Os portos sempre foram respostas ao comércio praticado em grande volume, que se dá via marítima, lacustre e fluvial, e sofreram adaptações, ou modernizações, de acordo com um conjunto de fatores que vão desde a sua localização privilegiada frente a extensas hinterlândias, passando por sua conectividade com modernas redes de transportes que garantam acessibilidade, associados, no atual momento, à tecnologia, que o transformam em pontas de lança de uma economia globalizada que comprime o tempo em nome da produtividade e da competitividade.
ROCHA NETO, J.M.; CRAVIDÃO, F. D., Portos no contexto do meio técnico. Mercator, n. 2, maio-ago, 2014 (adaptações).
Uma mudança que permitiu aos portos adequarem-se às novas necessidades comerciais apontadas no texto foi a
Questões relacionadas
- Matemática | 06. Determinantes
(UECE) Se V é uma matriz quadrada e n é um número natural maior do que um, define-se Vn = V . Vn-1. Com essa definição, para a matriz
pode-se afirmar corretamente que o valor do determinante da matriz y = V + V² + V³ + ... + V2016 é igual a:
- História | 3.4 Ditadura Militar
TEXTO I
O presidente do jornal de maior circulação do país destacava também os avanços econômicos obtidos naqueles vinte anos, mas, ao justificar sua adesão aos militares em 1964, deixava clara sua crença de que a intervenção fora imprescindível para a manutenção da democracia.
Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 1 set. 2013 (adaptado).
TEXTO II
Nada pode ser colocado em compensação à perda das liberdades individuais. Não existe nada de bom quando se aceita uma solução autoritária.
FICO, C. A educação e o golpe de 1964. Disponível em: www.brasilrecente.com. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado).
Embora enfatizem a defesa da democracia, as visões do movimento político-militar de 1964 divergem ao focarem, respectivamente:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
Correu à sala dos retratos, abriu o piano, sentou-se e espalmou as mãos no teclado. Começou a tocar alguma coisa própria, uma inspiração real e pronta, uma polca, uma polca buliçosa, como dizem os anúncios. Nenhuma repulsa da parte do compositor; os dedos iam arrancando as notas, ligando-as, meneando-as; dir-se-ia que a musa compunha e bailava a um tempo. [...] Compunha só, teclando ou escrevendo, sem os vãos esforços da véspera, sem exasperação, sem nada pedir ao céu, sem interrogar os olhos de Mozart. Nenhum tédio. Vida, graça, novidade, escorriam-lhe da alma como de uma fonte perene.
ASSIS, M. Um homem célebre. Disponível em: www.biblio.com.br. Acesso em: 2 jun. 2019.
TEXTO II
Um homem célebre expõe o suplício do músico popular que busca atingir a sublimidade da obra-prima clássica, e com ela a galeria dos imortais, mas que é traído por uma disposição interior incontrolável que o empurra implacavelmente na direção oposta. Pestana, célebre nos saraus, salões, bailes e ruas do RIo de Janeiro por suas composições irresistivelmente dançantes, esconde-se dos rumores à sua volta num quarto povoado de ícones da grande música europeia, mergulha nas sonatas do classicismo vienense, prepara-se para o supremo salto criativo e, quando dá por si, é o autor de mais uma inelutável e saltitante polca.
WISNIK, J. M. Machado maxixe: o caso Pestana. Teresa: revista de literatura brasileira, 2004 (adaptado).
O conto de Machado de Assis faz uma referência velada ao maxixe, gênero musical inicialmente associado à escravidão e à mestiçagem. No texto II, o conflito do personagem em compor obras do gênero é representativo da
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais necessários
- Cano de PVC – diversos tamanhos e larguras.
- Serrinha.
- Cola de PVC e cola adesiva ex: Super Bonder.
- Cola quente. Máquina e refil.
- Suporte – pedaço de madeira.
- Spray – Diversas cores.
- Lixa para cano de PVC.
- Materiais diversos que apresentem textura: lixas, tecidos macios e com relevo, papelão corrugado, cascas de árvores, plástico bolha, dentre outros.
OBS: se não conseguir tubos de PVC, você poderá substituir por tubos de papelão destes que são suportes para papel alumínio, tecidos, banners e papel higiênico. Se usar esses materiais, substitua a cola por cola Cascorex por exemplo.
Procedimentos
1 º.Conversar com os alunos sobre a escultura através do tempo. Trazer nomes e imagens que mostrem trabalhos de esculturas de artistas, de preferência mais conhecidos. É importante também trazer imagens da evolução da escultura através do tempo, com trabalhos artísticos desde à Pré-História até os tempos atuais.
2 º.Aborde agora sobre sustentabilidade e reaproveitamento de materiais que seriam descartados no meio ambiente e que podem ser usados para produzir outros objetos, inclusive Arte. Deixe que falem sobre o assunto e colha as informações que eles já trazem de casa. Aproveite para citar nomes de artistas que trabalham com materiais da natureza e sustentabilidade, com Frans krajcberg (Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cultura/conteudo_221819.shtml> . Acesso em 20 dez. 2015) e Chris Jordan http://danielakutschat.com/blog/2012/10/23/chris-jordan-critica-a-sociedade-de-consumo/.> Acesso em 24 jan. 2016).
3 º.Divida a sala e grupos para o trabalho prático que consiste em montar, usando os canudos de PVC ou papelão, uma “escultura texturizada”. Lembre aos alunos que eles devem primeiro, revestir os tubos com os materiais que trouxeram com antecedência. Após isso feito, devem montar uma bela composição usando todo o material disponível e colocar a estrutura em pé, na placa de madeira que providenciaram.
4 º.Opcional - Após toda a colagem feita e seca, devem pintar usando a tinta spray para uniformizar as cores. O professor pode fazer esta parte, pois tinta Spray pode apresentar reações em pessoas alérgicas. Utilize uma máscara de proteção.
5 º.Coloquem as esculturas em exposição. Certifiquem que tudo está bem colado, pois é interessante deixar que as pessoas toquem nas estruturas para sentirem a aspereza do rústico e a maciez da parte mais polida.
- Matemática - Fundamental | 4.1 Expressões Algébricas
Maurício pensou em dois números positivos tais que a diferença do maior para o menor é 2 e o produto entre eles é 120.
A soma de todos os algarismos que formam os dois números vale: