Ao soltar um martelo e uma pena na Lua em 1973 o astronauta David Scott confirmou que ambos atingiram juntos a superfície. O cientista italiano Galileu Galilei (1564-1642), um dos maiores pensadores de todos os tempos, previu que, se minimizarmos a resistência do ar, os corpos chegariam juntos à superfície.
OLIVEIRA, A. A influência do olhar. Disponível em: www.cienciahoje.org.br. Acesso em: 15 ago. 2016 (adaptado).
Na demonstração, o astronauta deixou cair em um mesmo instante e de uma mesma altura um martelo de 1,32 kg e uma pena de 30 g. Durante a queda no vácuo, esses objetos apresentam iguais
Questões relacionadas
- História | 6.14 Guerra Fria
Os soviéticos tinham chegado a Cuba muito cedo na década de 1960, esgueirando-se pela fresta aberta pela imediata hostilidade norte-americana em relação ao processo social revolucionário. Durante três décadas os soviéticos mantiveram sua presença em Cuba com bases e ajuda militar, mas, sobretudo, com todo o apoio econômico que, como saberíamos anos mais tarde, mantinha o país à tona, embora nos deixasse em dívida com os irmãos soviéticos – e depois com seus herdeiros russos – por cifras que chegavam a US$ 32 bilhões. Ou seja, o que era oferecido em nome da solidariedade socialista tinha um preço definido.
PADURA, L. Cuba e os russos. Folha de São Paulo, 19 jul 2014 (adaptado).
O texto indica que durante a Guerra Fria as relações internas em um mesmo bloco foram marcadas pelo(a)
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
ANO - 14. ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE
17. Veja os números a seguir:
56 – 23 – 6 – 111 – 3 – 15 – 94 – 55 – 67 – 12 - 22 – 48 – 89 - 120
Agora, ordene-os de acordo com o que se pede:
Números Pares em ordem crescente
Números Ímpares em ordem decrescente
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os textos a seguir.
TEXTO I
A mulher ateniense – séc. VI a.C.
[...] Educada para ser dócil e reservada ao mundo doméstico, as mulheres atenienses eram subjugadas pelo pai até ele escolher qual homem poderia com ela se casar. Após o matrimônio, a subserviência feminina era destinada ao marido. Mesmo após as reformas políticas, as mulheres não participavam das questões políticas por serem consideradas inaptas para esse tipo de tarefa. [...]
Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/atenas-esparta-as-mulheres.htm.
Acesso em: 03 jul. 2013.
TEXTO II
As informações contidas nos textos I e II indicam que
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Leia as informações e analise o gráfico a seguir.
O continente asiático é o mais populoso, com uma população de aproximadamente 3,8 bilhões de pessoas, que corresponde a 60% do total da população mundial. De cada dez países mais populosos do mundo, sete encontra-se na Ásia. O gráfico a seguir destaca cinco países, sendo três Asiáticos.
Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/o-continente-asiatico.htm Acesso em: 27 mar. 2012.
Disponível em: www.geografiaparatodos.com.br. Acesso em: 27 mar. 2012.
Os países asiáticos mais populosos podem ser identificados no gráfico como
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia os fragmentos da entrevista do então líder soviético Mikhail Gorbatchev, cedida ao jornal Newsweek em 1999.
O Muro de Berlim não desabou num só dia, nem sequer numa só estação. A crise na Alemanha Oriental começou quatro anos antes dos dramáticos acontecimentos de 1989, a muitos quilômetros de distância – com a perestroika e da democratização da União Soviética. Quando o descontentamento na Alemanha Oriental se transformou num movimento de massas, o povo dali sabia que minha política da “liberdade de escolha” não era só um slogan publicitário. Portanto, eles (os alemães orientais) exerceram sua liberdade de escolha derrubando o Muro de Berlim.
Nunca lamentei minha decisão. (...) o emprego da força poderia ter resultado num enorme banho de sangue. (...) A Guerra Fria poderia ressurgir e minha posição política como um todo cairia em descrédito.
(...) Assim que as forças da glasnost e da democracia foram liberadas, funcionaram de modo imprevisível. Elas foram decisivas para impulsionar as mudanças no Leste Europeu, (...) essas mesmas forças incentivaram tendências separatistas nas repúblicas nacionais da URSS.
GORBATCHEV, Mikhail. Entrevista cedida ao jornal Newsweek. Publicada no jornal O Estado de São Paulo. Caderno A, 07 nov. 1999, p 18-19. (Fragmento)
Na opinião de Mikhail Gorbatchev: