(FITS) Existem muitas reações químicas importantes envolvendo substâncias orgânicas, como a combustão dos hidrocarbonetos presentes no gás de cozinha (propano e butano), nos derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel; em biocombustíveis, no carvão e na madeira. Além da combustão, reações de desidratação, oxidação e polimerização, envolvendo outras funções orgânicas, também são objeto de estudo da Química Orgânica.
A desidratação de álcoois, a hidratação de alcinos e a polimerização de etileno são reações que dão origem, respectivamente, a
Questões relacionadas
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
Nova espécie de Hominídio é descoberta próxima ao fóssil da Lucy.
Lucy, o fóssil mais famoso do mundo, que revelou aos cientistas a espécie Australopithecus afarensis, tem um vizinho. Próximo ao local onde este fóssil foi desenterrado, uma equipe de pesquisadores encontrou outro fóssil. Mandíbulas e dentes fossilizados foram encontrados no norte da Etiópia e demonstra uma antiga relação humana. Os pesquisadores dizem que este fóssil vivera na mesma época que Lucy, mas que é uma espécie distinta. A nova espécie, que foi apelidada de Australopithecus deyiremeda, viveu entre milhões e milhões de anos atrás.
Fonte: Biologia na Web, 31/05/2015. Disponível em: http://www.biologianaweb.com.br. Acesso: 18/08/2015
Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.
I. Em oposição ao criacionismo, a teoria evolucionista parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Evidências como fósseis, ferramentas, armas, vestimentas, entre outras, indicam como ocorreu a evolução humana, culminando no Homo sapiens atual.
II. O sistema de nomenclatura científica atual identifica cada espécie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o gênero, o segundo, em minúscula, é o epíteto específico. A partir da segunda vez que se escreve o nome de determinada espécie, o gênero pode se apresentar abreviado, como por exemplo: Australopithecus afarensis – A. afarensis.
III. A ocorrência e acúmulo de mutações na sequência genética de um organismo pode ser um dos fatores evolutivos. As mutações são predominantemente aleatórias e podem ocorrer naturalmente através de erros no processo de replicação do DNA, ou através da ação de fatores mutagênicos, tais como produtos químicos, radiação ou fatores biológicos.
IV. Mutação neutra é toda mutação que ocorre no código genético sem alterar o produto gênico. Esse tipo de mutação é possível devido ao código genético ser degenerado e redundante, ou seja, um códon pode codificar mais de um aminoácido, porém, um aminoácido possui apenas um códon.
V. Durante o processo evolutivo pode-se perceber um aumento da complexidade do sistema nervoso humano. O encéfalo humano encontra-se localizado no interior do crânio, protegido por um conjunto de três membranas, que são as meninges. As principais células que o constituem chamam-se neurônios. Estes apresentam uma região denominada de corpo celular, de onde partem numerosos prolongamentos, os axônios, e um dendrito, que é envolto pela bainha de mielina.
Todas as afirmações corretas estão em:
- Biologia | 03. Bioquímica
O fitato, presente em diversos cereais, apresenta a propriedade de associar-se a alguns minerais, proteínas e carboidratos, formando complexos insolúveis e incapazes de serem digeridos por animais monogástricos. Por esse motivo, muitas rações ricas em cereais contêm, na sua formulação final, a enzima fitase como aditivo. O esquema de ação dessa enzima sobre o fitato está representado na figura.
A adição de fitase nessas rações acarretará um aumento da:
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(UESB)
Cu (s) + HNO3 (aq) → Cu (NO3)2 (aq) + H2O (l) + NO2(g)
O cobre é um metal que apresenta baixa reatividade e, por isso, é utilizado na fabricação de joias e de moedas. Entretanto, na presença de ácido nítrico concentrado, reage e forma um composto esverdeado com a liberação de vapores de coloração marrom, de acordo com a equação química não balanceada.
Considerando-se as informações do texto e após o balanceamento da equação com os menores coeficientes estequiométricos inteiros, é correto afirmar:
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
A memória recuperada pela autora apresenta a relação entre
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
A pólvora é considerada a primeira mistura explosiva, usada na China, na Arábia e na Índia. Há textos chineses antigos que a denominam “substância química do fogo”, mesmo sendo uma mistura, em proporção estequiométrica dos compostos: nitrato de potássio, carvão e enxofre. A combustão da pólvora produz uma grande quantidade de gases, responsável por um súbito aumento de volume, o que caracteriza a explosão.
4 KNO3(s) + 7 C(s) + S(s) ® 3 CO2(g) + 3 CO(g) + 2 N2(g) + K2CO3(s) + K2S(s)
São conhecidas as massas molares do carbono (12 g/mol), do nitrogênio (14 g/mol), do oxigênio (16 g/mol), do enxofre (32 g/mol) e do potássio (39 g/mol). Considerando que a reação ocorra nas condições ambientes, em que o volume molar é 25 L/mol, a queima de 260 g de pólvora provoca uma variação de volume gasoso de