(UFPR) Em momentos de estresse, as glândulas suprarrenais secretam o hormônio adrenalina, que, a partir da aceleração dos batimentos cardíacos, do aumento da pressão arterial e da contração ou relaxamento de músculos, prepara o organismo para a fuga ou para a defesa.
Dados – M(g . mol– 1): H = 1; C = 12; N = 14; O = 16.
Qual é o valor da massa molar (em g/mol) desse composto?
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UEFS)
Um motor com rendimento de 70% puxa um bloco de 50,0 kg, que desliza com velocidade constante de 5,0 m/s sobre o plano inclinado representado na figura. Desprezando-se a resistência do ar, admitindo-se as polias e o fio como sendo ideais, o módulo da aceleração da gravidade, g = 10,0 m/s², o coeficiente de atrito dinâmico, µd= 0,3, e sabendo-se que cos θ = 0,8 e sen θ = 0,6, a potência do motor, em kW, é igual a
- Geografia | 5.1 População
Mas os sinos, felizmente, não tocavam apenas para
planger aqueles que morriam. Tocavam também para
assinalar as horas do dia e da noite, para chamar à festa ou
à devoção dos crentes, e houve um tempo, não tão distante
[5] assim, em que o seu toque a rebate era o que convocava o
povo para acudir às catástrofes, às cheias e aos incêndios,
aos desastres, a qualquer perigo que ameaçasse a
comunidade. [...]
Outros e diferentes são os sinos que hoje defendem
[10] e afirmam a possibilidade, enfim, da implantação no
mundo daquela justiça companheira dos homens, daquela
justiça que é condição da felicidade do espírito e até, por
mais surpreendente que possa parecer-nos, condição do
próprio alimento do corpo. Houvesse essa justiça, e nem
[15] um só ser humano mais morreria de fome ou de tantas
doenças que são curáveis para uns, mas não para outros.
Houvesse essa justiça, e a existência não seria, para mais
de metade da humanidade, a condenação terrível que
objetivamente tem sido. Esses sinos novos cuja voz se vem
[20] espalhando, cada vez mais forte, por todo o mundo são os
múltiplos movimentos de resistência e ação social que
pugnam pelo estabelecimento de uma nova justiça
distributiva e comutativa que todos os seres humanos
possam chegar a reconhecer como intrinsecamente sua,
[25] uma justiça protetora da liberdade e do direito, não de
nenhuma das suas negações.
José Saramago. Este mundo de injustiça globalizada.
A respeito do texto anteriormente apresentado, de José Saramago, e de múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item.
No Brasil, o aumento do número de idosos na população e o consequente aumento dos gastos com previdência e saúde pública tornam-se alarmantes em razão de fatores diversos, como a desigualdade social, as questões de gênero, a formação educacional e as deficiências nos serviços públicos.
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
TEXTO 3
Leituras e leituras
Ler melhora as pessoas? Há quem não dê
[50] garantia absoluta. A filósofa alemã Hannah
Arendt já disse (A Vida do Espírito) que leitores
refinados estiveram no comando de muitos
campos de concentração nazistas. O argentino
Alberto Manguel lembra, nesta edição, do
[55] professor que o instigou a ser escritor, mas se
revelou um dedo-duro da ditadura argentina.
Ler é uma possibilidade de abertura às
experiências que ainda não vivemos na pele.
Em si, nem sempre nos melhora. Pois o que
[60] faremos com ela é da nossa alçada.
Hoje já se sabe que não há leitura "certa"
ou "errada", há gradações. Um texto pode
ganhar significações nem sempre previstas
pelo autor. Pois circula, é lido em contextos e
[65] épocas distintos. Já é hegemônica (está nos
Parâmetros Curriculares, de 1998) a ideia da
leitura como fruição e do leitor como
construtor de sentidos do texto. A leitura
pressupõe cruzamento de saberes e
[70] experiências do leitor com os saberes
propostos pelo texto, como disse Ingedore
Koch, da Unicamp, nesta. Todo texto traz
coisas implícitas. Como se chega ao que está
oculto nele? Ligando o que está no texto ao
[75] nosso saber prévio, diz Ingedore. O leitor com
pouco conhecimento fará leitura mais rasa. Se
sua experiência de vida e de leitura for maior,
mais a fundo ele chega. O drama atual é levar
essa noção a suas consequências: as ações
[80] cotidianas devem realizar na prática a ideia de
leitura como interação — ler para entender o
mundo, não a intenção de um autor. Muita
gente admite que o leitor não é um ser isolado
do mundo. Elogia a leitura que enfatiza a
[85] fruição. Mas, no vamovê, limita-se a exigir do
leitor o projeto de escrita proposto pelo autor.
