Questões relacionadas
- Matemática | 15.2 Reta
(UFPR) Considere o gráfico da função f(x) = log2x e a reta r que passa pelos pontos A e B, como indicado na figura abaixo, sendo k a abscissa do ponto em que a reta r intersecta o eixo OX. Qual é o valor de k?
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
Diferente do que o senso comum acredita, as lagartas de borboletas não possuem voracidade generalizada. Um estudo mostrou que as borboletas de asas transparentes da família Ithomiinae, comuns na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, consomem, sobretudo, plantas da família Solanaceae, a mesma do tomate. Contudo, os ancestrais dessas borboletas consumiam espécies vegetais da família Apocinaceae, mas a quantidade dessas plantas parece não ter sido suficiente para garantir o suprimento alimentar dessas borboletas. Dessa forma, as solanáceas tornaram-se uma opção de alimento, pois são abundantes na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica.
Cores ao vento. Genes e fósseis revelam origem e diversidade de borboletas sul-americanas. Revista Pesquisa FAPESP. N° 170, 2010 (adaptado).
Nesse texto, a ideia do senso comum é confrontada com os conhecimentos científicos, ao se entender que as larvas das borboletas Ithomiinae encontradas atualmente na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica, apresentam:
- História | 6.14 Guerra Fria
Guerra Fria consistiu em uma guerra não declarada, na qual os países envolvidos usaram propaganda, espionagem e intervenção militar para defender seus interesses, ajudar aliados e expandir suas influências. Estavam diretamente ligados a esse conflito:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a charge a seguir: Fonte: AQUINO, Rubim, LISBOA, Ronaldo e PEREIRA NETO, André. "Fazendo a História". Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986. p. 134 A charge satiriza a Crise de 1929 – a Grande Depressão ocorrida no período entre-guerras. Assinale a alternativa que explica CORRETAMENTE a crítica feita.
Enunciado:
Analise a charge a seguir:
Fonte: AQUINO, Rubim, LISBOA, Ronaldo e PEREIRA NETO, André. "Fazendo a História". Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986. p. 134
A charge satiriza a Crise de 1929 – a Grande Depressão ocorrida no período entre-guerras.
Assinale a alternativa que explica CORRETAMENTE a crítica feita.
- História | 6.08 Imperialismo
(UFG) Leia o texto a seguir.
Por mais que retrocedamos na História, acharemos que a África está sempre fechada no contato com o resto do mundo, é um país criança envolvido na escuridão da noite, aquém da luz da história consciente. O negro representa o homem natural em toda a sua barbárie e violência; para compreendê-lo devemos esquecer todas as representações europeias. Devemos esquecer Deus e as leis morais.
HEGEL, Georg W. F. Filosofia de la historia universal. Apud HERNANDEZ, Leila M.G. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005. p. 20-21. [Adaptado].
O fragmento é um indicador da forma predominante como os europeus observavam o continente africano, no século XIX. Essa observação relacionava-se a uma definição sobre a cultura, que se identificava com a ideia de
o século XIX. Essa observação relacionava-se a uma definição sobre a cultura, que se identificava com a ideia de