(FATEC) Cinco amigos estavam estudando para a prova de Química e decidiram fazer um jogo com os elementos da Tabela Periódica:
Os isótopos representados contidos nos cartões de Paulo e Gabriela podem reagir entre si para formar óxido de lítio, segundo a reação balanceada
4 Li(s) + O2(g) →2 Li2O(s)
A massa de lítio necessária para reagir completamente com 3,2 Kg de oxigênio é, em quilogramas,
Massas molares:
Li: 7 g/mol
O: 16 g/mol
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
O trabalho não era penoso: colar rótulos, meter vidros em caixas, etiquetá-las, selá-las, envolvê-las em papel celofane, branco, verde, azul, conforme o produto, separá-las em dúzias... Era fastidioso. Para passar mais rapidamente as oito horas havia o remédio: conversar. Era proibido, mas quem ia atrás de proibições? O patrão vinha? Vinha o encarregado do serviço? Calavam o bico, aplicavam-se ao trabalho. Mal viravam as costas, voltavam a taramelar. As mãos não paravam, as línguas não paravam. Nessas conversas intermináveis, de linguagem solta e assuntos crus, Leniza se completou. Isabela, Afonsina, Idália, Jurete, Deolinda – foram mestras. O mundo acabou de se desvendar. Leniza perdeu o tom ingênuo que ainda podia ter. Ganhou um jogar de corpo que convida, um quebrar de olhos que promete tudo, à toa, gratuitamente. Modificou-se o timbre de sua voz. Ficou mais quente. A própria inteligência se transformou. Tornou-se mais aguda, mais trepidamente.
REBELO, M. A estrela sobe. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
O romance, de 1939, trazer à cena tipos e situações que espelham o Rio de Janeiro daquela década. No fragmento, o narrador delineia esse contexto centrado no:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Texto base: 3934709
Leia a reportagem para responder à questão. Campanha em São Paulo alerta sobre trabalho infantil na cadeia têxtil A plataforma Rede Peteca, Chega de Trabalho Infantil, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e o Ministério Público do Trabalho, distribuiu hoje (25), em oito escolas dos bairros Pari, Brás, Bom Retiro, Vila Maria e Vila Guilherme, em São Paulo, folhetos alertando e orientando os alunos e seus pais contra o trabalho infantil na cadeia têxtil. As escolas foram escolhidas porque se situam em bairros onde há grande número de oficinas de costura. [...] A intenção da campanha não é apenas explicar o que é e quais são as consequências do trabalho infantil, mas também orientar as famílias sobre os órgãos públicos que podem auxiliá-las. O material distribuído traz endereços e telefones dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) dos cinco bairros-alvos da campanha. De acordo com a coordenadora da ação na Rede Peteca, uma plataforma que visa à promoção dos direitos da criança e do adolescente e à erradicação do trabalho infantil no país, Bruna Ribeiro, a ideia é mostrar aos pais que eles são vítimas da situação e precisam proteger os filhos, trocando o trabalho infantil pela escola. “Fazer com que as próprias crianças levem a informação para suas casas é uma maneira de envolver as famílias no combate ao trabalho infantil de sua comunidade”, explicou. [...] Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-10/campanha-em-sao-paulo-
alerta-sobre-trabalho-infantil-na-cadeia-textil.
Acesso em: 11 abr. 2019.
Enunciado:
O assunto principal do parágrafo destacado é a
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Ramadã é o mês de reflexão espiritual, rezas, humildade, boas ações, caridade, generosidade, autodisciplina, autocontrole e autocontenção. É um tempo para estabelecer uma maior aproximação com Deus e educar o corpo e a mente para vencer as vontades mundanas.
Como um período de purificar a alma, buscar uma aproximação com Deus, além da prática do autossacrifício através da privação e da fome, o Ramadã é muito mais do que apenas não comer e beber. O principal propósito é levar cada pessoa a refletir sobre alguns valores como solidariedade, consolação e generosidade, incentivá-las a praticar boas ações e demonstrar afeição para com os necessitados e pobres.
Disponível em: <http://www.guiaemdubai.com/ramadan/>. Acesso em mar. 2013.
A prática do jejum e da oração diária no mês do Ramadã é um traço cultural que identifica socialmente
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
exto base: Teve um período em que a escola brasileira reproduzia o modelo europeu de educação: utilizavam materiais e recursos didáticos nem sempre favoráveis à aprendizagem.
A palmatória, a orelha de burro e os grãos de milho são objetos muito antigos. Alguns deles introduzidos, no Brasil, pelos jesuítas. Disponível em: http://www.portaldopatrimoniocultural.com.br/. Acesso em: 05 abril 2015.
exto base: Teve um período em que a escola brasileira reproduzia o modelo europeu de educação: utilizavam materiais e recursos didáticos nem sempre favoráveis à aprendizagem.
A palmatória, a orelha de burro e os grãos de milho são objetos muito antigos. Alguns deles introduzidos, no Brasil, pelos jesuítas. Disponível em: http://www.portaldopatrimoniocultural.com.br/. Acesso em: 05 abril 2015.
Enunciado:
Esses objetos eram usados na escola pelo professor para
- Física | 2.6 Hidrostática
(UEFS) No freio hidráulico de um automóvel, a pressão exercida pelo motorista no pedal de freio é transmitida até as rodas do veículo através de um fluído. A transmissão do acréscimo da pressão exercida em um ponto de um fluido a todos os pontos do fluido e das paredes internas do recipiente que o contém é explicada pelo