Alguns pensam que Protágoras de Abdera pertence também ao grupo daqueles que aboliram o critério, uma vez que ele afirma que todas as impressões dos sentidos e todas as opiniões são verdadeiras, e que a verdade é uma coisa relativa, uma vez que tudo o que aparece a alguém ou é opinado por alguém é imediatamente real para essa pessoa.
KERFERD, G. B. O movimento sofista. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado).
O grupo ao qual se associa o pensador mencionado no texto se caracteriza pelo objetivo de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 História em Quadrinhos
No último quadrinho, é possível perceber que Calvin estava
- Biologia | 12.6 Populações
(UEG) Aproximadamente 60% das espécies de primatas do mundo, incluindo chipanzés e orangotangos, correm risco de extinção, conforme apresentado a seguir.
Pesquisadores analisaram dados sobre o status de conservação das espécies em questão. Diferentes fatores podem justificar a velocidade de extinção dessas espécies, dentre eles:
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
O ponto P pertence ao interior do triângulo equilátero ABC, de modo que o ângulo BÂP mede 30º.
Dessa forma, o caso que garante a congruência dos triângulos BAP e CAP é:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Parque Nacional Tierra del Fuego
Lo pasamos a buscar por su hotel y haremos un recorrido de 12 kilómetros por la ruta nacional n.o 3 hasta llegar al ingreso del Parque Nacional. Antes, llegaremos a la estación del Ferrocarril Austral Fueguino, el tren del Fin del Mundo. Una vez finalizado, haremos un recorrido de solo 2 km hasta llegar al ingreso al Parque Nacional Tierra del Fuego. El último tramo de la excursión, nos lleva hasta Bahía Lapataia, donde encontraremos vestigios del antiguo pueblo aborigen que habitaba la región. Desde este lugar, iniciaremos el regreso a la ciudad de Ushuaia.
¿Qué llevar? Ropa y calzado cómodos para desplazarse por ambientes y senderos agrestes y húmedos.
Dificultad: No tiene, apta para todas las edades.
No incluye:
• Entrada al Parque Nacional Tierra del Fuego. Las entradas al Parque se pagan al ingreso del mismo, solo en efectivo.
• Almuerzo ni vianda.
• Ingreso al Tren del Fin del Mundo (opcional).
Frecuencia: Todos los días, todo el año.
Duração: de 8 h a 13 h 30.
Política de menores:
• Menores de 0 a 2 años de edad: sin cargo.
• Menores de 3 a 11 años de edad: 50% de descuento.
• Las edades se toman en la fecha de la excursión.
Observações:
Siempre se recomienda reservar la excursión cuando se tenga definida la fecha en que se desea realizar y el hotel donde se hospedará, para asegurarse sus lugares. Generalmente no es aconsejable reservar una vez en destino ya que no se podrá asegurar la disponibilidad para el día siguiente de su llegada.
Internet: <www.visitecalafate.com> (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem.
Para poder beneficiarse del descuento en su ingreso, el menor no puede cumplir los doce años en una fecha anterior a la del ingreso en el parque.
- Arte - Fundamental | 09. Arte Com Papel
Perspectivas do Livro de Artista
16 a 20/11/2009 – Auditório da Escola de Belas Artes da UFMG
Promoção: Programa de Pós-graduação em Artes/EBA/UFMG
Apoio: FAPEMIG
O Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG promoverá de 16 a 20 de novembro de 2009 a “Semana do Livro de Artista”, composta por eventos dedicados a discutir e difundir o “livro de artista” e seus desdobramentos na contemporaneidade.
Haverá o ciclo de palestras e mesas redondas “Perspectivas do Livro de Artista”, realizadas na EBA/UFMG, com a participação de artistas, pesquisadores e professores nacionais e internacionais, além da exposição “Livro/Obra”, na Biblioteca Universitária da UFMG, onde serão mostrados livros produzidos por alguns participantes da “Semana”, externos a UFMG, além de professores e alunos da EBA.
Está sendo criada uma coleção especial de livros de artista na Biblioteca da Escola de Belas Artes, cujo acervo será composto, a princípio, por doações feitas por artistas. Será a primeira coleção, no gênero, no país, a ser abrigada por uma biblioteca universitária e espera-se que ela venha a se tornar uma referência na área.
Está previsto ainda um desdobramento da “Semana do Livro de Artista”, em março de 2010, com a realização de uma exposição no Museu de Arte da Pampulha, acompanhada de mesa redonda sobre o tema.
O projeto, como um todo, tem como principal objetivo dar visibilidade ao tema “livros de artista”, através de uma reflexão sobre a produção nacional e alguns aspectos da produção internacional desse gênero na atualidade, reunindo artistas, professores e pesquisadores que através de debates e palestras, poderão apontar também suas tendências e perspectivas. Espera-se, com isso, fomentar a discussão sobre uma linguagem artística que vem se expandindo muito nas últimas décadas, e através da qual vários artistas têm desenvolvido suas poéticas.
Converse com a turma sobre as manifestações contemporâneas da arte, e sugira que pesquisem sobre o livro de artista em livros, revistas, jornais e sites da internet. Depois de coletadas as informações necessárias, abra um espaço para compartilharem esse material. Indique para os alunos verem o trabalho da artista Constança Lucas, no site: http://livrosdeartista.blogspot.com/
O fundo do mar é um dos trabalhos da artista Constanza Lucas. Depois de feitas as pesquisas, converse com os alunos sobre o que descobriram, e pergunte a eles se o livro de artista não parece familiar a alguns, se não se parece com alguns rabiscos que fazemos nos cadernos, alguns desenhos, ideias que anotamos, lembranças de coisas significativas que às vezes guardamos dentro de um caderno, frases ou palavras que gostamos.
A partir dessa discussão proponha aos alunos que façam um livro de artista a partir de uma leitura que fizerem do painel de linhas da atividade anterior. A escolha do material é livre, podendo ser canetinhas de ponta porosa e cores variadas, tintas, lápis de cor, ou as técnicas misturadas. O suporte pode ser papel de gramatura 120 ou 180, para a confecção do caderno, deve-se escolher os papéis e o formato e mandar cortar e encadernar, seria interessante mandar fazer um caderno pequeno, poucas páginas, e formato pequeno, como sendo um ensaio para um livro de artista maior.
Eles podem associar as linhas a fatos, formas, cores, e temas variados, assim como no exemplo dado acima, onde a artista utilizou como tema o fundo do mar. A maneira como vai se expressar o tema é individual, e de acordo com as referências de cada um.
A seguir auxilie os alunos na montagem de uma exposição dos trabalhos.