Muitos seres vivos vivem em associação com outros seres de outras espécies, mantendo com eles relacionamentos harmônicos (mutualismo) ou desarmônicos (parasitismo).
Os seguintes relacionamentos: Rhizobium, Micorrizas e Líquens são
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Analise a charge a seguir.
Disponível em: http://sandromeira12.wordpress.com/2008/09/. Acesso em: nov. 2011.
A charge satiriza a participação do Estado na economia. No século XVIII, Adam Smith tornou-se um defensor do liberalismo econômico.
(A) Apresente três princípios defendidos por essa ideologia.
(B) Explique por que na atualidade o liberalismo econômico tem sido criticado em alguns países.
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
Descobertas sobre HIV nos deixam mais próximos de uma vacina
O HIV continua a ser um dos desafios de saúde mais difíceis do continente africano. Pesquisadores africanos têm realizado estudos de ponta para contribuir na solução desses problemas. A Rede da África Subsaariana para Excelência em Pesquisa de HIV está na vanguarda dessa pesquisa e forneceu algumas ideias importantes sobre como o vírus se espalha, bem como os mecanismos imunológicos que permitem que algumas pessoas o controlem sem medicamentos antirretrovirais. Uma importante base da pesquisa, em colaboração com outras, diz respeito a entender quais mecanismos o organismo utiliza para controlar o HIV — particularmente na fase inicial da infecção. O estudo mostra que algumas semanas após a infecção pelo HIV, quase todas as pessoas têm uma resposta imune muito robusta por meio de células conhecidas como “linfócitos T citotóxicos”, capazes de suprimir parcialmente o HIV. Mas, quando a maioria das pessoas está exposta ao vírus, seus sistemas imunológicos são principalmente desviados para responder às regiões do HIV que são altamente variáveis. Isso permite que o vírus mude facilmente para escapar do reconhecimento imunológico.
Disponível em: http://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 10 jan. 2018.
Durante a infecção pelo vírus citado, em uma pessoa,
- Geografia | 6.1 Agricultura
Os produtores de Nova Europa (SP) estão insatisfeitos com a proibição da queima e do corte manual de cana, que começou no sábado (01/03/2014) em todo o estado de São Paulo. Para eles, a produção se torna inviável, já que uma máquina chega a custar R$ 800 mil e o preço do corte dobraria. Além disso, a mecanização cortou milhares de postos de trabalho.
Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuárias e Agroindustrial (SBERA). . Disponível em: http://sbera.org.br. Acesso em: 25 mar. 2014.
A proibição imposta aos produtores de cana tem como objetivo
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.1 Elementos Estruturais da Palavra
Texto base: A questão refere-se a um artigo publicado em um provedor de acesso à internet brasileiro – IG (Internet Group) – na seção Último Segundo, coluna Todoprosa, categoria A palavra é..., elaborado pelo jornalista e escritor Sérgio Rodrigues. Leia-o e observe-o com atenção.
Curiosidades etimológicas: Bonito
(31/10/2009 - 17:02) A história da palavra “bonito” prova que tem raízes mais fundas do que se imagina a identificação entre as ideias de beleza e bondade, que num exame superficial talvez tenhamos a tentação de atribuir a uma “ditadura estética” inaugurada pela cultura de massa e cujos arquétipos poderiam ser dois personagens de velhos filmes de faroeste: o mocinho de traços finos e o bandido abrutalhado com uma cicatriz na cara. No entanto, depois de descontados os contrabandos raciais com que o cinema americano temperou a seu modo o paralelo entre beleza e bondade (olhos azuis para cá, negros para lá), as ideias continuam de mãos dadas. A palavra “bonito” chegou ao português no século 16. Descende do latim bonus (bom), provavelmente depois de uma tabelinha com o espanhol bueno, do qual é um diminutivo. Em resumo: bonito, na origem, é bonzinho. E para não deixar dúvida alguma no ar, “belo” vem do latim bellus, também diminutivo de bonus. Fonte: http://colunistas.ig.com.br/sergiorodrigues/2009/10/31/curiosidades-etimologicas-bonito/ - 1º/11/2009 – adaptado.
Enunciado:
Para facilitar a interpretação do artigo, encontre no dicionário o significado e as classes gramaticais das palavras etimologia, bonito, arquétipo e diminutivo, escrevendo-as a seguir.
- História | 2.3 Segundo Reinado
Ninguém desconhece a necessidade que todos os fazendeiros têm de aumentar o número de seus trabalhadores. E como até há pouco supriam-se os fazendeiros dos braços necessários? As fazendas eram alimentadas pela aquisição de escravos, sem o menor auxílio pecuniário do governo. Ora, se os fazendeiros se supriam de braços à sua custa, e se é possível obtê-los ainda, posto que de outra qualidade, por que motivo não hão de procurar alcançá-los pela mesma maneira, isto é, à sua custa?
Resposta de Manuel Felizardo de Sousa e Mello, diretor geral das Terras Públicas, ao Senador Vergueiro. In: ALENCASTRO, L. F. (Org.).
História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1998 (adaptado).
O fragmento do discurso dirigido ao parlamentar do Império refere-se às mudanças então em curso no campo brasileiro, que confrontaram o Estado e a elite agrária em torno do objetivo de