Ou tenta controlar o que ele lê.
Esta edição é um modesto painel sobre a
leitura, ato solitário que requer concentração,
[90] feita hoje numa sociedade da distração, em
que a irreflexão e a precipitação de juízos
dominam. Parar para pensar e para ler dá
trabalho (Platão: pensar é o diálogo silencioso
de si consigo mesmo). Ler pode nos melhorar,
[95] mas antes exige esforço de querer parar para
pensar. Esforço genuíno de liberdade.
Luiz Costa Pereira Junior, editor da revista Língua Portuguesa. Ano 5. Nº 63. Janeiro/ 2011. Seção "Carta ao Leitor''.
Observe os comentários feitos sobre o uso do advérbio hoje (linha 61, texto 3):
I. Aponta para janeiro de 2011, data da publicação do artigo.
II. Indica um tempo não específico, generalizado e pode ser substituído por "atualmente", "nos tempos atuais".
III. Sugere uma relativa contemporaneidade entre o ato de escrever e o ato de ler.
Está correto o que se afirma em
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
El ocio de los jóvenes, ¿un riesgo?
Andrea Sánchez Mata
Son las ocho de la tarde, hora punta en el metro. En la parada de Avenida de América, uno de los televisores emite un boletín de noticias del Canal Metro. Muchos de los viajeros fijan su mirada, ya casi perdida después de un largo día, en el monitor. La vocecilla de los informativos comienza a locutar: “Más del 80 por ciento de los jóvenes madrileños entre 15 y 24 años dedican la mayor parte de su tiempo de ocio a salir de fiesta por la noche, según el informe «Ocio y riesgos de los jóvenes madrileños» realizado por la Fundación de Ayuda a la Drogadicción, la Obra Social Caja Madrid y el Instituto de Adicciones del Ayuntamiento de Madrid”.
Un par de señoras, de esas que cargan con bolsas y que han quedado para ir de compras, dicen: “Vamos, estos jóvenes de hoy en día, ya ni van al cine, ni al teatro, ni tan siquiera leen, como hacíamos nosotras, sólo les interesa emborracharse”, y miran de soslayo a un grupillo de jóvenes que tienen cerca. “Hombre claro, durante toda la semana tenemos clase, lo que nos apetece los fines es irnos fiesta, comenta un chaval de unos 18 años.
Continúa la noticia: “La investigación revela que casi el 70 por ciento de los encuestados se emborrachó al menos una vez en 2009. Un 45 por ciento fue en coche de un conductor bebido o drogado. Una tercera parte se peleó. Uno de los chicos dice: “Va, prefiero montar en el coche de alguien bebido que dejarme las pelas en un taxi, pasar frío en la calle o esperar a que abra el metro” Las señoras suspiran con un aire de indignación, “qué inconscientes”, apunta una de ellas.
Ya dentro del vagón una de las señoras dice: “Mi Vero, que ahora dice que quiere estudiar no sé que de teatro, yo ya ni la escucho, sólo dice tonterías”.
El día siguiente, la noticia en el periódico añade: “El estudio indaga sobre las creencias de los padres acerca del ocio de los jóvenes. La mayoría se alarma pero se resigna y acepta las consecuencias de la independencia de sus hijos y confía en que están bien educados y sean algo diferentes”. Buena suerte.
http://www.gazeta20.com/?p=3257 (fragmento)
¿Cuál es el problema de las señoras con los jóvenes que están cerca en la parada de metro?
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
J uego: Carrera de basura La carrera para limpiar el medio ambiente consta de grupos de niños que juntan la basura al aire libre donde se está jugando, un parque, patio de la escuela o en el vecindario funciona bien. Los niños recogen basura en equipo y usan guantes como protección. Instruye a los niños a evitar objetos cortantes. Las herramientas de recolección de basura también protegen a los niños. El objetivo es recoger la mayor parte de litter. Si estás recogiendo una gran cantidad de basura, lo más probable es que tenga que estimar o ponderar las bolsas de basura. Para los trabajos de limpieza más pequeños, contar las piezas de basura recogidas por cada equipo. El equipo que acumula más basura es el ganador. El medio ambiente también gana ya que este juego quita la basura de la zona. Disponible en: <http://www.livestrong.com/es/juegos-ambientales-jugar-lista_16289/>. Acceso el: 30 jun. 2016. (Fragmento)
Enunciado:
- a) ¿Qué piensas sobre el juego “Carrera de basura” ? ¿Cree que es posible hacerlo en tu escuela? ¿Por qué?
b) Piensa en un juego sobre medioambiente, ¿cuáles serían las reglas? Escríbelas utilizando el imperativo.