(IFSUL) Os ácidos estão muito presentes em nosso cotidiano, podendo ser encontrados até mesmo em nossa alimentação. A tabela abaixo apresenta alguns ácidos e suas aplicações.
A força dos ácidos dispostos na tabela, respectivamente, é
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- A compreensão dos parâmetros do som é importante não só para uma boa
interpretação musical como também para um bom entendimento da escrita musical,
uma vez que estas propriedades do som são usadas como referências para a grafia da
música na nossa cultura.
- Tradicionalmente a grafia musical utiliza-se de quatro parâmetros básicos: altura,
intensidade, duração e timbre.
- Nesta aula o aluno compreenderá o conceito de intensidade em Música. Além disso,
participará de uma atividade musical que fortalecerá seu entendimento auditivo do
parâmetro em questão.
- Inicie o trabalho falando – num tom normal de voz – sobre qualquer coisa que você
queira. Fale sobre assuntos sobre o mundo da indústria musical e ou cultural: um
cantor ou uma cantora que esteja em evidência, uma banda que acabou de lançar um
disco, etc.
- Abaixe gradativamente o volume de sua voz até que os alunos notem que há algo
errado. Então comece a cochichar. Subitamente aumente a intensidade até estar
quase gritando, o que causará um susto nos alunos.
- Interrompa a história e pergunte o que aconteceu de diferente em sua forma de falar
do início da aula até aquele momento. Os alunos certamente dirão que sua voz
mudou e é muito comum o uso de diferentes adjetivos, muitas vezes inadequados,
como, "grosso" , "agudo" , "grave", "bravo" e outros mais para se referir a sua
maneira de falar.
- Explique que o que mudou foi a intensidade sonora e que este recurso é uma das
qualidades ou propriedades do som. Explique que a intensidade está ligada a energia
que se imprime a fonte sonora. Assim, quanto mais enérgico o movimento, mais forte
será o som e vice-versa. Exemplificando: se tocarmos uma corda de violão com muita
delicadeza, produziremos um som fraco, com pouca intensidade; se tocarmos com
bastante força, produziremos um som forte. Da mesma forma com um tambor ou
qualquer outro instrumento.
- Fale sobre a possibilidade da intensidade variar de forma gradativa ou abrupta. Ouça
com a turma exemplos musicais observando as variações da intensidade.
- É interessante fazer as observações nos momentos em que acontecem as mudanças
na intensidade das músicas utilizadas como exemplo ; Disponível:
https://www.youtube.com/channel/UC920MdLghXzI3oXHhlp7N1w
https://www.youtube.com/watch?v=k4HcBOy4t3Y
https://www.youtube.com/watch?v=hV6S1YhbHOU
- Agora é hora de propor um exercício.
- Divida os alunos em pequenos grupos e peça a eles para executar uma pequena
canção variando a intensidade tanto de forma abrupta quanto de forma gradativa.
Auxilie os alunos quando necessário
- Faça uma apresentação para todos da escola.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576
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Texto base: As crianças de uma escola resolveram brincar de formar números usando as peças do dominó. Veja como elas pensaram.
Enunciado:
1. Usando as peças a seguir, forme 2 números de 2 algarismos com cada uma delas.
____________ ___________ ___________
2. Complete os quadros a seguir usando os números formados na atividade anterior.
.................>..................... ...................<................... ......................>.....................
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(UEL) Se o blastóporo de uma gástrula originar o ânus do futuro animal, este poderá ser
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Eu não tenho hoje em dia muito orgulho do Tropicalismo. Foi sem dúvida um modo de arrombar a festa, mas arrombar a festa no Brasil é fácil. O Brasil é uma pequena sociedade colonial, muito mesquinha, muito fraca.
VELOSO, C. In:HOLLANDA, H. B.; GONÇALVES, M. A. Cultura e participação nos anos 60. São Paulo: Brasiliense, 1995 (adaptado).
O movimento tropicalista, consagrador de diversos músicos brasileiros, está relacionado historicamente
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(ENEM 2018 2º APLICAÇÃO) Em uma corrida de dez voltas disputada por dois carros antigos, A e B, o carro A completou as dez voltas antes que o carro B completasse a oitava volta. Sabe-se que durante toda a corrida os dois carros mantiveram velocidades constantes iguais a 18 m/s e 14 m/s. Sabe-se também que o carro B gastaria 288 segundos para completar oito voltas. A distância, em metro, que o carro percorreu do início da corrida até o momento em que o carro A completou a décima volta foi mais próxima de