Minecraft é um jogo virtual que pode auxiliar no desenvolvimento de conhecimentos relacionados a espaço e forma. É possível criar casas, edifícios, monumentos e até naves espaciais, tudo em escala real, através do empilhamento de cubinhos.
Um jogador deseja construir um cubo com dimensões 4 x 4 x 4. Ele já empilhou alguns dos cubinhos necessários, conforme a figura.
Os cubinhos que ainda faltam empilhar para finalizar a construção do cubo, juntos, formam uma peça única, capaz de completar a tarefa.
O formato da peça capaz de completar o cubo 4 x 4 x 4 é:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(UNIFOR) O uso de suplementos nutricionais tem crescido ao longo das últimas décadas. Atletas e indivíduos fisicamente ativos acreditam no potencial ergogênico de diversas substâncias, sobretudo para a melhoria do desempenho físico e/ou estética corporal. Entre as substâncias que têm recebido grande atenção de pesquisadores, técnicos, atletas e demais indivíduos, destaca-se a carnitina. A carnitina tem sido frequentemente utilizada por indivíduos ativos como coadjuvante na redução de gordura corporal, sendo usada comercialmente nos suplementos denominados termogênicos.
Consumo de suplementos nutricionais por praticantes de musculação em academia de Campo Grande
COELHO CF, CAMARGO VR, RAVAGNANI FC.
Os efeitos termogênico e emagrecedor da carnitina são questionáveis, todavia o mecanismo de ação natural desta substância baseia-se no fato de que:
- História | 3.5 Nova
Na imagem, encontram-se referências a um momento de intensa agitação estudantil no país. Tal mobilização se explica pela
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Materiais:
- Canetinhas coloridas
- Cartolina branca no tamanho aproximado do papel A4 dividida em diferentes tamanhos e formas (círculos, triângulos, quadrados, formas orgânicas, etc).
Desenvolvimento:
1 – Distribuir as canetinhas e as cartolinas.
2 – Pedir às crianças que dividam o espaço da cartolina que receberam em pequenos espaços conforme o modelo a seguir:
3 – Agora cada criança preencherá cada espaço com linhas em posições e cores diferentes conforme os exemplos que seguem:
***Considere cada quadradinho deste como uma das partes do desenho anterior.
4 – Ao final desta atividade o professor poderá colar cada desenho num colorset colorido e fixá-los na parede.
5 – Se achar conveniente, o professor poderá também dar continuidade ao preenchimento das formas sugerindo que com a própria canetinha os alunos preencham alguns dos espaços deixando outros vazios, assim:
Observações:
1 – Este exercício pode ser interessante para abordagem do conceito da linha e da textura no desenho.
2 – Observe como esta técnica simples poderá acompanhar outras iniciativas vinculadas ao desenho! Aqui utilizamos figuras abstratas, mas esta técnica poderá também ser utilizada em preto e branco ou até mesmo como meio de preenchimento de desenhos figurativos realistas. Afinal, tudo que o artista precisa para desenhar sai a partir da linha.
- Filosofia | 2.1 Pré-Socráticos
(UEG) A influência de Sócrates na filosofia grega foi tão marcante que dividiu a sua história em períodos: período pré-socrático, período socrático e período pós-socrático. O período pré-socrático é visto como uma época de formação da filosofia grega, na qual predominavam os problemas cosmológicos. Ele se desenvolveu em cidades da Jônia e da Magna Grécia. Grandes escolas filosóficas surgem nesse período e muitos pensadores se destacam.
Entre eles, um jônico, que ficou conhecido como pai da filosofia. Seu nome é:
- Matemática - Fundamental | 01. Conjuntos Numéricos
Nas mais diversas áreas de conhecimento, é possível observar o quanto o conceito de infinito fascinou e despertou a curiosidade dos seres humanos. Analise e leia atentamente os pequenos textos apresentados a seguir:
Marque a opção a seguir cujo texto apresentado Não corresponde à ideia de infinito.