(ENEM 2017 LIBRAS)
Essa tirinha revela que um dos impactos sociais provenientes do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação tem como consequência o(a)
Questões relacionadas
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
A erosão laminar tem origem na desagregação e movimentação de pequenas partículas do solo causadas pela ação da água. Para evitá-la, deve-se eliminar o desprendimento causado pelas gotas das chuvas que golpeiam o terreno.
ROCHA, J. S. M. Educação ambiental técnica para os ensinos fundamental, médio e superior.
Santa Maria: Imprensa Universitária, 1999 (adaptado).
O processo erosivo descrito no texto é minimizado pela
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UEFS) A membrana plasmática é uma estrutura altamente diferenciada, que delimita a célula e lhe permite manter a sua individualidade relativamente ao meio externo.
Sobre essa complexa estrutura celular, é incorreto afirmar:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Internet: <www.paulettemirandacavernicola.blogdiario.com>.
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con la viñeta precedente.
En la viñeta, el personaje de la izquierda hace una propuesta y el de la derecha pone en tela de juicio la posibilidad de que salga bien.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.01 Sujeito
Leia a manchete a seguir para responder à questão. Disponível em: <http://www.manchetedejornais.com.br>. Acesso em: 1º out. 2013
O uso da voz passiva neste caso dá destaque a um elemento do texto: o sujeito. Qual é o sujeito da oração?
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
O nascimento da crônica
Há um meio certo de começar a crônica por uma trivialidade. É dizer: Que calor! Que desenfreado calor! Diz-se isto, agitando as pontas do lenço, bufando como um touro, ou simplesmente sacudindo a sobrecasaca. Resvala-se do calor aos fenômenos atmosféricos, fazem-se algumas conjeturas acerca do sol e da lua, outras sobre a febre amarela, manda-se um suspiro a Petrópolis, e La glace est rompue; está começada a crônica.
Mas, leitor amigo, esse meio é mais velho ainda do que as crônicas, que apenas datam de Esdras. Antes de Esdras, antes de Moisés, antes de Abraão, Isaque e Jacó, antes mesmo de Noé, houve calor e crônicas. No paraíso é provável, é certo que o calor era mediano, e não é prova do contrário o fato de Adão andar nu. Adão andava nu por duas razões, uma capital e outra provincial. A primeira é que não havia alfaiates, não havia sequer casimiras; a segunda é que, ainda havendo-os, Adão andava baldo ao naipe. Digo que esta razão é provincial, porque as nossas províncias estão nas circunstâncias do primeiro homem.
ASSIS, M. In: SANTOS, J .F. As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007 (fragmento).Um dos traços fundamentais da vasta obra literária de Machado de Assis reside na preocupação com a expressão e com a técnica de composição. Em O nascimento da crônica, Machado permite ao leitor entrever um escritor ciente das características da crônica, como: