(FUVEST 2017 1° FASE) No início do século XX, Pierre Curie e colaboradores, em uma experiência para determinar características do recém descoberto elemento químico rádio, colocaram uma pequena quantidade desse material em um calorímetro e verificaram que 1,30 grama de água líquida ia do ponto de congelamento ao ponto de ebulição em uma hora.
A potência média liberada pelo rádio nesse período de tempo foi, aproximadamente,
Note e adote:
-> Calor específico da água: 1 cal/(g.oC)
-> 1 cal = 4 J
-> Temperatura de congelamento da água: 0 ºC
-> Temperatura de ebulição da água: 100 ºC
-> Considere que toda a energia emitida pelo rádio foi absorvida pela água e empregada exclusivamente para elevar sua temperatura.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Além da Revolução da Informação
O impacto da Revolução da Informação está apenas começando. Mas a força motriz desse impacto não é a informática, a inteligência artificial, o efeito dos computadores sobre a tomada de decisões ou a elaboração de políticas ou de estratégias. É algo que praticamente ninguém previu, nem mesmo se falava há 10 ou 15 anos: o comércio eletrõnico — o aparecimento explosivo da internet como um canal importante, talvez principal, de distribuição mundial de produtos, serviços e, surpreendentemente, de empregos de nível gerencial. Essa nova realidade está modificando profundamente economias, mercados e estruturas setoriais, os produtos e serviços e seu fluxo, a segmentação, os valores e o comportamento dos consumidores, o mercado de trabalho.
O impacto, porém, pode ser ainda maior nas sociedades e nas políticas empresariais e, acima de tudo, na maneira como encaramos o mundo e nós mesmos dentro dele. O impacto psicológico da Revolução da Informação, como o da Revolução Industrial, foi enorme. Talvez tenha sido mais forte na maneira como as crianças aprendem. Já aos 4 anos (e às vezes até antes), as crianças desenvolvem habilidades de computação, logo ultrapassando seus pais. Os computadores são seus
brinquedos e suas ferramentas de aprendizado. Daqui a 50 anos, talvez concluamos que não houve nenhuma crise educacional no mundo — apenas ocorreu uma incongruência crescente entre a maneira como as escolas do século XX ensinavam e a maneira como as crianças do fim do século XX aprendiam.
DRUCKER, P. O melhor de Peter Drucker: obra completa. São Paulo: Nobel, 2002
O artigo apresenta uma reflexão sobre a Revolução da Informação, que, assim como a Revolução Industrial, provocou impactos significativos nas sociedades contemporâneas. Ao tratar da Revolução da Informação, o autor enfatiza que:
- História - Fundamental | 13. A Expansão do Islã e os Reinos Africanos
Para resolver a questão, leia o texto a seguir:
A República de Gana (...) é um dos países mais prósperos e estáveis da África subsaariana. A exportação de cacau e de madeira e a exploração de ouro e outros minérios são as atividades econômicas mais importantes do país. (...)
Entre os séculos XVI e XIX, o território onde hoje se localiza Gana era conhecido como Costa do Ouro. (...) No século XIX, a Costa do Ouro foi dominada por ingleses, que extraíam grandes quantidades de ouro das minas da região. (...)
Em 1954, a Costa do Ouro tornou-se independente e adotou o nome de Gana (...) escolhido para o novo país por razões históricas, embora não haja coincidência territorial entre Gana e o Reino de Gana. (...)
É preciso celebrar a grandeza e os feitos de uma civilização que os nossos antepassados fizeram expandir muitos séculos antes da penetração europeia e do seu domínio ulterior sobre a África.
HERNANDES. Leila M. G. Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2008. p. 198. (Adaptado)
Analise o mapa a seguir.
Identifique no mapa o território onde, no passado, era a Costa do Ouro e descreva a sua localização geográfica.
- Matemática | 09. Probabilidade
Uma locadora possui disponíveis 120 veículos da categoria que um cliente pretende locar. Desses, 20% são da cor branca, 40% são da cor cinza, 16 veículos são da cor vermelha e o restante, de outras cores. O cliente não gosta da cor vermelha e ficaria contente com qualquer outra cor, mas o sistema de controle disponibiliza os veículos sem levar em conta a escolha da cor pelo cliente.
Disponibilizando aleatoriamente, qual é a probabilidade de o cliente ficar contente com a cor do veículo?
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UEFS)
Considere uma partícula que se desloca sobre o eixo horizontal x sob a ação de uma força horizontal que varia com a posição x da partícula, de acordo com o gráfico representado. Sabe-se que o tempo gasto pela partícula para chegar à posição x igual a 10,0m é de 4,0s. Com base nessas informações, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A partícula realiza um movimento uniforme entre as posições x = 0m e x = 4,0m.
( ) O trabalho realizado sobre a partícula entre as posições x = 4,0m e x = 6,0m é igual a 4,0kJ.
( ) A potência média necessária para a partícula se deslocar de x = 0m até x = 10,0m é igual a 4,0 kW.
( ) No intervalo entre x = 6,0m e x = 10,0m, a partícula desenvolveu uma velocidade constante de módulo igual a 4,0 m/s.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Muitas espécies no mundo estão ameaçadas de extinção. Esse fato também se deve
I. à destruição dos hábitats naturais pelos homens.
II. à poluição das águas doces e marinhas.
III. à elevação da temperatura das águas oceânicas.
IV. ao aumento da acidez das águas oceânicas pela elevação dos níveis de CO2 .
V. à localização de ilhas de calor sobre áreas agricultáveis.
Estão corretas apenas as afirmações: