(UEPA) Testes com a utilização de cebolas têm sido recomendados por agências internacionais de proteção ambiental para verificação do nível de toxicidade de misturas complexas como resíduos de uma indústria, pois a cebola é sensível mesmo em concentrações consideradas aceitáveis aos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). Um estudo realizado, em águas, mostrou que uma concentração de 0,03 mg/L de cobre (Cu) dissolvido provoca uma inibição de 40% no crescimento das raízes de cebolas.
Para o experimento da toxidade de metal frente a um organismo (a cebola) o pesquisador preparou 100 mL de uma solução de sulfato de cobre (CuSO4 . 5H2O) para obter a concentração de 0,1 mol/L (desprezar as possíveis diluições). Assim, a massa utilizada no preparo desta é:
Dados: (Cu = 63; S = 32; O = 16 e H = 1g . mol-1)
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
Sólon foi um legislador ateniense que, em 594 a.C., iniciou uma reforma nas estruturas social, política e econômica da pólis ateniense. Era aristocrata por nascimento e trabalhava no comércio. Fez reformas abrangentes sem conceder aos grupos revolucionários e sem manter os privilégios dos eupátridas.
Clístenes foi filósofo, político e legislador de Atenas, cujas reformas políticas contribuíram para despertar o sentimento de cidadania em contraposição à solidariedade dos membros da aristocracia. É considerado um dos fundadores da democracia ateniense em uma época em que a aristocracia ansiava por reverter as reformas políticas impostas por Sólon.
Disponível em: pt.wikipedia.org/wiki. Acesso em 02 fev. 2012.
Explique a frase a seguir, tendo em vista as principais reformas introduzidas pelos dois juristas gregos.
“ Um importante passo em direção à democracia grega foi dado a partir das reformas de Sólon e Clístenes.”
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
A toxoplasmose, parasitose causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e também conhecida como “a doença do gato”, pode ser assintomática ou causar lesões na retina que podem evoluir para a cegueira, além de graves problemas no miocárdio, fígado e músculos. Pode ser adquirida ou transmitida congenitamente, o que acarreta abortos ou nascimentos de fetos malformados.
O protozoário parasita causador dessa doença pode infectar a maioria dos animais de sangue quente, como bois, porcos, carneiros, cabras, gatos e aves. Estima-se que a toxoplasmose ocorra em pelo menos um terço da população humana mundial, principalmente em locais quentes, úmidos, com condições sanitárias desfavoráveis, devido ao efeito favorecedor dessas condições ambientais na maturação dos oocistos (ovos) depositados no solo pelos animais contaminados, conforme o ciclo de vida do parasita esquematizado a seguir:
Sobre essa doença um estudante fez as afirmativas seguintes:
I. O agente etiológico da toxoplasmose é o gato.
II. O agente transmissor da toxoplasmose é o protozoário Toxoplasma gondii.
III. A toxoplasmose pode ser evitada não se comendo carne malpassada.
IV. A falta de saneamento favorece a penetração das larvas do Toxoplasma através da pele dos animais de sangue quente.
É correto o que se afirma apenas em
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(IME)
Um corpo de carga positiva, inicialmente em repouso sobre uma rampa plana isolante com atrito, está apoiado em uma mola, comprimindo-a. Após ser liberado, o corpo entra em movimento e atravessa uma região do espaço com diferença de potencial U sendo acelerado. Para que o corpo chegue ao final da rampa com velocidade nula, a distância d indicada na figura
Dados:
- deformação inicial da mola comprimida: x
- massa do corpo: m
- carga do corpo: +Q
- aceleração da gravidade: g
- coeficiente de atrito dinâmico entre o corpo e a rampa: y
- ângulo de inclinação da rampa: θ
- constante elástica da mola: K
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Guardar
Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la.
Em cofre não se guarda coisa alguma.
Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por
admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.
Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por
ela, isto é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela,
isto é, estar por ela ou ser por ela.
Por isso melhor se guarda o voo de um pássaro
Do que um pássaro sem voos.
Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica,
por isso se declara e declama um poema:
Para guardá-lo:
Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda:
Guarde o que quer que guarda um poema:
Por isso o lance do poema:
Por guarda-se o que se quer guardar.
MACHADO, G. In: MORICONI, I. (org.). Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.A memória é um importante recurso do patrimônio cultural de uma nação. Ela está presente nas lembranças do passado e no acervo cultural de um povo. Ao tratar o fazer poético como uma das maneiras de se guardar o que se quer, o texto:
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Na verdade, o mestre fitava-nos. Como era mais severo para o filho, buscava-o muitas vezes com os olhos, para trazê-lo mais aperreado. Mas nós também éramos finos, metemos o nariz no livro, e continuamos a ler. Afinal, cansou e tomou as folhas do dia, três ou quatro, que ele lia devagar, mastigando as ideias e as paixões. Não esqueçam que estávamos então no fim da Regência, e que era grande a agitação pública. Policarpo tinha, decerto, algum partido, mas nunca pude averiguar esse ponto. O pior que ele podia ter, para nós, era a palmatória. E essa lá estava, pendurada no portal da janela, à direita, com os seus cinco olhos do diabo.
Era só levantar a mão, despendurá-la e brandi-la, com a força do costume, que não era pouca. E daí, pode ser que, alguma vez, as paixões políticas dominassem nele a ponto de poupar-nos uma ou outra correção. [...]
Estendi-lhe a mão direita, depois a esquerda, e fui recebendo os bolos uns por cima dos outros, até completar doze, que me deixaram as palmas vermelhas e inchadas. Acabou, pregou-nos outro sermão. Chamou-nos sem vergonhas, desaforados, e jurou que, se repetíssemos o negócio, apanharíamos tal castigo que nos havíamos de lembrar para todo o sempre.
ASSIS, M. de. Contos de escola. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
O fragmento, extraído de Contos de Escola, revela uma situação cotidiana à época em que Machado de Assis o escreveu. Ao reunir recursos expressivos para descrever essa situação, o autor