No ciclo celular atuam moléculas reguladoras. Dentre elas, a proteína p53 é ativada em resposta a mutações no DNA, evitando a progressão do ciclo até que os danos sejam reparados, ou induzindo a célula à autodestruição. A ausência dessa proteína poderá favorecer a:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(MACKENZIE) A respeito dos transportes realizados pela membrana plasmática, considere as afirmativas.
I. A utilização de proteínas transportadoras é exclusiva de transportes ativos.
II. A insulina age acelerando a difusão facilitada da glicose para o interior das células.
III. Íons são moléculas muito pequenas e, portanto, atravessam a membrana sempre por difusão simples.
IV. Em todos os tipos de difusão, a passagem de solutos acontece a favor do gradiente de concentração.
Estão corretas apenas as afirmativas
- História - Fundamental | 07. Colonização Inglesa na América
Texto base: Observe o mapa. Disponível em: <http://historiaviajando.blogspot.com.br/2013/03/comercio-triangular-das-13-colonias.html> Acesso em: 14 abr. 2015.
Enunciado:
Tendo como referência as informações do mapa, estabeleça uma relação entre o comércio triangular e o desenvolvimento econômico das Colônias do Sul.
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(UNP)”Cada caráter é condicionado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas”. Mendel, ao enunciar essa lei, já admitia, embora sem conhecer, a existência das seguintes estruturas e do processo de divisão celular, respectivamente:
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
Um cozinheiro distraiu-se e encostou uma parte do antebraço em uma panela muito quente, sofrendo uma séria queimadura. Chegando ao hospital uma médica faz seu atendimento e a alerta sobre ter mais de cuidado com os afazeres na cozinha, inclusive utilizando, se possível um moletom de manga longa durante o manuseio do fogão.
A recomendação da médica se justifica porque o material do moletom
- Química
Em 2016, foi inaugurada a primeira fábrica mundial para a produção de uma nova fonte de metionina especificamente desenvolvida para alimentação de camarões e outros crustáceos. Esse novo produto, Met-Met, formado pela reação de duas moléculas de metionina na forma racêmica, tem uma absorção mais lenta que a DL-metionina, o que otimiza a absorção da metionina e de outros nutrientes no sistema digestivo dos camarões.
A Metionina e o Met-Met são, respectivamente,