O petróleo é uma fonte de energia de baixo custo e de larga utilização como matéria-prima para uma grande variedade de produtos. É um óleo formado de várias substâncias de origem orgânica, em sua maioria hidrocarbonetos de diferentes massas molares. São utilizadas técnicas de separação para obtenção dos componentes comercializáveis do petróleo. Além disso, para aumentar a quantidade de frações comercializáveis, otimizando o produto de origem fóssil, utiliza-se o processo de craqueamento.O que ocorre nesse processo?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Texto para a questão. Muito cedo para decidir Rubem Alves Gandhi se casou menino. Foi casado menino. O contrato, foram os grandes que assinaram. Os dois nem sabiam direito o que estava acontecendo, ainda não haviam completado 10 anos de idade, estavam interessados em brincar. Ninguém era culpado: todo mundo estava sendo levado de roldão pelas engrenagens dessa máquina chamada sociedade, que tudo ignora sobre a felicidade e vai moendo as pessoas nos seus dentes. Os dois passaram o resto da vida se arrastando, pesos enormes, cada um fazendo a infelicidade do outro. Antigamente, quando se queria dizer que uma decisão não era grave e podia ser desfeita, dizia-se: “isso não é casamento!”. Naquele tempo, casamento era decisão irremediável, para sempre, até que a morte os separasse, eterna comunhão de bens e comunhão de males. Mas agora os casamentos fazem-se e desfazem-se até mesmo contra a vontade do Papa, e os dois ficam livres para começar tudo de novo... Pois dentro de poucos dias vai acontecer com nossos adolescentes coisa igual ou pior do que aconteceu com o Gandhi e a mulher dele, e ninguém se horroriza, ninguém grita, os pais até ajudam, concordam, empurram, fazem pressão, o filho não quer tomar a decisão, refuga, está com medo. Está chegando para muitos o momento terrível do vestibular, quando vão ser obrigados por uma máquina, do mesmo jeito como o foram Gandhi e Casturbai (era esse o nome da menina), a escrever num espaço em branco o nome da profissão que vão ter. Casar e descasar são coisas que se resolvem rápido. Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer. A dor que os adolescentes enfrentam agora é que, na verdade, eles não têm condições de saber o que é que eles amam. Mas a máquina os obriga a tomar uma decisão para o resto da vida, mesmo sem saber. Se você disser que a decisão não é tão séria assim, que o que está em jogo é só o aprendizado de um ofício para se ganhar a vida e, possivelmente, ficar rico, eu posso até dizer: “Tudo bem! Só que fico com dó de você! Pois não existe coisa mais chata que trabalhar só para ganhar dinheiro”. Um conselho aos pais e aos adolescentes: não levem muito a sério esse ato de colocar a profissão naquele lugar terrível. Aceitem que é muito cedo para uma decisão tão grave. Considerem que é possível que vocês, daqui a um ou dois anos, mudem de ideia. Eu mudei de ideia várias vezes, o que me fez muito bem. Se for necessário, comecem de novo. Não há pressa. Que diferença faz receber o diploma um ano antes ou um ano depois? Texto adaptado do livro “Estórias de quem gosta de ensinar —
O fim dos Vestibulares”, editora Ars Poetica — São Paulo, 1995, pág. 31.
Enunciado:
O argumento de que “Não há pressa” é consequência da seguinte ideia:
- Geografia | 6.4 Transportes
(ENEM 2013 1ª APLICAÇÃO) De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil.
HUERTAS, D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira.
Revista Transporte y Territorio, Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (adaptado).A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s)
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
Os lipídios constituem uma classe de biomoléculas com inúmeras aplicações. Desde relações ao fornecimento de energia até atuações como isolante térmico as moléculas lipídicas influenciam diretamente no bom funcionamento de um organismo. Quando vai ser utilizada como molécula energética deve primeiro sofrer hidrólise formando um ácido graxo que será utilizado em uma reação chamada de beta oxidação, assim podendo gerar energia para o organismo.
Considere a cadeia lipídica apresentada a seguir.
A molécula obtida a partir da cadeia lipídica que será utilizada na beta oxidação como fonte de energia é
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
Alguns artistas criam maneiras diferentes de fazer arte. Eles também gostam de utilizar materiais bem diferentes como elástico, sacos com água, pedras, penas e isopor. Esses materiais, organizados em uma forma de arte, quando tocados em nosso corpo, produzem sensações. Essa arte, chamada Sensorial, acionam os nossos sentidos e nos causam diferentes reações. As pessoas, ao experimentarem reações físicas distintas, passam a conhecer melhor seu próprio corpo.
Vamos agora produzir uma obra sensorial? Pegue vários balões coloridos e encha-os com água e amarre a ponta com barbante. O balão não pode ficar muito esticado para não estourar. Crie uma composição ou objeto com os balões cheios. Depois você vai tocar os balões e mudá-los de posição criando outras composições com as variadas tonalidades de cores existentes.
- Física | 2.6 Hidrostática
(UFRGS) A figura I representa um corpo metálico maciço, suspenso no ar por um dinamômetro, que registra o valor 16 N. A figura II representa o mesmo corpo totalmente submerso na água, e o dinamômetro registra 14 N.
Desprezando o empuxo do ar e considerando a densidade da água ρa = 1,0 x 10³ kg/m³ e a aceleração da gravidade g= 10 m/s², o volume e a densidade do corpo são, respectivamente,