Um pesquisador fez o seguinte desenho de uma célula observada ao microscópio óptico.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Ela parecia pedir socorro contra o que de algum modo involuntariamente dissera. E ele com os olhos miúdos quis que ela não fugisse e falou:
— Repita o que você disse, Lóri.
— Não sei mais.
— Mas eu sei, eu vou saber sempre. Você literalmente disse: um dia será o mundo com sua impersonalidade soberba versus a minha extrema individualidade de pessoa, mas seremos um só.
— Sim.
Lóri estava suavemente espantada. Então isso era a felicidade. De início se sentiu vazia. Depois seus olhos ficaram úmidos: era felicidade, mas como sou mortal, como o amor pelo mundo me transcende. O amor pela vida mortal a assassinava docemente, aos poucos. E o que é que eu faço? Que faço da felicidade? Que faço dessa paz estranha e aguda, que já está começando a me doer como uma angústia, como um grande silêncio de espaços? A quem dou minha felicidade, que já está começando a me rasgar um pouco e me assusta? Não, não quero ser feliz. Prefiro a mediocridade. Ah, milhares de pessoas não têm coragem de pelo menos prolongar-se um pouco mais nessa coisa desconhecida que é sentir-se feliz e preferem a mediocridade. Ela se despediu de Ulisses quase correndo: ele era o perigo.
LISPECTOR, C. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.
A obra de Clarice Lispector alcança forte expressividade em razão de determinadas soluções narrativas. No fragmento, o processo que leva a essa expressividade fundamenta-se no:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Poema tirado de uma notícia de jornal
1 João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
2 Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
3 Bebeu
4 Cantou
5 Dançou
6 Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
BANDEIRA, Manuel. Disponível em: <www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira04.html>. Acesso em: 12 jan. 2015.
Os versos 3, 4 e 5 do poema são compostos apenas de verbos. Esse recurso é utilizado para
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
The perils of counterfeit drugs go way beyond being ripped off by dubious online pill-pushers. The World Health Organization (WHO) estimates that 50 per cent of all medicines sold online are worthless counterfeits. In developing nations fake pills may account for as much as 30 per cent of all drugs on the market. Even in the developed world, 1 per cent of medicines bought over the counter are fakes.
Some key events illustrate the risk these pose. In Nigeria, 2500 children died in 1995 after receiving fake meningitis vaccines. In Haiti, Bangladesh and Nigeria, around 400 people died in 1998 after being given paracetamol that had been prepared with diethylene glycol – a solvent used in wallpaper stripper. The fakers are nothing if not market-aware: in the face of an outbreak of H5N1 bird flu in 2005, they began offering fake Tamiflu.
What can be done? The WHO coordinates an umbrella body called the International Medical Products Anti-Counterfeiting Taskforce (IMPACT), an industry initiative that issues alerts when it finds anomalies in the medicine supply chain. Such events include sudden drops in wholesale prices, hinting at fakes coming onto the market, or the mimicking of anti-counterfeiting features on packaging, such as holograms or barcodes, says Nimo Ahmed, head of intelligence at the UK’s Medicine and Healthcare Products Regulatory Agency.
New Scientist, 10 July 2010, p. 18. Adaptado.
(FUVEST 2011 1° FASE) De acordo com o texto, medicamentos falsificados, em geral,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.10 Biografia e Autobiografia
Leia um trecho do conto autobiográfico “Um cinturão” , de Graciliano Ramos. Nele, o autor relembra uma surra que levou do pai e as constantes surras que levava da mãe:
“Certa vez minha mãe surrou-me com uma corda nodosa que me pintou as costas de manchas sangrentas. Moído, virando a cabeça com dificuldade, eu distinguia nas costelas grandes lanhos vermelhos. Deitaram-me, enrolaram-me em panos molhados com água de sal - e houve uma discussão na família. Minha avó, que nos visitava, condenou o procedimento da filha e esta afligiu-se. Irritada, ferira-me à toa, sem querer. Não guardei ódio a minha mãe: o culpado era o nó.”
Disponível em: <www.contosblogspost.com.br>. Acesso em: 15 nov.2012.
No início do século XX as crianças eram criadas de uma maneira diferente da atual. O narrador revela a forma como os adultos educavam as crianças na época em que vivera sua infância.
Descreva como os pais resolviam as questões de indisciplina, a partir do relato lido no trecho.
- Sociologia - Fundamental | 5. Trabalho
Leia no trecho a seguir a definição sobre um sistema de produção e responda a questão.
Sistema direcionado à produção em massa de produtos padronizados em que o trabalhador desempenhava apenas uma única tarefa que requeria pouca perícia. A máquina sobrepunha-se ao trabalhador individual, visto que nunca se cansava, nunca adoecia e não tinha que parar para se alimentar. Desta maneira era possível aumentar a produção.
http://revistacomarte02.blogspot.com/2009/11/qual-e-sua-participacao.html
Cite e explique uma mudança ocorrida em relação ao trabalho quando esse sistema de produção foi introduzido.