(UDESC) Se um comprimido efervescente que contém ácido cítrico e carbonato de sódio for colocado em um copo com água, e mantiver-se o copo aberto, observa-se a dissolução do comprimido acompanhada pela liberação de um gás. Assinale a alternativa correta sobre esse fenômeno.
Questões relacionadas
- Geografia | 5.2 Migração
Entre o final do século XIX e o início do século XX, o Brasil recebeu grande número de imigrantes europeus e asiáticos. Os dados apresentados na tabela se explicam, dentre outros fatores, pela (o)
- Matemática | A.2 Segundo Grau
Bárbara tem 6 anos e Ligia tem 5. Assinale daqui a quantos anos o produto de suas idades será igual a 42.
- Geografia - Fundamental | 2.03 Atuação das ONGs Internacionais
Leia as informações e analise a imagem a seguir.
A ONG Free The Slaves (FTS) mostra que o uso de artes visuais vem auxiliando uma série de organizações de combate ao trabalho escravo no mundo inteiro. Entre alguns exemplos, a FTS cita o caso da Comissão Pastoral da Terra (CPT), no Brasil, que faz o uso de gravuras ou histórias em quadrinhos para mostrar aos trabalhadores rurais o processo de aliciamento do trabalho escravo.
Gravura usada pela CPT destaca 'gato' (animal da figura), responsável pelo aliciamento de pessoas.
Disponível em: < http://reporterbrasil.org.br/blogdaredacao/?p=1142. Acesso em: 12 set. 2012.
As informações e a imagem retratam o trabalho
- Ciências - Fundamental | 09. Imunização
Texto base: 11106726
Texto introdutório
O sistema imunológico é responsável por proteger o nosso organismo de agentes infecciosos. Uma das formas de fortalecer essa proteção é por meio da imunização, que pode ser ativa ou passiva. Além disso, é importante entender a diferença entre soro e vacina, dois termos comuns quando se fala em imunização.
Enunciado:
Qual é a diferença entre imunização ativa e passiva?
- Geografia | A. Globalização
(FGVRJ) Leia o seguinte texto:
Embora muitos estudos tradicionais tenham afirmado que os mecanismos de mercado favorecem a concentração das atividades econômicas (ao menos nos estágios iniciais do processo de desenvolvimento de um país), e ainda que essa concepção esteja basicamente correta, a tese apriorística de que as reformas dos anos 1990 iriam bloquear ou mesmo reverter o processo de desconcentração por ampliarem o papel das “forças de mercado” nas decisões de localização de investimentos mostrou-se falha. Os dados mais atualizados revelam que o erro dos especialistas ao prever o “esgotamento” ou a “inflexão” do processo de desconcentração industrial brasileira se deveu principalmente à importância excessiva que conferiram a um pequeno número de fatores que intervêm na dinâmica espacial desse setor, sobretudo a crise de planejamento regional e as tendências de aglomeração associadas ao novo paradigma técnico e econômico em construção.
Diniz, L. L. F. Para onde irão as indústrias? A nova geografia da industrialização brasileira. In: Albuquerque, E. S. de (org.) Que país é esse? Pensando o Brasil contemporâneo. São Paulo: Globo, 2005, p. 286-287.
Entre as afirmações abaixo, assinale aquela que é coerente com os argumentos apresentados no texto.