(IFSP) O número de elétrons da camada de valência do átomo de cálcio (Z = 20), no estado fundamental, é
Questões relacionadas
- Biologia | 14. Biotecnologia
Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma “célula sintética”, uma bactéria chamada de Mycoplasma mycoides. Os pesquisadores montaram uma sequência de nucleotídeos, que formam o único cromossomo dessa bactéria, o qual foi introduzido em outra espécie de bactéria, a Mycoplasma capricolum. Após a introdução, o cromossomo da M. capricolum foi neutralizado e o cromossomo artificial da M. mycoides começou a gerenciar a célula, produzindo suas proteínas.
GILBSON et al. Creation of a Bacterial Cell Controlled by a Chemically synthesized Genome. Science v. 329, 2010 (adaptado).
A importância dessa inovação tecnológica para a comunidade científica se deve à
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(UNESP) Texto 1
Vinte e um anos, algumas apólices, um diploma, podes entrar no parlamento, na magistratura, na imprensa, na lavoura, na indústria, no comércio, nas letras ou nas artes. Há infinitas carreiras diante de ti. [...] Nenhum [ofício] me parece mais útil e cabido que o de medalhão. [...] Tu, meu filho, se me não engano, pareces dotado da perfeita inópia mental, conveniente ao uso deste nobre ofício. [...] No entanto, podendo acontecer que, com a idade, venhas a ser afligido de algumas ideias próprias, urge aparelhar fortemente o espírito. [...] Em todo caso, não transcendas nunca os limites de uma invejável vulgaridade.
(Machado de Assis. Teoria do medalhão. www.dominiopublico.gov.br.)
Texto 2
De fato, existem medalhões em todos os domínios da vida social brasileira: na favela e no Congresso; na arte e na política; na universidade e no futebol; entre policiais e ladrões.
São as pessoas que podem ser chamadas de “homens”, “cobras”, “figuras”, “personagens” etc. [...] Medalhões são frequentemente figuras nacionais. [...] Ser o filho do Presidente, do Delegado, do Diretor conta como cartão de visitas.
(Roberto da Matta. Carnavais, malandros e heróis, 1983.)
Tanto no texto do escritor Machado de Assis como no do antropólogo Roberto da Matta, a figura do medalhão:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(FUVEST 2015 1ª FASE) Nas figuras abaixo, estão esquematizadas células animais imersas em soluções salinas de concentrações diferentes. O sentido das setas indica o movimento de água para dentro ou para fora das células, e a espessura das setas indica o volume relativo de água que atravessa a membrana celular.
A ordem correta das figuras, de acordo com a concentração crescente das soluções em que as células estão imersas, é:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Complete as frases com as palavras que estão no quadro a seguir.
LIVROS – MUNDO – GUARDAR – PESQUISAS – PRESERVAR - ASSUNTOS – LEITURAS
a) As bibliotecas são usadas para _________________ e _________________ os _________________ .
b)Nas bibliotecas, podemos encontrar livros que falam de quase todos os _________________ do _________________ .
c) Nas bibliotecas, é possível fazer _________________ e _________________ .
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Texto I
Para celebrar a ciência e aproximá-la do cotidiano da população, a 3M e a PPG decidiram prorrogar a iniciativa Ciência é Esperança, que, a partir de 24 de agosto, pode ser vista na estação Corinthians-Itaquera do Metrô de São Paulo. Os três painéis artísticos que a compõem ficarão expostos até 29 de setembro no novo endereço.Anteriormente, os painéis estavam na estação Sé, e ganharam uma prorrogação devido ao grande sucesso com o público que passou pelo local. A iniciativa conta ainda com produções na Colômbia, no Panamá e no México. Com obras idealizadas e assinadas pelos artistas Pri Barbosa, da capital paulistana, Felipe Borges, de São Caetano do Sul e Rogério Pedro e Luciane Moreira, de Campinas (SP), os três painéis de 4m X 2,2m serão fixados em uma estrutura próxima às catracas do metrô. Inspirados no mote ciência como instrumento de esperança para o futuro, as instalações expressam a relação entre ciência, diversidade de gênero e sustentabilidade, além da importância das carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (da sigla em inglês STEM).
Texto II
A rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 101,1 km de extensão e 89 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente. Está integrada à CPTM nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.Em 2017, a rede metroviária atingiu a marca de 1,3 bilhão de passageiros transportados, sendo que o Metrô de São Paulo foi responsável pelo transporte de 1,1 bilhão desses passageiros, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço prestado no transporte público de passageiros sobre trilhos.http://www.metro.sp.gov.br/metro/institucional/quem-somos/index.aspx
No texto I apresenta-se a iniciativa de empresas privadas de expor painéis de artistas plásticos nas estações de metrô. Considerando-se a movimentação de pessoas nos metrôs, explicitada no texto II, essa exposição artística se configura uma oportunidade de