Uma empresa de comunicação tem a tarefa de elaborar um material publicitário de um estaleiro para divulgar um novo navio, equipado com um guindaste de 15m de altura e uma esteira de 90m de comprimento. No desenho desse navio, a representação do guindaste deve ter sua altura entre 0,5 cm e 1 cm, enquanto a esteira deve apresentar comprimento superior a 4 cm. Todo o desenho deverá ser feito em uma escala 1 : X.
Os valores possíveis para X são, apenas:
Questões relacionadas
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(BAHIANA) As baterias de íons lítio, leves, recarregáveis e com a maior capacidade de armazenamento de energia, dentre as existentes atualmente, são utilizadas como fontes de energia em aparelhos como notebooks, iPods e celulares. Geralmente os eletrodos das baterias desses equipamentos são constituídos por óxido de lítio-cobalto, LiCoO2, no cátodo, carbono grafite, C, no ânodo, isolados por um separador e envolvidos por um solvente que funciona como eletrólito. Entretanto, essas baterias apresentam algumas desvantagens como tempo de duração – de dois a três anos, apenas –, não podem ser descarregadas completamente e são extremamente sensíveis a altas temperaturas. O aumento da temperatura pode ocorrer se partículas metálicas ligarem o cátodo ao ânodo através do separador, o que desvia a corrente e libera calor excessivo, que degrada os materiais o suficiente para iniciar uma reação descontrolada, gerando mais calor que faz os componentes começarem a queimar. Apesar disso, a fabricação cuidadosa e os dispositivos de segurança embutidos, a exemplo de medidores de temperatura, abertura para escape de gás, separadores e dispositivos de interrupção de corrente, ilustrados na figura, limitam os acidentes a poucas ocorrências.
FISCHETTI, M. Energia explosiva. Scientific American Brasil. São Paulo: Duetto, Aula Aberta, n. 15, ano II, 2013, p. 10-11. Adaptado.
Considerando-se as propriedades do lítio e de seus compostos, é correto afirmar:
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
O tema do infanticídio indígena tem sido considerado prioritário pelo Poder Executivo, que promete reacender o debate — e a polêmica — sobre os direitos dos povos indígenas no Brasil. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 119/2015 é uma das 35 matérias que o Governo Federal quer ver aprovadas pelo Congresso Nacional em 2021. A proposição altera o Estatuto do Índio (Lei 6.001, de 1973) para “garantir o direito à vida, à saúde e à integridade física” de crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência e idosos indígenas. Mas antropólogos alertam que, nas entrelinhas, o texto esconde um “esforço para a evangelização” das tribos.
Neste viés, a possibilidade de uma suposto arbítrio à cultura indígena pode ser entendido sociologicamente como
- História | 6.07 Unificações
(UFPR) No Brasil, desde 2011, tem havido diversas comemorações dos 150 anos da Unificação Italiana, relembrando os fortes laços culturais entre os dois países. Sobre a relação entre a Unificação Italiana e a imigração de italianos para as Américas, é correto afirmar:
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(FUVEST 2015 1ª FASE) Se o açúcar do Brasil o tem dado a conhecer a todos os reinos e províncias da Europa, o tabaco o tem feito muito afamado em todas as quatro partes do mundo, em as quais hoje tanto se deseja e com tantas diligências e por qualquer via se procura. Há pouco mais de cem anos que esta folha se começou a plantar e beneficiar na Bahia [...] e, desta sorte, uma folha antes desprezada e quase desconhecida tem dado e dá atualmente grandes cabedais aos moradores do Brasil e incríveis emolumentos aos Erários dos príncipes.
André João Antoni. Cultura e Opulência do Brasil por suas Drogas e Minas. São Paulo: EDUSP, 2007. Adaptado.
O texto acima, escrito por um padre italiano em 1711, revela que
- Física
Um móvel de massa 100 kg inicialmente em repouso, move-se sob a ação de uma força resultante, constante, de intensidade 500N durante 4,0s. A energia cinética adquirida pelo móvel, no instante t=4,0s em joule (J) é: