(IFSUL) Os ácidos estão muito presentes em nosso cotidiano, podendo ser encontrados até mesmo em nossa alimentação. A tabela abaixo apresenta alguns ácidos e suas aplicações.
A força dos ácidos dispostos na tabela, respectivamente, é
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Linguagem Verbal e Não-Verbal
(IFSC)
Com base na leitura da tirinha, assinale a alternativa CORRETA.
- Física | B. Força Magnética
(UFRGS) A figura abaixo representa um experimento em que um ímã está sendo aproximado com velocidade V de uma bobina em repouso, ligada em série com um galvanômetro G.
A seguir, três variantes do mesmo experimento estão representadas nas figuras I, II e III
Assinale a alternativa que indica corretamente as variantes que possuem corrente elétrica induzida igual àquela produzida no experimento original.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia trechos de uma reportagem para responder à questão. Disponível em: <http://www.superinteressante.com.br>. Acesso em: 1º out. 2013.
Explique a importância dessa mescla de linguagem para a compreensão do texto.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
O BRASIL ENTRE DUAS DITADURAS
Capa da Revista Careta. Outubro de 1950. n 2208.
Acervo da Biblioteca Nacional. Disponível em:< http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/careta/careta_anos.htm>. Acesso em: 20 jul. 2013
O período entre 1945-1964 foi um tempo de disputas e enfrentamentos, em várias esferas da vida pública, entre grupos políticos com propostas e ideologias divergentes. Assim, alguns historiadores atribuem um sentido democrático ao período.
A capa da Revista Careta ilustra a experiência democrática vivida no Brasil, devido
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
O glifosato (C3H8NO5P) é um herbicida pertencente ao grupo químico das glicinas, classificado como não seletivo. Esse composto possui os grupos funcionais carboxilato, amino e fosfonato. A degradação do glifosato no solo é muito rápida e realizada por grande variedade de microrganismos, que usam o produto como fonte de energia e fósforo. Os produtos da degradação são o ácido aminometilfosfônico (AMPA) e o N-metilglicina (sarcosina):
A partir do texto e dos produtos de degradação apresentados, a estrutura química que representa o glifosato é: