Plantas apresentam substâncias utilizadas para diversos fins. A morfina, por exemplo, extraída da flor da papoula, é utilizada como medicamento para aliviar dores intensas. Já a coniina é um dos componentes da cicuta, considerada uma planta venenosa. Suas estruturas moleculares são apresentadas na figura.
O grupo funcional desses fitoquímicos é o (a)
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Considere os textos I e II que seguem para responder a questão.
Texto I
A cigarra e a formiga
Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de comida. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado molhados. De repente aparece uma cigarra:
— Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de comida!
As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra seus princípios, e perguntaram:
— Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?
Falou a cigarra:
— Para falar a verdade, não tive tempo, passei o verão todo cantando!
Falaram as formigas:
— Bom… Se você passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando? E voltaram para o trabalho dando risadas.
(Disponível em: <http://asfabulasdeesopo.blogspot.com.br/2009/04/cigarra-e-formiga.html>. Acesso em: 5 jan. 2013.)
Texto II
É possível afirmar que o texto II faz uma releitura do texto I porque a tirinha
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho a seguir.
Mammy, hoje é dia das mães e eu desejo-lhe milhões de felicidades e tudo mais que a senhora sabe. (...) resolvi lhe oferecer um presente bem bacaninha e fui ver nas vitrines e li as revistas. Pensei em dar à Sra o radiofono Hi-fi de som estereofônico e caixa acústica de dois alto-falantes (...)
(...) estive quase te escolhendo o grill atemático de seis velocidades. (...) Fiquei na dúvida e depois tem o refrigerador de dezessete pés cúbicos integralmente utilizáveis (...) esse eu vi que não cabe lá em casa.
Virei-me para a máquina de lavar roupa sistema de tambor rotativo, mas a Sra podia ficar ofendida deu querer acabar com a sua roupa lavada no tanque. (...) Quase entrei na loja para comprar o aparelho de ar condicionado de 3 capacidades (...)
(...) tinha um liquidificador de três velocidades, sempre quis que a Sra não tomasse trabalho de espremer laranja, a maquina de tricô faz quinhentos pontos, a Sra sozinha faz muito mais. Um secador de cabelo para Mammy! Gritei. (...) Acabei achando tudo meio chato, tanta coisa para uma garotinha só comprar e uma pessoa só usar, mesmo sendo a Mãe (...). E depois, Mammy, eu não tenho nem vinte cruzeiros, eu pensava que na véspera deste dia a gente recebesse não sei como uma carteira cheia de notas (...), não recebi nada e te ofereço este beijo bem beijado e carinhoso da tua filhinha, Isabel.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Cadeira de balanço. Rio de Janeiro: José Olympio. 1966, p. 143-145. (Fragmento)
O texto literário enfatiza detalhes sobre a realidade social e econômica brasileira durante o governo JK.
A) Descreva a política econômica adotada durante o governo JK, conhecida como Desenvolvimentismo.
B) Apresente argumentos do texto que exemplificam a política econômica desenvolvida no governo JK.
- Matemática | 09. Probabilidade
(UNESP) Em um jogo de tabuleiro, o jogador desloca seu peão nas casas por meio dos pontos obtidos no lançamento de um par de dados convencionais e não viciados. Se o jogador obtém números diferentes nos dados, ele avança um total de casas igual à soma dos pontos obtidos nos dados, encerrando-se a jogada. Por outro lado, se o jogador obtém números iguais nos dados, ele lança novamente o par de dados e avança seu peão pela soma dos pontos obtidos nos dois lançamentos, encerrando-se a jogada.
A figura a seguir indica a posição do peão no tabuleiro desse jogo antes do início de uma jogada.
Iniciada a jogada, a probabilidade de que o peão encerre a jogada na casa indicada na figura com a bomba é igual a:
- Língua Espanhola | 2.06 Numerais
(UNISC) HISTORIA DEL SUDOKU
Este tipo particular de rompecabezas, tal y como lo conocemos, se publicó por primera vez al final de la década de los 170 en la revista Math Puzzles and Logic Problems (Rompecabezas matemáticos y problemas lógicos) de Dell Magazines. Este nombre que Dell le dio a estos rompecabezas fue Number Place, que es como dicha compañía los ha seguido nombrando hasta hoy. Dell tomó el concepto de Cuadrado Latino de Euler y lo aplicó a una 2rejilla de con la adición de nueve cajas, cada una de las cuales contiene todos los números del al
Como vemos, el concepto de Sudoku no se inventó en Japón, como mucha gente cree, pero sí que lo fue el nombre. En 1984, Nikoli, la compañía líder en creación de 3puzles de Japón, descubrió los Number Place de Dell y decidió presentarlos a los fans japoneses de los rompecabezas. Los rompecabezas, que inicialmente se llamaron Suuji Wa Dokushin Ni Kagiru (Los números deben ser únicos o Los números deben existir solo una vez) 4pronto se volvieron muy populares.
