Então disse: “Este é o local onde construirei. Tudo pode chegar aqui pelo Eufrates, o Tigre e uma rede de canais. Só um lugar como este sustentará o exército e a população geral”. Assim ele traçou e destinou as verbas para a sua construção, e deitou o primeiro tijolo com sua própria mão, dizendo: “Em nome de Deus, e em louvor a Ele. Construí, e que Deus vos abençoe”.
AL-TABARI, M. Uma história dos povos árabes. São Paulo: Cia. das Letras. 1995 (adaptado).
A decisão do califa Al-Mansur (754-775) de construir Bagdá nesse local orientou-se pela
Questões relacionadas
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(MACKENZIE) Considere as seguintes substâncias orgânicas:
I. CH3COOH
II. CH2ClCOOH.
III. CH3CH2COOH
IV. CCl3COOH
Assinale a alternativa correta para a ordem crescente de caráter ácido dessas substâncias
- Arte - Fundamental | 01.2. Música
MATERIAL
- CD (música alegre)
- Aparelho de som
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Cartolina
-Papéis cores variadas para recorte
- Revistas, jornais, etc, para recorte
PROCEDIMENTOS
- O professor abordará a questão da linguagem corporal na criança:
- O professor pode propor às crianças pensar como voa uma borboleta e como voa um beija-
flor, como flui um rio e como derrete um cubo de gelo, tudo isso, através da expressão
corporal; a importância dessa atividade é a consciência corporal e o controle interno dos
mecanismos de expressão, contribuindo para a atenção, disciplina e desinibição.
- O professor deverá fazer no chão da sala ou pátio da escola, formas geométricas com
fita adesiva.
- O professor vai pedir para as crianças se organizem dentro das formas. Com o recurso da música,
pedirá para que as crianças dancem até que, ao seu sinal, troquem de lugar: (losango para
retângulo...) de forma mais complexa. Pode fazer pulseiras ou outra forma de identificação,
onde subdivida as crianças de cada grupo em cores e, da mesma forma associar: (grupo azul
no triângulo...)
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19922
- Depois da dança das formas, o professor vai distribuir para as crianças material de
recorte como revistas, papéis coloridos, jornais, etc.
- Peça as crianças para lembrar como foi a brincadeira que acabaram de fazer e através da
técnica de recorte e colagem representá-la .
- Coloque uma música bem alegre e deixe as crianças fazerem suas criações, livremente.
- Oriente as crianças no manuseio da tesoura e cola.
- Instrua as crianças a fazer a colagem somente depois de definidas as formas e suas posições
na cartolina.
- Espere secar e exponha os trabalhos.
A DANÇA NA MÚSICA
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UNIG)
A lei da diluição de W. Ostwald relaciona o grau de ionização com a diluição da solução. Segundo o químico alemão, professor da Universidade de Leipzig, o grau de ionização de um eletrólito aumenta, tendendo para 100% à medida que a solução se dilui. A lei pode ser aplicada nos cálculos de concentrações e da constante de dissolução iônica de uma solução de ácido acético 2,0.1
A partir da aplicação da lei de W. Ostwald e das informações do texto, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
QUEM TRABALHA NA COMUNIDADE
4. Texto base: Leia o cartaz. Disponível em: <http://www.vitrinemania.com.br/adesivo-de-vitrine-datas/adesivo-de-vitrine-dia-das-criancas/adesivo-de-vitrine-mania-loja-infatil-ser-crianca-e.html> Acesso em: 14 set. 2014.
Enunciado:
As crianças vivem de formas diferentes em vários lugares do Brasil e do mundo, porém há algumas características que são comuns a todas elas, independentemente do lugar em que vivem ou da realidade social. Escreva alguns desses comportamentos.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] Con vertiginosidad se aprecia cómo el mundo es
invadido por los medios de comunicación de masas, que cobran
una relevancia especial gracias a los avances tecnológicos. La
[4] familia y la escuela pierden fuerza socializadora al mismo
tiempo que la ganan los medios de comunicación. Esta realidad
implica un desafío para los padres, la familia y la
[7] administración pública ya que la responsabilidad socializadora
es, por igual, de todos los agentes sociales, también de quienes
controlan el poder de los medios de comunicación y de las
[10] grandes cadenas de televisión. Nadie duda de la
responsabilidad legal de los medios de comunicación, pero
poco se habla de su responsabilidad moral y socializadora, de
[13] la importancia que sus mensajes y actuaciones poseen para
quebrar la pasividad, para incitar a la participación ciudadana.
Se hace urgente e imprescindible unir esfuerzos para que los
[16] grandes problemas del mundo en el siglo XXI, que
generalmente tienen que ver con la solidaridad y el respeto,
tanto hacia las personas como hacia el medio ambiente, estén
[19] presentes con criterios de interés global en los medios de
comunicación.
Internet: <www.uhu.es/cine> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras del texto anterior, juzgue lo ítem siguiente.
Del texto se deduce que los medios de comunicación tienen responsabilidad legal.