(CPS) Nos versos de “Mar Portuguez”, o poeta Fernando Pessoa homenageia seus compatriotas que participaram das viagens dos descobrimentos.
Ó mar salgado,
Quanto do teu sal são lágrimas
de Portugal
A água do mar apresenta diversos sais que lhe conferem a salinidade, pois, em cada quilograma de água do mar, estão dissolvidos, em média, cerca de 35 g de sais.
(spq.pt/boletim/docs/boletimSPQ_101_056_24.pdf Acesso em: 16.08.2013. Adaptado)
Baseando-se na concentração de sais descrita no texto, para a obtenção de 1 kg de sais, a massa de água do mar necessária será, em kg, aproximadamente de:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
O estado de qualquer substância gasosa é determinado pela medida de três grandezas: o volume (V), a pressão (P) e a temperatura (T) dessa substância. Para os chamados gases “ideais”, o valor do quociente é sempre constante. Considere um reservatório que está cheio de um gás ideal. Sem vazar o gás, realizou-se uma compressão do reservatório, reduzindo seu volume à metade. Ao mesmo tempo, uma fonte de calor faz a temperatura do gás ser quadruplicada. Considere P0P_0 e P1P_1 respectivamente,os valores da pressão do gás no reservatório,antes e depois do procedimento descrito.
A relação entre Po e P1 é
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Como a vida escolar não é senão o germe da vida social – os principais processos pelos quais uma funciona devem ser encontrados na outra. Pode-se, pois, esperar que a Sociologia, ciência das instituições sociais, nos auxilie a compreender melhor o que são as instituições pedagógicas e a conjeturar o que devam ser elas, para melhor resultado do próprio trabalho.
DURKHEIM, E. Educação e sociologia. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1952.
Durkheim, ao discutir a importância da sociologia para o estudo das instituições pedagógicas, destaca a relevância da vida escolar por entender que
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
El texto que vas a leer trata de un tema muy frecuente entre los jóvenes actuales.
Demi Lovato habla de su sufrimiento tras ser víctima del 'bullying'
Tiene fama, éxito, belleza y dinero. Todos los ingredientes necesarios para ser considerada una de las jóvenes más afortunadas del mundo. Sin embargo, la vida de Demi Lovato no ha sido tan idílica como a muchos les puede parecer. La estrella de Disney se ha sumado a la ya larga lista de famosas que han confesado haber sido víctimas del 'bullying' o acoso escolar. Demi Lovato ha reunido fuerzas para hablar de uno de los problemas que sufrió durante su etapa pre-adolescente. "El 'bullying' es algo por lo que pasé cuando tenía 12 años. Se acabó cuando dejé el colegio por culpa de esto", ha desvelado la actriz y cantante de 22 años. La protagonista de 'Camp Rock' confiesa que aún le quedan algunas secuelas de este duro trance por el que pasó durante su etapa escolar: "Sólo recuerdo los tiempos duros por los que pasé y que me causaron problemas que tengo que superar con el día a día... La gota que colmó el vaso fue un día que estaba en el baño y las luces se apagaron. No pude volver a encenderlas porque tenías que tener una clave en una parte separada del colegio... Llamé a mi madre llorando y le dije que no quería volver al colegio nunca más. Fue un momento muy duro. Estaba sola". Uno de los únicos momentos positivos que recuerda Demi Lovato es que, tras los duros episodios de acoso escolar, acabó recibiendo clases en casa, acompañada de una amiga famosa: "Recibí clases en casa junto a Selena Gómez, así que ella fue una buena amiga para mí y todavía lo es", ha confesado la artista. Disponible en: <http://www.eltiempo.com/archivo/documento-2013/MAM-1549005>. Acceso el: 05 nov. 2014. (Fragmento adaptado)
Enunciado:
La actriz de Camp Rock cuenta una triste experiencia de su tiempo de cole. Ella afirma haber sufrido mucho en ese tiempo y dice que se sentía muy sola. Afirma que algunos de los problemas que tuvo sigue superando cada día. ¿Ella contó con alguna ayuda? ¿Cómo fue y quien la apoyó?
- Filosofia | 2.3 Helenismo
Acostuma-te à ideia de que a morte para nós não é nada, visto que todo bem e todo mal residem nas sensações, e a morte é justamente a privação das sensações. A consciência clara de que a morte não significa nada para nós proporciona a fruição da vida efêmera, sem querer acrescentar-lhe tempo infinito e eliminando o desejo de imortalidade. Não existe nada de terrível na vida para quem está perfeitamente convencido de que não há nada de terrível em deixar de viver. É tolo, portanto, quem diz ter medo da morte, não porque a chegada desta lhe trará sofrimento, mas porque o aflige a própria espera.
EPICURO. Carta sobre a felicidade [a Meneceu]. In: COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2006.
O epicurismo foi uma escola filosófica do período helenístico. No texto, percebe-se que, o filósofo Epicuro defende que o medo da morte levava o individuo ao(à)
- Matemática | 1.12 Sistema de Equações do 1º Grau
Uma empresa produz espelhos decorativos em formato de triângulos equiláteros de 3 tamanhos: A, B e C. O custo total da produção de cada espelho é dado pela soma dos custos relativos à moldura, ao vidro espelhado e à mão de obra utilizada para a produção de cada um deles.
Os perímetros dos vidros espelhados utilizados para compor os espelhos de tamanho A, B e C medem, respectivamente, p, 2p e 3p. Em todos os tamanhos, a moldura é colocada sobre o vidro de modo a manter a relação de 1 : 2 : 3 entre os lados dos espelhos.
O custo relativo à moldura é proporcional ao perímetro do espelho, enquanto o relativo ao vidro é proporcional à superfície espelhada. O custo com a mão de obra é fixo e equivale a R$ 20,00 por peça. Uma peça de tamanho A tem custo total de R$ 40,00; já uma peça de tamanho B tem custo total de R$ 90,00.
O custo total de um espelho de tamanho C equivale a