(IFSUL) Os ácidos estão muito presentes em nosso cotidiano, podendo ser encontrados até mesmo em nossa alimentação. A tabela abaixo apresenta alguns ácidos e suas aplicações.
A força dos ácidos dispostos na tabela, respectivamente, é
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05.1. Sombra e simetria
- MATERIAL - Aparelho completo para reproduçã de imagens (Data- Show). - Papel color set A3 branco - Lápis HB, 2B,4B,6B PROCEDIMENTOS - O professor deverá falar mais um pouco sobre a técnica de luz e sombra. Disponível: http://www.amopintar.com/luz-e-sombra/ http://desenhetudo.blogspot.com.br/p/luz-e-sombra.html http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202007000100005 http://desenhosrealistas.com.br/luz-e-sombra/ - Apresentar o trabalho desenvolvido por Claude Monet em que ele pintou uma série de imagens da “Catedral de Rouen” em horários diferentes, reproduzindo a incidência da luz. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Ru%C3%A3o Disponível: http://ceippcantinhodosaber.blogspot.com.br/2012/03/arte-luz-e-sombra.html
Fonte: http://virusdaarte.net/claude-monet-vistas-da-catedral-de-rouen/ - Mostrar também a obra: A ceia de Emaús Caravaggio – A composição é de estilo barroco. Quando observamos a pintura o que nos chama mais atenção é a luz, o claro e o escuro. Esse tipo de colorido, criado por meio da luz e da sombra, dramatiza a pintura. A linha diagonal que compõe as formas nos dá a sensação de desequilíbrio, movimento e dramaticidade.
Fonte: http://ceippcantinhodosaber.blogspot.com.br/2012/03/arte-luz-e-sombra.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Ceia_em_Ema%C3%BAs_(Caravaggio) - Pedir aos alunos para observarem as diferentes iluminações em um ambiente, em horários diferentes , a noite com a luz acessa e apagada. - Depois de tudo exposto proponha para os alunos fazerem um desenho livre, de criação e utilizar a técnica da luz e sombra para dar acabamento neste desenho. - Quando for desenhar, desenhe uma luz projetando a sua direção em relação ao desenho.
Fonte:http://desenhetudo.blogspot.com.br/p/luz-e-sombra.html - Utilizar somente os lapis HB, 2B 4B 6B e o esfuminho para este trabalho. - Este desenho deverá ser feito somente em preto e branco. - O professor deverá pedir aos alunos para sempre observarem onde a luz está refletindo no desenho.
- Matemática - Fundamental | 06. A Adição
Os irmãos Carlos e João resolveram reunir suas coleções de carrinhos. Carlos tem 38 carrinhos e João tem 22. Quantos carrinhos terá a coleção que os dois vão formar?
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
Os frutos são exclusivos das angiospermas, e a dispersão das sementes dessas plantas é muito importante para garantir seu sucesso reprodutivo, pois permite a conquista de novos territórios. A dispersão é favorecida por certas características dos frutos (ex.: cores fortes e vibrantes, gosto e odor agradáveis, polpa suculenta) e das sementes (ex.: presença de ganchos e outras estruturas fixadoras que se aderem às penas e pelos de animais, tamanho reduzido, leveza e presença de expansões semelhantes a asas). Nas matas brasileiras, os animais da fauna silvestre têm uma importante contribuição na dispersão de sementes e, portanto, na manutenção da diversidade da flora.
CHIARADIA, A. Mini-manual de pesquisa: Biologia. Jun. 2004 (adaptado)
Das características de frutos e sementes apresentadas, quais estão diretamente associadas a um mecanismo de atração de aves e mamíferos?
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Leia o texto.
A radiação está ao nosso redor e existe desde o início do nosso planeta. Ela torna-se um problema quando ocorre em altas doses e tempo de exposição curto. O efeito biológico de radionuclídeos depositados internamente depende, em grande parte, da sua atividade e distribuição no organismo, além da taxa de remoção dessa substância que, por sua vez, depende da sua forma química. O iodo radiativo é um produto comum da fissão nuclear; era o componente principal da radiação liberada pelo desastre de Chernobyl (na antiga União Soviética, em 1986), o que levou a muitos casos pediátricos de câncer da glândula tireoidea.
(WHO, Fact Sheet 303, 2006. Adaptado)
De acordo com o texto, ocorreu câncer da glândula tireoidea, após a liberação de iodo radiativo no desastre de Chernobyl, porque
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
As convicções religiosas dos escravos eram entretanto colocadas a duras provas quando de sua chegada ao Novo Mundo, onde eram batizados obrigatoriamente “para a salvação de sua alma” e deviam curvar-se às doutrinas religiosas de seus mestres. lemanjá, mãe de numerosos outros orixás, foi sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, e Nanã Buruku, a mais idosa das divindades das águas, foi comparada a Sant’Ana, mãe da Virgem Maria.
VERGER, P. Orixás: deuses iorubás na África e no Novo Mundo. São Paulo: Corrupio, 1981.
O sincretismo religioso no Brasil colônia foi uma estratégia utilizada pelos negros escravizados para