BRASIL. IBGE. Regiões de influência de cidades 2007. Rio de Janeiro: IBGE, 2008 (adaptado).
O critério que rege a hierarquia urbana é a:
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(UNESP) A figura mostra um relógio de parede, com 40 cm de diâmetro externo, marcando 1 hora e 54 minutos.
Usando a aproximação π =3, a medida, em cm, do arco externo do relógio determinado pelo ângulo central agudo formado pelos ponteiros das horas e dos minutos, no horário mostrado, vale aproximadamente:
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(IFSP) O número de elétrons da camada de valência do átomo de cálcio (Z = 20), no estado fundamental, é
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Os seguidores de Maomé também utilizaram estratégias para converter as pessoas, expandindo assim o islamismo.
Cite e explique uma estratégia utilizada pelos seguidores de Maomé para converter as pessoas.
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(FATEC) Leia um trecho do texto Espaço para duas pernas, do jornalista Ruy Castro.
Parece mentira: Detroit, a cidade-símbolo da cultura do automóvel, quebrou. Deve US$ 20 bilhões, que não tem como pagar, e, de lá, saem agora apenas 5% dos carros montados nos EUA. Sua população passou de 1,8 milhão para 700 mil, dos quais 40% vivem abaixo da linha da pobreza. Além disso, é hoje a cidade mais violenta do país.
As justificativas apontadas são as crises econômicas e a concorrência da Ásia. Mas há também um fator que me toca mais: o declínio da dita cultura – a do automóvel. Segundo pesquisas, 20% dos jovens americanos hoje, entre 20 e 24 anos, não têm carteira de habilitação. Se essa idade cair para 18 anos, o número sobe para Isso num país em que, até há pouco, o carro era mais importante para um adolescente do que jogar beisebol ou beijar a coleguinha de classe. Era como se a identidade do indivíduo estivesse atrelada a uma máquina e, sem esta, ele não existisse.
Claro que, nos países novos-ricos e grotões mais atrasados, a obsessão pelo carro continua.
(Folha de S. Paulo, 29.07.2013. Adaptado)
Assinale a alternativa em que a relação entre causa e consequência corresponde, corretamente, às ideias expostas pelo autor.
- Geografia | B. Blocos Econômicos
(CEFET-MG) Mapa do mundo econômico.
A partir da análise do mapa, não é correto inferir que o(s)