A mudança apresentada na tabela é reflexo da Lei Eusébio de Queioz que, em 1850:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Superinteressante, n. 290, abr. 2011 (adaptado).
No processo de criação da capa de uma revista, é parte importante não só destacar o tema principal da edição, mas também captar a atenção do leitor. Com essa capa sobre os desastres naturais, desperta-se o interesse do leitor ao se apresentar uma ilustração com impacto visual e uma parte verbal que agrega ao texto um caráter:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia a charge a seguir. Disponível em: <http://goo.gl/FO3W9w>. Acesso em: 19 out. 2013
Enunciado:
a) Relacione a charge com a política econômica norte-americana do New Deal.
b) Indique quatro medidas implementadas pelo New Deal.
c) Podemos afirmar que o modelo econômico do New Deal contrariava os princípios do liberalismo? Justifique sua resposta.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Após observar os mapas, relacione o surgimento do estado de Minas Gerais à descoberta do ouro.
- Química | A. Cálculos Químicos
Emissões de dióxido de carbono (CO2,) por veículos são dependentes da constituição de cada tipo de combustível. Sabe-se que é possível determinar a quantidade emitida de CO2 a partir das massas molares do carbono e do oxigênio, iguais a 12 g/mol e 16 g/mol, respectivamente. Em uma viagem de férias, um indivíduo percorreu 600 km em um veículo que consome um litro de gasolina a cada 15 km de percurso. Considerando que o conteúdo de carbono em um litro dessa gasolina é igual a 0,6 kg, a massa de CO2 emitida pelo veículo no ambiente, durante a viagem de férias descrita, é igual a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 05. Pontuação
Texto base: Considere o texto a seguir para responder à questão 3. Carta de amigo Alô, Guilherme, tudo bem? Você lembra quando a gente conversava do que ia ser quando crescer? Você sempre sabia o que queria, só que a toda hora mudava: médico, arquiteto, escritor. Eu não, lembra? Eu nunca sentia muita vontade de ser nada. E daquela última vez que a gente conversou, eu até te disse: acho que eu não vou ser nada de tanto que eu não sei o quê que eu quero ser. Mas agora você vai ficar bobo: essa semana — até que enfim!! — eu descobri o quê que eu quero. Adivinha. Pensa bem. Resposta [...] de cabeça para baixo. Professor Tá duvidando? No princípio eu também duvidei. Tudo começou por causa do Tuca, aquele bolsista que veio pra escola e que senta no mesmo lugar que você sentava. Eu comecei dando explicações de matemática pra ele. Mas agora eu estou dando aula de tudo. Pra ver se ele alcança a turma. Senão ele é capaz de perder a bolsa. Eu nunca tinha pensado que eu ia gostar de ensinar, mas sabe? quando o Tuca saca o que eu explico me dá uma sensação assim de... sei lá, isso eu não sei explicar. Só sei que é bom. Então eu resolvi que vou ser professor. E você? continua mudando de profissão a toda hora? Vê se escreve, viu, cara? Abração do Rodrigo BOJUNGA, Lygia. “O bife e a pipoca” In: Tchau. Rio de Janeiro: Agir, 2000.
Enunciado:
Releia o trecho:
“Mas agora você vai ficar bobo: essa semana — até que enfim!! — eu descobri o quê que eu quero.”
No trecho transcrito, Rodrigo emprega os travessões para isolar