(ENEM 2017 LIBRAS)
TEXTO I
Aquele que não é capaz de pertencer a uma comunidade ou que dela não tem necessidade, porque se basta a si mesmo, não é em nada parte da cidade, embora seja quer um animal, quer um deus.
ARISTÓTELES. A política. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
TEXTO II
Nenhuma vida humana, nem mesmo a vida de um eremita em meio à natureza selvagem, é possível sem um mundo que, direta ou indiretamente, testemunhe a presença de outros seres humanos.
ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense, 1995.
Associados a contextos históricos distintos, os fragmentos convergem para uma particularidade do ser humano, caracterizada por uma condição naturalmente propensa à
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Materiais:
- Linhas e cordões de diferentes espessuras e materiais
- Raízes secas de diferentes tamanhos e formas
- Papel A4 branco ou papel craft
- Giz de cêra
- Tesoura e cola
Desenvolvimento:
Para executar esta atividade será necessário pedir aos alunos que tragam de casa linhas, cordões, barbantes de diferentes materiais bem como raízes secas encontradas por eles.
De posse do material, realizar uma frotagem livre com as linhas e raízes pesquisando a composição sobre a carteira com os materiais. Outra possibilidade é de que, a partir da composição, seja realizado um desenho livre de observação. Por último pode-se realizar uma colagem com os materiais dando formas a uma composição e preencher os espaços com pontos de canetinha hidrocor ou giz de cêra.
Observações:
- No caso das colagens uma bonita forma de exposição seria montar os trabalhos em tecido rústico, por exemplo, a juta e, neste caso, realizar a colagem no papel craft.
- Esta atividade poderá ser útil após a atividade da página 24 do livro didático.
- Frotagem: A palavra “frotagem” vem do francês frotter, que significa “esfregar”. A técnica da frotagem consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície que apresente um relevo ou uma textura e esfregar com o material escolhido, pressionando-a até que apareça o relevo ou a textura
- Física | B. Vetorial
(FUVEST 2008 1ª FASE)
Uma regra prática para orientação no hemisfério Sul, em uma noite estrelada, consiste em identificar a constelação do Cruzeiro do Sul e prolongar três vezes e meia o braço maior da cruz, obtendo-se assim o chamado Polo Sul Celeste, que indica a direção Sul. Suponha que, em determinada hora da noite, a constelação seja observada na Posição I. Nessa mesma noite, a constelação foi/será observada na Posição II, cerca de
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, analise os calendários a seguir.
Crédito: BRAICK, Patrícia Ramos. Das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2000. p.22
Os três calendários apresentados mostram a variedade na contagem do tempo em algumas sociedades. A partir das informações apresentadas, pode-se afirmar que
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
La sequía, de J.G. Ballard
James Graham Ballard (Shanghái, 1930-2009)
Una magnífica novela que combina la ciencia ficción de mayor calidad con un hondo sentido
ecológico
Esta preocupación por el medio ambiente es habitual en sus obras y confiere a Ballard, en una
época en que el ecologismo se hallaba en embrión, una enorme originalidad. A idénticas
inquietudes responde ‘La sequía’, publicada en 1965. Los residuos industriales han contaminado los océanos
impidiendo la evaporación. En consecuencia, no llueve y el mundo vive una brutal escasez de agua potable. Con ello, la agricultura ha dejado prácticamente de existir provocando un cataclismo que anuncia el fin de la civilización.
En este contexto, se producen grandes migraciones de población a las zonas costeras en busca de agua. Sin embargo, Ramson, el protagonista, pasa sus días cerca de un río que aún parece aprovechable. Más que en la catástrofe en sí, Ballard se centra en los sentimientos que ésta provoca en los personajes y, además, dota a su novela de una indiscutible altura literaria. ‘La sequía’ pertenece a un subgrupo dentro de su obra que podríamos calificar de “ecologista”. Además de ésta, forman parte de él ‘El viento de la nada’, ‘El mundo sumergido’ y ‘El mundo de cristal’, en las que la catástrofe para el género humano es causada, respectivamente, por cada uno de los elementos: la tierra, el fuego, el viento y el agua.
Disponible en: <http://arealibros.republica.com/ciencia-ficcion/la-sequia-de-j-g-ballard.html>. Acceso el: 26 jun. 2016. (Fragmento)
La novela “La sequía”, de James Graham Ballard,
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2017 2ª APLICAÇÃO) Em um governo que deriva sua legitimidade de eleições livres e regulares, a ativação de uma corrente comunicativa entre a sociedade política e a civil é essencial e constitutiva, não apenas inevitável. As múltiplas fontes de informação e as variadas formas de comunicação e influência que os cidadão ativam através da mídia, movimentos sociais e partidos políticos dão o tom da representação em uma sociedade democrática.
URBINATI, N. O que torna a representação democrática? Lua Nova, n. 67, 2006.
Esse papel exercido pelos meios de comunicação favorece uma transformação democrática em função do(a)