(UNIT)
O poder que a abelha rainha tem sobre as abelhas da colmeia é consequência de feromônio representado pela fórmula estrutural. O isômero trans do feromônio é o que age sobre esses insetos e dita o comportamento social das abelhas.
Associando-se essas informações ao conhecimento sobre isomeria geométrica, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Geografia | 5.3 Urbanização
A crise do modelo de desenvolvimento brasileiro, perverso e excludente, foi marcada, especialmente, pela concentração de renda. As consequências dessa agravante são observadas por alguns problemas caóticos, como gastos infinitos com segurança pública, vias saturadas e mal planejadas, poluição hídrica e aglomerados urbanos sem infraestrutura.
SOUZA, J. A. et. al. Ocupação Desordenada. In: Revista Conhecimento Prático Geografia, abr. 2010 (adaptado).
No espaço urbano brasileiro, vêm se agravando os problemas socioambientais relacionados a um modelo de desenvolvimento que configurou formas diversas de exclusão social. Uma ação capaz de colaborar com a solução desses problemas é
- Física
(UTFPR) Um tipo de bate-estaca usado em construções consiste de um guindaste que eleva um objeto pesado até uma determinada altura e depois o deixa cair praticamente em queda livre. Sobre essa situação, considere as seguintes afirmações:
I. na medida em que o objeto cai, aumenta sua energia cinética.
II. na medida em que o objeto cai, aumenta sua energia potencial.
III. na queda, ocorre um aumento de energia mecânica do objeto.
IV. na queda, ocorre a conservação da energia potencial.
Está correto apenas o que se afirma em:
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
(IFSUL-RS) A acentuação está correta, sem exceção, nos vocábulos da alternativa:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir. AS PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DA CASTANHA-DO-PARÁ SAÚDE E NUTRIÇÃO A castanha-do-pará é uma excelente opção para lanchinhos entre as refeições! Além de ser uma delícia, essa semente também é dona de uma série de benefícios à saúde. Entre os principais, estão a presença das gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais. Quer entender melhor as propriedades desse alimento e por que é tão importante incluí-lo no cardápio? Também conhecida como castanha do Brasil, ela é a semente da castanheira do Pará – típica da região norte e um dos principais produtos de exportação da Amazônia. Ela faz parte do grupo das oleaginosas e apresenta uma casca fina e marrom, com uma polpa branca muito saborosa. E o melhor: possui vários benefícios nutricionais! O principal destaque está na qualidade das gorduras. Em duas unidades, encontramos, aproximadamente, 11 g, das quais 68% são as chamadas “boas” (poli e monoinsaturadas). Elas ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL). Você pode saber mais sobre a importância das gorduras boas aqui. A castanha-do-pará apresenta boa quantidade de fibras, essenciais para o funcionamento ideal do intestino. Em relação às vitaminas e minerais, em apenas duas unidades é possível atingir, em porcentagens de consumo recomendado para um dia: 25% de magnésio, importante para o processo que gera energia para o corpo; 18% de fósforo, essencial para a contração muscular e transmissão de impulsos nervosos; 10% de zinco, faz parte do sistema de defesa do corpo; 9% de vitamina B1, que também participa do processo que gera energia ao organismo. Disponível em: <http://www.saboremmovimento.com.br/as-propriedades-e-beneficios-da-castanha-do-para/>. Acesso em: 09 nov. 2014. (Fragmento).
Embora o texto apresente termos científicos, como “poli” e “monoinsaturadas”, “colesterol”, “magnésio, fósforo, zinco”, dentre outros, explique por que ele não pode ser considerado um texto científico.
- História
Na História do Brasil, a fase açucareira, cronologicamente situada entre os séculos XVII e XVIII, corresponde ao período em que a produção e exportação de açúcar foram as principais atividades econômicas.A produção era baseada no plantation, o qual significa uma empresa: