(Uesc)
A quitosana, um biopolímero, polissacarídeo, que ocorre em algumas espécies de fungo, é obtida a partir da quitina, constituinte principal dos exoesqueletos de insetos e de crustáceos. A estrutura molecular de quitosana é semelhante à de celulose e pode adsorver de quatro a cinco vezes a sua massa molar em gordura.
A análise dessas informações, da reação química de obtenção de quitosana, representada pela equação química e das estruturas moleculares desses biopolímeros naturais, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física | 7.2 Quântica
(EPCAR (AFA)) O diagrama a seguir mostra os níveis de energia permitidos para elétrons de um certo elemento químico.
Durante a emissão de radiação por este elemento, são observados três comprimentos de onda: λA , λB , λC .Sabendo-se que λA < λB < λC pode-se afirmar que λA /λC é igual a
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UESC) Um motor de Carnot, cujo reservatório de baixa temperatura está a 27°C, tem um rendimento de 20%. Variando-se as temperaturas dos reservatórios, é possível aumentá-lo para 25%. Sabendo-se que a temperatura do reservatório de baixa temperatura permanece invariável, a quantidade de graus que deve ser aumentada a temperatura do reservatório de alta temperatura, é igual, em graus Kelvin, a
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(IFSP) Existem dois tipos de divisão celular que servem para a produção de células-filha, a fim de desenvolver o organismo e/ou repor células dos tecidos ou para a sua reprodução. Na espécie humana, há, em indivíduos normais, 46 cromossomos, sendo que, para indivíduos do sexo masculino: 46, XY e, para indivíduos do sexo feminino: 46, XX. Assinale a alternativa que explica corretamente a divisão celular em um indivíduo do sexo masculino que produz gametas e a divisão celular em um indivíduo do sexo feminino que produz células somáticas, em que constem, respectivamente, em cada um dos indivíduos:
1) nome da divisão celular; 2) quantas células-filha são resultantes; 3) o número de cromossomos; e 4) componente(s) do par sexual.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Ainda há no país um grande número de cidades dominadas por caciques, observa o consultor político Gaudêncio Torquato. Segundo ele, essa forma de fazer política se concentra, principalmente, no Norte e Nordeste do país e em alguns municípios do Sudeste. “Quanto mais tradicional a política em uma cidade, maior a probabilidade de existir domínio. A política mineira é uma das mais tradicionais do Brasil.” O coronelismo atual, segundo Gaudêncio, ainda é uma herança política do princípio do século 20. “Surgem novos coronéis que herdam o poder dos pais. São famílias que se perpetuam no poder. A própria administração pública se transforma na antiga fazenda”, observou. O consultor político ressaltou que boa parcela da população em cidades menores é dependente dos órgãos públicos. “A maioria das pessoas necessita da prefeitura para alimentar os filhos. Como ir contra si mesmo?” Disponível em: <http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2011/01/24/interna_politica, 205454/coronelismo-e-heranca-que-ainda-persiste-no-pais.shtml.> Acesso em: 05 nov. 2014.
Enunciado:
O trecho da reportagem demonstra que o coronelismo é herança que ainda persiste no Brasil.
Indique duas semelhanças entre o coronelismo da República Oligárquica e o atual.
- Literatura
(MACKENZIE) Textos para a questão abaixo:
Soneto VI
Brandas ribeiras, quanto estou contente
De ver-vos outra vez, se isto é verdade!
Quanto me alegra ouvir a suavidade,
Com que Fílis entoa a voz cadente!
Os rebanhos, o gado, o campo, a gente,
Tudo me está causando novidade:
Oh! como é certo que a cruel saudade
Faz tudo, do que foi, mui diferente!
Recebi (eu vos peço) um desgraçado,
Que andou até agora por incerto giro,
Correndo sempre atrás do seu cuidado:
Este pranto, estes ais com que respiro,
Podendo comover o vosso agrado,
Façam digno de vós o meu suspiro.
Cláudio Manoel da Costa
Soneto
Estes os olhos são da minha amada,
Que belos, que gentis e que formosos!
Não são para os mortais tão preciosos
Os doces frutos da estação dourada.
Por eles a alegria derramada
Tornam-se os campos de prazer gostosos.
Em zéfiros suaves e mimosos
Toda esta região se vê banhada.
Vinde olhos belos, vinde, e enfim trazendo
Do rosto do meu bem as prendas belas,
Dai alívio ao mal que estou gemendo.
Mas ah! delírio meu que me atropelas!
Os olhos que eu cuidei que estava vendo,
Eram (quem crera tal!) duas estrelas.
Cláudio Manoel da Costa
É traço relevante na caracterização do estilo de época a que pertencem os poemas de Cláudio Manoel da Costa, EXCETO: