(UEFS)
A reciclagem de garrafas de politereftalato de etileno, PET, juntando-se ao algodão, vem ganhando espaço no mercado com a produção de tecidos utilizados na confecção de bolsas e de sapatos, com objetivo de reduzir os problemas ambientais causados pelo lixo de plástico.
Um dos aspectos da transformação de garrafas PET em fibras para produção de tecidos está associado.
Questões relacionadas
- Matemática
O gráfico abaixo, publicado na revista Veja de 13/06/2012, a partir dos dados da Unep, revela uma desaceleração no ritmo de desmatamento das florestas.
Com base nesse gráfico, é correto afirmar:
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(IFSC) Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, pois só se reproduzem no interior de uma célula hospedeira. São também agentes causadores de muitas doenças infecciosas que afetam seres humanos. Dentre as sequências abaixo, qual apresenta doenças que são causadas somente por vírus?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.12 Gêneros Digitais: Mensagem Instantânea, Post e Chat
Texto base: [...] Eu ainda bato-papo e tenho muitos amigos na net. Mas depois de três semanas rindo e namorando, eu tenho uma namorada firme. Ela não é só uma namorada virtual, ela é de verdade e temos um monte de coisas em comum, deu pra notar, né? O nome dela? Julieta. Pseudônimo no bate-papo? Marvin. Se você quiser um amigo nos bate-papos da internet, pode ser que encontre um legal. Pode ser também que eu esteja por lá – mas aviso: eu tenho namorada. Mettalica ainda é o meu pseudônimo. Meu nome verdadeiro? Romeu, apelido Meuzão, vulgo Metallica. A Julieta acha que a nossa história de amor na internet é coisa pra livro, poesia e até música. [...] ANDRADE, Telma Guimarães Castro. [email protected]. São Paulo: Saraiva,2002. P.77,78. (Fragmento). A nota de rodapé é aquela que oferece informação adicional esclarecedora ao leitor, mas que não pode estar incluída no texto corrente de maneira fluida. Assim sendo, considere as informações do texto e crie uma nota de rodapé com o significado das expressões:
Enunciado:
a) Namorada virtual:
b) Pseudônimo:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
(ENEM 2010 2ª APLICAÇÃO) Tampe a panela
Parece conselho de mãe para a comida não esfriar, mas a ciência explica como é possível ser um cidadão ecossustentável adotando o simples ato de tampar a panela enquanto esquenta a água para o macarrão ou para o cafezinho. Segundo o físico Cláudio Furukawa, da USP, a cada minuto que a água ferve em uma panela sem tampa, cerca de 20 gramas do líquido evaporam. Com o vapor, vão embora 11 mil calorias. Como o poder de conferir calor do GLP, aquele gás utilizado no botijão de cozinha, é de 11 mil calorias por grama, será preciso 1 grama a mais de gás por minuto para aquecer a mesma quantidade de água. Isso pode não parecer nada para você ou para um botijão de 13 quilos, mas imagine o potencial de devastação que um cafezinho despretensioso e sem os devidos cuidados pode provocar em uma população como a do Brasil: 54,6 toneladas de gás desperdiçado por minuto de aquecimento da água, considerando que cada família brasileira faça um cafezinho por dia. Ou 4 200 botijões desperdiçados.
Superinteressante. São Paulo: Abril, n° 247, dez. 2007.
O contato com textos exercita a capacidade de reconhecer os fins para os quais este ou aquele texto é produzido. Esse texto tem por finalidade:
- Língua Portuguesa
FAVELÁRIO NACIONAL
Carlos Drummond de Andrade
Quem sou eu para te cantar, favela,
Que cantas em mim e para ninguém
a noite inteira de sexta-feira
e a noite inteira de sábado
E nos desconheces, como igualmente não te
conhecemos?
Sei apenas do teu mau cheiro:
Baixou em mim na viração,
direto, rápido, telegrama nasal
anunciando morte... melhor, tua vida.
...
Aqui só vive gente, bicho nenhum
tem essa coragem.
...
Tenho medo. Medo de ti, sem te conhecer,
Medo só de te sentir, encravada
Favela, erisipela, mal-do-monte
Na coxa flava do Rio de Janeiro.
Medo: não de tua lâmina nem de teu revólver
nem de tua manha nem de teu olhar.
Medo de que sintas como sou culpado
e culpados somos de pouca ou nenhuma irmandade.
Custa ser irmão,
custa abandonar nossos privilégios
e traçar a planta
da justa igualdade.
Somos desiguais
e queremos ser
sempre desiguais.
E queremos ser
bonzinhos benévolos
comedidamente
sociologicamente
mui bem comportados.
Mas, favela, ciao,
que este nosso papo
está ficando tão desagradável.
vês que perdi o tom e a empáfia do começo?
...
(ANDRADE, Carlos Drummond de, Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984)
Assinale a alternativa em que a função sintática exercida pela oração em destaque está corretamente indicada: