(UFGRS) Os compostos inorgânicos encontram amplo emprego nas mais diversas aplicações. Na Coluna 1, abaixo, estão listados cinco compostos inorgânicos; na coluna 2, diferentes possibilidades de aplicação.
Coluna 1
1. Mg(OH)2
2. HClO
3. H2SO4
4. NaOH
5. H3PO4
Coluna 2
( ) Usado em baterias
( ) Antiácido
( ) Usado em refrigerantes
( ) Usado em produtos de limpeza
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
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(UEPB) Sobre a eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido são apresentadas algumas proposições. Coloque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) A eritroblastose fetal só ocorre quando mulheres Rh– já sensibilizadas geram criança Rh+.
( ) A sensibilização pode ocorrer por transfusão de sangue Rh+ ou gestação anterior de uma criança Rh+.
( ) A sensibilização ocorre durante a gestação, em decorrência da passagem de sangue da mãe para o filho e vice-versa.
( ) Atualmente, a eritroblastose fetal é prevenida injetando-se na mãe Rh– soro contendo anti-Rh logo após o nascimento do primeiro filho Rh+.
( ) A frequência observada de eritroblastose fetal é menor que a esperada; um dos motivos para essa redução é a incompatibilidade do grupo sanguíneo do sistema ABO entre mãe e feto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
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(UNIFEI) A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na:
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Leia o trecho abaixo, de Marcos Rey, para responder à pergunta.
— Mas se trata dum caso tão insignificante – protestou mamãe. — Insignificante? Esse enigma está nos pondo malucos. Alguém andava assaltando nosso galinheiro. A cada dia sumia uma galinha. Quem faria isso estando a casa cercada de paredes de imensos edifícios? Não havia muro para saltar. Nem grades para pular. E na casa só morávamos eu, meus pais, tio Clarimundo e Noca, a velha empregada. Um enigma muito enigmático, sim. Marcos Rey; Heloisa Prieto (Org.), Vice-versa ao contrário.
São Paulo: Companhia das Letrinhas.
Leia as frases abaixo:
1) “Eu não sei o porquê dessa sua decisão.”
2) “Ele passou de ano, porque estudou muito.”
3) “Ela não entendeu por que não passou de ano.”
4) “Você não foi ao passeio, por quê?
Marque em qual delas a palavra em destaque transmite a ideia de causa.
- FísicaO freio ABS é um sistema que evita que as rodas deum automóvel sejam bloqueadas durante uma frenagem forte e entrem emderrapagem. Testes demonstram que, a partir de uma dada velocidade, a distânciade frenagem será menor se for evitado o bloqueio das rodas. O ganho na eficiência da frenagem na ausência de bloqueio das rodas resulta dofato de:
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Leia o texto e responda a questão Casa de vô Todo avô toma remédio, usa dentadura e tira soneca depois do almoço. O meu, não. Não toma pílula nem xarope. E, à tarde, fica acordado, brincando comigo. Dentadura? Isso ele usa. Mas, de resto, é diferente. Minha avó também não é igual às outras. Enquanto toda avó borda e faz bolo de chocolate, ela só costura para fazer remendos nas roupas e só cozinha no fim de semana. E quase nunca está em casa. De calça comprida (enquanto todas as avós do mundo usam saia), sai cedinho para trabalhar e nos deixa sozinhos. Daí, o guarda-roupa dela vira elevador. Basta eu entrar e me sentar nas caixas de sapatos para vovô encostar as portas e, como ascensorista, anunciar: — Primeiro andar! Roupas e bonecas. Segundo andar! Balas de goma, móveis e crianças perdidas... A parede da sala é transformada em galeria de arte com pinturas emolduradas em fita-crepe, e o tapete, em tablado de exposição de botões raros, que jamais combinariam com qualquer roupa normal. Ao cair da tarde, na garagem vazia, enquanto o papagaio e os cachorros conversam misturando latidos, uivos e risadas, ele espalha alguns pedacinhos de papel pelo chão. É a brincadeira do Pisei. — Hã? Como assim?, pergunto. Essa é nova. Vovô explica sua invenção: — Memorize onde estão os papéis. Feche os olhos e comece a caminhar. Tente pisar em cima deles. Pode ir perguntando “Pisei?” para facilitar. Ganha o jogo quem pisar em mais pedaços. Eu começo. — Pisei?, pergunto, dando o primeiro passo, apertando os olhos. — Não! — Pisei?, insisto mais uma vez, depois de caminhar um tiquinho. — Não! Ouço um barulho de chaves. Vovó chega, cansada, do trabalho. Diz “Oi”. Sei que é para mim, mas não posso abrir os olhos para responder. É quebra de regra. — Tudo bem, vó? Quer brincar de Pisei? — Agora, não, minha riqueza. Vovó vai descansar. Vovô continua a me guiar, já sentado na cadeira de praia, lendo o jornal. Não vi, mas escutei o barulho dela sendo armada e das folhas nas mãos dele. Sigo. — Pisei? — Pisei? — Pisei? E nada. Sinto meus pés tropeçarem em algo. Abro os olhos. Vovô, a minha frente, de braços abertos, pronto para um abraço de vitória. — Mas eu não pisei em nenhum papelzinho, vô, digo, meio desanimada, mas já engalfinhada e feliz, nos braços dele. — O vento foi levando tudo para o cantinho do portão, ele explica, sorrindo. — E por que o senhor não me avisou? A gente poderia ter colado os pedacinhos no chão e recomeçado... — Porque eu queria que a brincadeira terminasse com você perto de mim. Casa de vô, de Beatriz Vichessi. Nova Escola. Disponível em:
<https://novaescola.org.br/conteudo/4302/casa-de-vo>.
Acesso em: 23 abr. 2017. Adaptado.
Releia o trecho.
— Porque eu queria que a brincadeira terminasse com você perto de mim.
As palavras “eu” e “você” referem-se a quais personagens?