(UECE) Para preservar o casco de ferro dos navios contra o efeitos danosos da corrosão, além da pintura são introduzidas placas ou cravos de certo material conhecido como “metal de sacrifício”. A função do metal de sacrifício é sofrer oxidação no lugar do ferro. Considerando seus conhecimentos de química e a tabela de potenciais de redução impressa abaixo, assinale a opção que apresenta o metal mais adequado para esse fim.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
As folhas da árvore que lhe dá sombra desenham arabescos móveis nas páginas do livro.
O jardim é uma festa. Passa no ar uma borboleta amarela, 6como uma folha de papel de seda levada pelo vento. Um besouro zumbe em torno dum canteiro. Uma rosa se despetala lentamente e as pétalas rolam para o chão. Há, pelos canteiros, verdes de todos os matizes. As glicínias perfumam o ar. Por entre a relva se arrastam insetos minúsculos de asas coloridas.
4Amaro fecha o livro e olha o jardim. Por que será que lhe vem à memória a imagem de Clarissa? Clarissa é parte integrante deste jardim florido e luminoso, Clarissa é como a relva veludosa, como as glicínias, como as margaridas, como as rosas.
Clarissa é qualquer coisa de agreste e puro. 1Clarissa é música e é poesia, menina e moça – olhos abertos para o mistério da vida, alma que amanhece.
5Amaro recorda com amargura que na sua adolescência sentiu passar pela sua frente raparigas em flor, sem sequer levantar os olhos dos livros em cuja leitura mergulhara. Elas cantavam e riam ao sol. 3Ele – insensato – pensava que 2a vida estava só nos livros...
Agora é tarde. Tarde para voltar. 6Tarde para corrigir. O milagre da mocidade não se repete.
VERÍSSIMO, Érico. Clarissa. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 97.
Assinale a alternativa correta em relação à obra Clarissa, Érico Veríssimo, e ao texto:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(FASA) Considere uma caixa contendo equipamentos de alta sensibilidade, colocado sobre uma grande balança de mola, mantendo-a imóvel com fitas aderentes. O conjunto desliza para baixo, com velocidade constante, sobre uma rampa inclinada que forma um ângulo de 37° em relação a uma superfície horizontal. Sabe-se que o módulo da aceleração da gravidade local é 10 m/s², a massa do conjunto é igual a 15,0 kg e cos 37° e sen 37° são, respectivamente, iguais a 0,8 e 0,6. Sabendo-se que a constante elástica da mola da balança é igual a 500,0 N/m, a energia potencial elástica armazenada na mola é igual, em J, a
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
(UNESP) O gráfico mostra o fluxo térmico do ser humano em função da temperatura ambiente em um experimento no qual o metabolismo basal foi mantido constante. A linha azul representa o calor trocado com o meio por evaporação (E) e a linha vermelha, o calor trocado com o meio por radiação e convecção (RC).
Sabendo que os valores positivos indicam calor recebido pelo corpo e os valores negativos indicam o calor perdido pelo corpo, conclui-se que:
- Química | A. Cálculos Químicos
O consumo excessivo de sal de cozinha é responsável por várias doenças, entre elas a hipertensão arterial. O sal rosa é uma novidade culinária pelo seu baixo teor de sódio se comparado a de outros sais. Cada 1 g desse sal contém cerca de 230 mg de sódio contra os cerca de 400 mg de sódio encontrados nessa mesma quantidade e um sal de cozinha tradicional. Estima-se que no Brasil a dose diária de consumo de sal de cozinha seja de 12 g, e a dose máxima recomendada é de menos de 5 g por dia. Considere a massa molar do sódio igual a 23 g/mol.
MILL. J. G. et al. Estimativa do consumo de sal pela população brasileira: resultado da Pesquisa Nacional de Saúde 2013. Rev. Bras. Epidemiol., n, 22, 2019 (adaptado).
Considerando-se a dose estimada de consumo de sal de cozinha no Brasil, em 30 dias um indivíduo que substituir o sal de cozinha tradicional pelo sal rosa promove uma redução na quantidade de sódio ingerida, em mol, mais próxima de
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Carnal e místico
Pelas regiões tenuíssimas da bruma
vagam as Virgens e as Estrelas raras...
Como que o leve aroma das searas
todo o horizonte em derredor perfuma.
Numa evaporação de branca espuma
vão diluindo as perspectivas claras...
Com brilhos crus e fúlgidos de tiaras
as Estrelas apagam-se uma a uma.
E então, na treva, em místicas dormências,
desfila, com sidéreas latescências,
das Virgens o sonâmbulo cortejo...
Ó Formas vagas, nebulosidades!
Essência das eternas virgindades!
Ó intensas quimeras do Desejo...
CRUZ E SOUZA. Broquéis. Porto Alegre: L&PM, 2002.
Cruz e Sousa, em Missais, livro de prosas líricas, e Broquéis, livro de versos, representa a estética simbolista no Brasil. Em seu poema Carnal e místico, o autor emprega maiúsculas em determinados termos, de modo a