En 1986, después de 5añadir muchas mejoras, sobre todo creando patrones simétricos y reduciendo el número de pistas que se daban, el Sudoku llegó a ser uno de los rompecabezas más vendidos en Japón. Cuando 6se dio cuenta de que uno de los principales problemas del Sudoku era su largo nombre, Kaji Maki, el presidente de Nikoli, lo abrevió a Sudoku (Su = número, dígito; Doku = único, soltero). Hoy en dia hay más de copias de revistas de Sudoku publicadas mensualmente en Japón. En todo ese tiempo, prácticamente nadie en Europa conocía o había prestado atención a los Sudokus.
A finales de 72004, Wayne Gould, un juez retirado de Hong Kong, fan de los rompecabezas y programador, visitó Londres intentando convencer a los editores de The Times de que publicaran Sudokus. Gould, que había escrito un programa de ordenador que generaba Sudokus de diferentes niveles de dificultad, no pedía dinero por los rompecabezas. The Times decidió darle una oportunidad y el 12 de noviembre de 2004 publicó su primer Sudoku. La publicación de un Sudoku en el London Times fue solo el principio de un enorme fenómeno que rápidamente se extendió por toda Gran Bretaña y países como Australia y Nueva Zelanda. Tres dias después, el Daily Mail empezó a publicar Sudokus con el nombre Codenumber. El Daily Telegraph de Sidney los siguió el 20 de mayo de 2005. A finales de mayo de 2005 el rompecabezas 8se publicaba de forma regular en varios periódicos nacionales del Reino Unido, incluyendo Daily Telegraph, The Guardian, The Sun y The Daily Mirror. Pero eso no fue todo. En julio de 2005, el Canal 4 inglés, incluyó un Sudoku diario en su teletexto y Sky One lanzó el Sudoku más grande del mundo (un Sudoku cuadrado de 984 metros tallado en una cara de una colina en Chipping Sodbury, cerca de Bristol). La BBC Radio 4’s Today, también inglesa, empezó a leer números en voz alta en la primera versión radiofónica del Sudoku.
Famosas celebridades británicas, como Big Brother’s Jade Goody y Carol Vorderman (cuyo libro Cómo hacer Sudoku es el más vendido en el país), han declarado sus beneficios como un ejercicio mental en las clases y se ha insinuado que la resolución de Sudokus puede ayudar a frenar la progresión de enfermedades como el Alzheimer.
http//www.playsudoku.biz/historia-sudoku.aspx
La escrita correcta de los numerales 2004 (ref. 7), 70 (ref. 1) y 84 (ref. 9) es, en español, respectivamente:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia o texto a seguir. Você gosta de histórias de verdade? Então vai se emocionar ao ler Serafina e a criança que trabalha. Os autores, Jô Azevedo, Iolanda Huzak e Cristina Porto, contam neste livro a história de crianças trabalhadoras brasileiras através de um personagem imaginário chamado Serafina. São histórias verdadeiras de crianças pobres que muitas vezes enfrentam dificuldades e perigos no trabalho diário, a fim de ajudar seus pais no sustento da família. Você terá oportunidade de conhecer crianças que levantam muito cedo para ir a colheita de laranjas no interior do estado de São Paulo, crianças do canavial nordestino que trabalham o dia todo com um facão na mão, os meninos do sisal no interior da Bahia e, ainda, os filhos do carvão no Mato Grosso do Sul, entre outras histórias. Se você concorda que criança tem apenas que brincar e estudar, vai se comover ao saber que a realidade de muitas crianças é bem diferente daquela que estamos acostumados a pensar. Verá que muitas crianças como você deixam de aproveitar a infância e fazer coisas que só quando criança se faz para enfrentar o trabalho duro no seu dia a dia; verá ainda que muitas delas enfrentam perigos e sofrem acidentes, ficando por vezes mutiladas para o resto de suas vidas. O livro traz fotos reais das crianças trabalhando e você perceberá o quanto é difícil a vida dessas crianças. E ainda mais: você conhecerá o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado há dez anos, que objetiva garantir a proteção aos direitos da criança e do adolescente. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/recomenda/novorecomenda/livros.asp?IDLivro=22096>. Acesso em: 04 nov. 2014.
Enunciado:
O propósito comunicativo desse texto é
apontar as empresas brasileiras que mais exploram a mão de obra infantil.