Explicaê

01

 Leia o trecho a seguir.

 

 

            Mammy, hoje é dia das mães e eu desejo-lhe milhões de felicidades e tudo mais que a senhora sabe. (...) resolvi lhe oferecer um presente bem bacaninha e fui ver nas vitrines e li as revistas.  Pensei em dar à Sra  o radiofono Hi-fi de som estereofônico e caixa acústica de dois alto-falantes (...) 

            (...) estive quase te escolhendo o grill atemático de seis velocidades. (...) Fiquei na dúvida e depois tem o refrigerador de dezessete pés cúbicos integralmente utilizáveis (...) esse eu vi que não cabe lá em casa.

            Virei-me para a máquina de lavar roupa sistema de tambor rotativo, mas a Sra podia ficar ofendida deu querer acabar com a sua roupa lavada no tanque. (...) Quase entrei na loja para comprar o aparelho de ar condicionado de 3 capacidades (...)

            (...) tinha um liquidificador de três velocidades, sempre quis que a Sra não tomasse trabalho de espremer laranja, a maquina de tricô faz quinhentos pontos, a Sra sozinha faz muito mais. Um secador de cabelo para Mammy! Gritei. (...) Acabei achando tudo meio chato, tanta coisa para uma garotinha só comprar e uma pessoa só usar, mesmo sendo a Mãe (...).  E depois, Mammy, eu não tenho nem vinte cruzeiros, eu pensava que na véspera deste dia a gente recebesse não sei como uma carteira cheia de notas (...), não recebi nada e te ofereço este beijo bem beijado e carinhoso da tua filhinha, Isabel.

 

ANDRADE, Carlos Drummond de. Cadeira de balanço. Rio de Janeiro: José Olympio. 1966, p. 143-145. (Fragmento)

 

O texto literário enfatiza detalhes sobre a realidade social e econômica brasileira durante o governo JK.

 

A) Descreva a política econômica adotada durante o governo JK, conhecida como Desenvolvimentismo.

 

B) Apresente argumentos do texto que exemplificam a política econômica desenvolvida no governo JK.