST 2012 1ª FASE) Há cerca de 2000 anos, os sítios superficiais e sem cerâmica dos caçadores antigos foram substituídos por conjuntos que evidenciam uma forte mudança na tecnologia e nos hábitos. Ao mesmo tempo que aparecem a cerâmica chamada itararé (no Paraná) ou taquara (no Rio Grande do Sul) e o consumo de vegetais cultivados, encontram-se novas estruturas de habitações.
André Prous. O Brasil antes dos brasileiros. A pré-história do nosso país. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 49. Adaptado.
O texto associa o desenvolvimento da agricultura com o da cerâmica entre os habitantes do atual território do Brasil, há 2000 anos. Isso se deve ao fato de que a agricultura
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UERJ) Considere um animal que possui oito cromossomos em suas células diploides. Nos esquemas A e B, estão representadas duas células desse animal em processo de divisão celular.
Com base nos esquemas, são identificados os seguintes tipos de divisão celular em A e B, respectivamente:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Estados Unidos e Canadá são vizinhos e possuem inúmeras semelhanças. Uma delas é a facilidade com que se encontra, em ambos os países, placas bilíngues, como as que estão logo abaixo:
No entanto, há uma diferença entre as motivações que fazem com que existam placas bilíngues nos dois países. Escolha a alternativa que melhor expressa essa diferença.
- Física | 2.6 Hidrostática
(ENEM 2013 1ª APLICAÇÃO) Para oferecer acessibilidade aos portadores de dificuldades de locomoção, é utilizado, em ônibus e automóveis, o elevador hidráulico. Nesse dispositivo é usada uma bomba elétrica, para forçar um fluido a passar de uma tubulação estreita para outra mais larga, e dessa forma acionar um pistão que movimenta a plataforma. Considere um elevador hidráulico cuja área da cabeça do pistão seja cinco vezes maior do que a área da tubulação que sai da bomba. Desprezando o atrito e considerando uma aceleração gravitacional de 10 m/s2, deseja-se elevar uma pessoa de 65 kg em uma cadeira de rodas de 15 kg sobre a plataforma de 20 kg.
Qual deve ser a força exercida pelo motor da bomba sobre o fluido, para que o cadeirante seja elevado com velocidade constante?